O currículo ideal para o analista de mídias sociais

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O currículo ideal para um gerente de mídias sociais ou analista de mídias sociais é um assunto que volta e meia surge durante os cursos que ministramos e cada vez mais essa formação fica em destaque na hora de efetuar contratações.

Infelizmente muita gente que pretende assumir uma dessas funções peca justamente na hora de fazer um planejamento da sua carreira.

O currículo do profissional de mídias sociais é extenso e não se consolida em uma ou duas semanas. É um trabalho de construção a médio e longo prazo e que vai sendo aperfeiçoado e atualizado quase que a cada dia.

A recompensa por um bom currículo são bons salários e um mercado ávido por profissionais nessa área como podemos comprovar em nosso Mural de Vagas. O currículo ideal para um analista de mídias sociais ou gerente de mídias sociais não é nada de misterioso. É simplesmente uma coletânea de conhecimentos técnicos necessários ao desempenho da função.

Principais pontos do currículo do analista de mídias sociais

Uma boa formação acadêmica. É a pedra fundamental de qualquer profissional. Um gerente de mídias sociais geralmente vem das áreas de Publicidade, Marketing ou Relações Públicas e se essa formação se dá em uma boa instituição de ensino isso já é um grande diferencial.

Os cursos de especialização também são decisivos na hora da escolha, já que sabemos que as universidades não incluem as principais matérias do mundo do marketing online em suas grades.

A participação em cursos bem estruturados e com tradição no segmento também conta como diferencial no momento de seleção.

Dominar a língua inglesa. Isso é fundamental para quem deseja atuar na área das mídias sociais tendo em vista que o conteúdo mais recente sobre o assunto é sempre publicado lá fora. Além do mais, participar de web seminários que são promovidos no exterior é uma boa estratégia para se manter atualizado e discutir ideias. Eu mesmo faço isso pelo menos duas vezes por semana.

Um gerente de mídias sociais deve estar atento a novas mídias e posicionamentos do mercado e para isso nada melhor que estar sempre se atualizando com a experiência de outros profissionais da área.

Conhecer profundamente o Google Analytics. Essa é uma outra coisa que realmente me agrada quando vejo um currículo, seja para analista ou gerente de mídias sociais ou qualquer outra área do marketing digital.

Hoje em dia não se consegue imaginar uma campanha de marketing online que não seja minuciosamente monitorada. O gerente de mídias sociais precisa conhecer em detalhes os fundamentos da web análise para poder identificar quais métricas devem ser aplicadas a que tipo de campanha. O erro na escolha de métricas é fatal para qualquer análise.

Bons conhecimentos de SEO. Essa é uma expertise acessória, mas que eu simplesmente adoro ver em um currículo. Se tem uma turma que adora quando uma empresa resolve finalmente atuar nas mídias sociais é o pessoal de SEO.

Quando se faz uma ação planejada em mídias sociais, a estratégia de otimização para ferramentas de busca sai fortalecida, porque a criação de links nas mídias sociais é de grande valia na estratégia de link building e a tendência é de se tornar cada vez mais relevante. O Google +1 é uma evidência disso.

Bons perfis nas redes sociais. Como eu havia comentado em um artigo anterior sobre a formação do gerente de mídias sociais, o candidato ao cargo deve ser heavy user dessas ferramentas.

Conhecer em profundidade ferramentas como WordPress, Twitter e Facebook é essencial para qualquer pessoas que pretende gerenciar ações nas mídias sociais, sejam elas de branding, relacionamento ou marketing de produtos e serviços. Por isso, ter um bom perfil nessas mídias é essencial, uma vez que já mostra o seu trabalho na esfera do marketing pessoal.

O aspecto pessoal na escolha do analista de mídias sociais

O analista de mídias sociais é antes de tudo um conciliador. Ele tenta adequar as demandas da empresa às demandas do público. Por isso essa é uma das habilidades que as empresas buscam quando escolhem um candidato para o cargo. O equilíbrio e capacidade de interagir de forma rápida e objetiva com os usuários é certamente um diferencial para o candidato a vaga de analista de mídias sociais, já que a função exige por vezes rapidez nas decisões e muito tato, principalmente durante a administração de crises.

Pois bem pessoal, as dicas para o currículo de um analista de mídias sociais estão aí e espero ver muitos currículos como esses na hora de fazer ou atuar na consultoria de processos seletivos. Vamos então colocar a mão na massa? [Webinsider]
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Alberto Valle é consultor e instrutor de e-commerce e marketing digital da equipe do Curso de E-Commerce. Mantém o blog e o Twitter @CursoDeEcommerc.

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5 respostas

  1. Olá Natalie

    Achei interessantes suas ponderações, com excessão de uma, não ser obrigatório um profundo conhecimento de web análise. Não consigo ver um analista ou gerente de mídias sociais que não tenha um conhecimentos profundos dessa ferramenta. Já vi muitas ações muito bem estrutiradas se perderem justamente por questões como errp de tagueamento por exemplo. Outra situação bem comum é a do resultado se perder entre as diversas métricas por desconhecimento de questões técnicas de monitoramento.

    Em processos seletivos, seja para a área de mídias sociais ou marketing digital, sempre coloco esse ponto como fundamental.

    Um grande abraço

    Alberto Valle
    Curso de E-Commerce
    http://www.cursodeecommerce.com.br

  2. É, temos de tomar bastante cuidado com certas afirmações para não estereotipar o mercado e as necessidades de um profissional, levando gestores mais desavisados a seguir à risca caminhos descritos em um artigo, sendo que tudo é muito subjetivo, depende de uma série de qualidades. O ideal é conhecer bem o profissional, sua bagagem ou potencial, e acima de tudo, dar oportunidades para que os talentos se desenvolvam e mostrem seus trabalhos efetivamente.
    Para esses profissionais, o interesse pela multidisciplinaridade deve ser constante.

    Newton Alexandria – @DrConteudo

  3. Comentei todos os tópicos do texto conforme o que vivencio e tenho visto:

    Uma boa formação acadêmica – a formação do profissional de SM é uma incógnita. O profissional deve dominar o conhecimento em Mkt, Comunicação, Direito, T.I. e por aí vai… Dependendo da empresa, é possível ter qualquer outra formação, pois os demais departamentos da empresa suprirão as necessidades do trabalho. Conheço muitos profissionais da área que mal se formaram e são excelentes, e muitos outros que possuem cursos no exterior, mas que eu não disponibilizaria a minha extinta conta no Orkut para ser admn pelos mesmos.

    A questão da formação nessa área em específico não é tão importante quanto a experiência e compromisso com o trabalho. Somos profissionais on e offline 24h por dia e a todo instante surgem novidades e novos comportamentos. Estar atento a tudo e a todos e saber apropriar todas as novidades ao trabalho é a chave.

    Dominar a língua inglesa – com certeza.

    Conhecer profundamente o Google Analytics e SEO. – O dept. de marketing e produto pode ter o conhecimento aprofundado e fazer o alinhamento com o profissional de SM. É claro que quanto mais conhecimento das ferramentas de trabalho, tanto melhor para o desempenho da função, mas não é essencial. O conhecimento de SEO está mais atrelado ao dept. de TI do que o de mkt propriamente. Por isso que muitas competências são melhor exploradas quando adequadas ao departamento correlato. É possível trabalhar em conjunto com outros departamentos e extrair o melhor de todos eles em benefício da ação ou do trabalho como um todo.

    Bons perfis nas redes sociais – Aqui mora o maior problema de todos. Você tem redes sociais para uso pessoal e é feliz com isso? Deixaria de postar o que diverte os seus amigos em função do trabalho? Qual é o limite entre o que é bom para você e o que é bom para as empresas? Mesmo com os filtros, grupos e configurações de privacidade de todos os tipos, uma coisa é certa – não se pode perder o respeito a individualidade e a criatividade de cada um. A minha dúvida é: tenho 1681 amigos no Facebook, mas quantos profissionais achariam o meu perfil “bom” para o trabalho, a vaga, a empresa, enfim…?

    Na minha sincera opinião o que faz um bom CV de um profissional de SM é a experiência na área e a vontade constante de aprender e aprimorar suas habilidades. =)

  4. Pingback: FábioHenriqueSc | Blog | O currículo ideal para o analista de mídias sociais | Fabio Henrique

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