Nike, Cocoon e a coragem de apoiar o que acredita

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Sexta à noite, trocando os canais em busca de um bom filme, eis que aparece Cocoon. Resolvemos assistir. Não sei se já tinha visto ou não lembrava, mas até que é um bom filme.

Porém, o que me chamou atenção não foi o roteiro, nem a direção, tampouco os (d)efeitos especiais. Me chamou atenção um simples merchandising – ou tie in, como preferir.

A ação, ao contrário do filme, não é nada d’outro mundo: apenas um menino aparece com a camisa da marca.

Lembrei dos CEOs, diretores, gerentes e estagiários de marketing que sonham e pedem para ser/seguir a Nike ou a Apple. Querem fazer igual mas não topam experimentar o novo, ir por um caminho ainda virgem.

E essas grandes marcas são baseadas nisso. Elas cresceram assim.

A Nike é o que é, hoje, por acreditar num filme maluco igual ao Cocoon, em plena década de 1980. Aliás, isso me lembra o Luli Radfaher falando sobre Ayrton Senna:

“Ele é alguém que acreditou no Brasil quando ninguém acreditava no Brasil.

Um cara praticamente internacional, que nunca tinha vivido direito aqui, terminava de ganhar uma corrida, pegava a bandeira e saia com a bandeira do Brasil em volta, ele mostrava pra um país inteiro que não acreditava no próprio país, que dava – e que se devia – acreditar no próprio país que era o único jeito de sair do buraco.

Hoje, é fácil acreditar no Brasil. Na época dele, com a importância que ele tinha, acreditar no país era glorioso. E, pra mim, isso é que torna ele um herói.”

Pode parecer exagerado mas, de certa maneira, isso é a relação Nike – propaganda. Em Cocoon, muito mais do que uma ação de merchandising, a Nike agiu com algo que sobra por lá mas falta – e muito – por aqui: coragem. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Guilherme Nunes é diretor de arte na Babel e mantém o blog Subdomínio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Guilherme,

    No filme Goonies, uma das crianças (não me lembro qual, mas acho que era o japinha) aparece com o tenis da Nike!
    Foi uma coisa sutil, mas que se me fez perceber, porque não outras pessoas também o fizeram?
    Nike já existe há muito tempo, mas só a pouco tempo foi percebida por nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *