Novo instituto pretende promover mercado de afiliação no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A indústria do marketing de afiliação acaba de ganhar um importante reforço para a promoção da educação, pesquisa e desenvolvimento. Em franco crescimento e somando ano após ano um número cada vez maior de empreendedores digitais, os programas de afiliados passam a contar com o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados – IBMAfiliados.

Uma entidade sem fins lucrativos, que chega com a missão de oferecer treinamentos presenciais e a distância, criar um calendário de eventos de aprimoramento profissional, proporcionar mais oportunidades de networking entre os profissionais, gerar conteúdo, pesquisa e, estrategicamente, aproximar os três principais atores deste segmento: afiliados, anunciantes e plataformas.

Ainda pouco conhecido do público em geral e de alguns setores de economia formal, o marketing de afiliação é uma nova forma de rentabilizar projetos na internet por meio de parceiros especializados, que permite às empresas e anunciantes encontrarem milhares de empreendedores digitais interessados em promover os seus produtos em troca de comissão.

Já estava na hora de criar uma entidade que pudesse concentrar todos os stakeholders do segmento para representar este setor que é responsável por movimentar mais de R$ 35 milhões por ano. Só em 2013, nove milhões de novos consumidores aderiram às compras online e fizeram a modalidade crescer quase 30% no Brasil

A ascensão deste mercado vem atraindo empresas e investidores estrangeiros. Há menos de dois meses, uma notícia reforçou este potencial: o lançamento do programa de afiliados da Amazon em solo brasileiro. A norte-americana, muito aguardada pelos empreendedores digitais, além de pioneira, detém a maior loja de e-commerce do mundo.

Outro exemplo é a plataforma alemã Zanox, a maior rede de marketing de performance da Europa, com mais de 4 mil anunciantes. E não poderia deixar de citar o Google, claro, no País há 10 anos, é um gigante de presença consolidada e dominante na propaganda online e no marketing de afiliação.

O primeiro e grande desafio do IBMAfiliados será traçar o perfil do empreendedor digital brasileiro. Esta será a primeira pesquisa sobre empreendedores digitais, encabeçada por especialistas e feita em benefício do setor. Os resultados irão nortear o plano de ações do Instituto para 2015.

A pesquisa já foi iniciada e cerca de mil profissionais serão entrevistados. Os resultados serão apresentados, em primeira mão, no Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação, evento criado e promovido pelo Instituto, que acontece de 29 a 31 de maio, em São Paulo (SP). Esta é mais uma oportunidade para mostrarmos o grande potencial deste mercado. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Rafael Rez (@rafaelroliveira) é fundador da Nova Escola de Marketing e professor em mais de oito pós e MBAs de marketing digital.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *