O comprador interessado diante de ofertas que deseja

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Então finalmente chegam as férias e você está sonhando em ir para uma ensolarada ilha paradisíaca perdida no meio do Oceano Pacífico. Não é difícil de imaginar, né? Bastam alguns cliques e digitar umas poucas palavras-chave para encontrar diversas páginas na internet com comparativos de preços de voos e fotos de pousadas e paisagens espetaculares.

Porém, a compra das passagens aéreas nem a reserva no hotel ainda foram concluidas. Sua única vontade, por enquanto, é explorar as opções disponíveis. Acredito que o o planejamento seja uma das etapas mais prazerosas antes da viagem. E, durante o processo, você se surpreende quando abre outras página na web: de repente, começam a pipocar anúncios apresentando ofertas promocionais sobre os destinos que tinha em mente. Então não dá para esperar mais. As ofertas são extremamente tentadoras. Você não resiste e faz a reserva para aquele bangalô cinematográfico!

Pois bem, pode até não parecer real, mas já é perfeitamente possível entregar com precisão a oferta que o consumidor procura. Mas como isso é possível? Para responder essa questão temos que pensar na utilização de uma tecnologia adequada de otimização de dados.

Um exemplo ilustra muito bem essa realidade. Há alguns meses a Zuji, uma agência de turismo que opera no Oriente e na Austrália, utilizou a ferramenta de otimização de dados da MediaMind. (Nota do editor: o autor é diretor da Media Mind)

A agência aproveitou a tecnologia para se comunicar da maneira mais personalizada possivel, baseando sua estratégia nas preferências e interesses dos internautas. Quando um usuário pesquisava informações sobre um determinado destino turístico, a Zuji compreendia o nível de intenção de compra e respondia de forma relevante, enviando a mensagem de acordo com a o interesse do usuário.

Oferecer conteúdos dinâmicos de qualidade deve fazer parte das metas para enriquecer a comunicação através da otimização de dados. Em um mercado saturado de impactos, é possível entender perfeitamente por que muitos anunciantes começam a optar pela otimização de dados para entregar mensagens com conteúdos relevantes.

A otimização de dados permite aos anunciantes comunicarem-se a la carte, abrindo um canal direto de comunicação com a flexibilidade necessária para atualizar diversas variáveis em tempo real de um anúncio, como produto, preços, imagens fixas e vídeos, sons, idiomas, entre outras.

Algoritmos sofisticados

Com a identificação precisa dos consumidores na web, os anunciantes conseguem desenvolver algoritmos sofisticados capazes de incorporar informações sobre conversões, cliques, interações ou comportamento em tempo real. Isso permite determinar quem responde melhor a qual anúncio e qual é sua localização. Por essa razão, é possível servir a la carte as versões mais adequadas de acordo com o interesse de cada usuário.

Os anunciantes que utilizam a otimização de dados melhoram a relevância do anúncio, reduzem custos e adaptam suas campanhas globais aos mercados locais. Da mesma forma, podem por em funcionamento iniciativas baseadas em uma segmentação por comportamento, contexto e localização geográfica.

As tecnologias de otimização de dados distanciam a comunicação digital cada vez mais da antiga estratégia publicitária do spray and pray (disperse e reze), resultando mais atrativa para anunciantes e consumidores. Por fim, comunicar-se com o consumidor adequado, entregando a mensagem adequada é um comum objetivo para qualquer marca que pode contar com soluções tecnológicas reais. [Webinsider]

Leia também: Estamos alimentando bancos de dados valiosos
A grande oportunidade para a web esta década

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Pedro Travesedo dirige a MediaMind na Espanha.

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