Ninguém vai para frente sem absorver tecnologia

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Há uma ampla consciência entre os especialistas de que a capacidade de absorver Tecnologia da Informação demonstrada por uma sociedade ou organização é um indicador seguro de competitividade no mercado.

Importante livro de Amar Bhidé, da Universidade de Columbia (Venturesome Consumption, Innovation and Globalization), mostra como diferentes sociedades/organizações têm capacidades de absorção de TI distintas.

As que apresentam maior capacidade são as que contam com pessoas dispostas a apostar no uso da tecnologia para resolver seus problemas.

Os Estados Unidos, por exemplo, demonstram a maior capacidade dentre todas as sociedades de absorver TI, no que são seguidos de perto pelos Tigres Asiáticos. Não é por acaso que esses países estão entre as sociedades mais competitivas do mundo.

Que fique claro que a capacidade de absorver TI nada tem a ver com a riqueza da sociedade ou organização.

A Índia é um país pobre, mas vem absorvendo TI em ritmo acelerado durante a última década. Hoje ela já exporta cinco vezes mais softwares e serviços de TI (em valor) do que o Brasil, por exemplo, que é um país bem mais rico.

Alguns setores do mercado brasileiro ? por exemplo, os bancos ? têm procurado absorver o que há de mais moderno em TI e colhem frutos. Mas, infelizmente, os bancos são exceções.

A postura mais freqüente das empresas brasileiras é adiar investimentos e continuar usando tecnologias obsoletas, mas que ?quebram o galho?. É o nosso famoso jeitinho brasileiro.

Vejamos um caso concreto. O BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócios) é uma tecnologia que permite às empresas lidar de forma eficiente com seus processos de negócios, especialmente os que fazem uso intensivo de documentos (formulários, etc).

Com o BPM são obtidas: economia da mão-de-obra, mais agilidade operacional e melhoria da qualidade.

O BPM engloba tecnologias como workflow, gerenciamento eletrônico de documentos, processamento de formulários eletrônicos e assinatura digital, dentre outras e, com elas, os processos de negócio tornam-se digitais, eliminado quase totalmente o papel.

Inúmeros casos em bancos, operadoras de planos de saúde, seguradoras, indústrias e serviços comprovam a vantagem dessa tecnologia.

Estudos recentes, contudo, mostram que somente 10% das empresas brasileiras que teriam condições, e também necessidade de usar o BPM, já o utilizam ? contra pelo menos 50% nos países desenvolvidos. Ou seja, 90% dessas organizações continuam com padrão habitual das operações, sem perceber a revolução que ocorre à sua volta.

O tão desejado crescimento do Brasil, sem dúvida, depende de medidas macroeconômicas, como redução de juros e impostos. Mas, também depende de empresas que resolvam sair da inércia e investir em tecnologias já disponíveis e testadas.

Sem isto, fica cada vez mais difícil para o Brasil competir nos mercados mundiais. [Webinsider]

<strong>Vinícius Freire Moura</strong> é diretor superintendente da Image Pro.

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3 respostas

  1. Otimo artigo, mas os gerentes de Ti devem ter muito cuidado quando se tratar estar sempre correndo atras de tecnologia, um paradigma, cada caso e um caso e deve ser estudado dentro das empresas. A cultura das empresas e que investimento e custo, creio que a solução e mair importante que a tecnologia.

  2. Que tal colocar mais links nos seus artigos? Nem sempre uma busca no Google por BPM pode me trazer links mais interessantes do que alguém com seu conhecimento poderia indicar.

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