O freguês tem razão. Mas quem é o freguês?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Dúvidas freqüentes durante o planejamento de um site: “Tecnologia de ponta ou convencional?”, “Usabilidade ou novas experiências de navegação?”, “Layout ultra–moderno ou conservador?”.

De um lado está o cliente, buscando inspiração no concorrente ou querendo realizar o sonho de ter um site todo feito em Flash pra mostrar aos amigos. Do outro lado está a equipe de criação, louca por novas experiências e querendo convencer que um site com navegação horizontal pode ser uma grande jogada. E agora, quem define o rumo do projeto? Resposta simples: o público alvo.

Assim como o comercial na TV e o anúncio na revista, o site também deve ser feito para um grupo de pessoas (tudo bem, podem ser milhões de pessoas), cujo perfil irá definir muitas das questões que compõe o projeto.

Por exemplo, se o interesse é atingir pessoas jovens, interessadíssimas em tecnologia, internet e games, você pode abusar de animações, imagens, vídeos, menus inusitados, entre outras inovações. Afinal seu público está sempre em busca de novidades, desafios e provavelmente já dispõe de acesso banda larga.

Em contrapartida, se o objetivo é criar um portal sobre saúde e qualidade de vida, é preciso saber que entre os visitantes estarão profissionais ligados a área biológica (que não fazem idéia do que são plugins, bytes e downloads) e representantes da terceira idade, que talvez estejam vivendo sua primeira experiência online.

Definido o público as próximas etapas ficam mais simples: crie uma interface amigável e ofereça ao visitante novas experiências tecnológicas, visuais e comunicativas, mas em certos casos de forma lenta e gradual, para não assustar.

Criar um site é como abrir um restaurante. A decoração, a fachada, a sinalização, o cardápio, o atendimento, tudo tem que estar de acordo com o freguês, pra que ele se sinta em casa e volte sempre. [Webinsider]

<strong>Mary Vonni</strong> (mary@webcomdesign.com.br) é designer pós-graduada em comunicação, atua na <strong><a href="http://www.webcomdesign.com.br/" rel="externo">Web com Design</a></strong> e leciona design gráfico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *