O mailing bom e o ruim no e-mail marketing

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Campanhas de e-mail marketing são uma forte oportunidade para uma empresa aumentar vendas, comunicar suas novidades com seu público, oferecer conteúdo de qualidade e fazer pesquisas online. Mas muitas empresas não sabem aproveitar essa ferramenta: pensam e focam somente na quantidade de disparos realizados.

Se o que valesse mesmo fosse a quantidade de envios, independente da procedência da lista ou, até mesmo, do público receptor da informação, seria muito fácil. Se assim fosse, uma empresa poderia comprar uma mega lista, dessas oferecidas para venda na internet, e ganhar muito dinheiro. Mas as coisas não são tão simples assim.

Uma campanha de e-mail marketing bem sucedida deve atingir o público que deseja consumir a informação contida na mensagem.

É pouco efetivo oferecer, por exemplo, um curso online voltado ao profissional da saúde para um contador ou divulgar uma notícia exclusiva para educadores à algum aluno.

As mailings devem ser bem organizadas, com e-mails existentes e fidedignos, caso contrário, o investimento, financeiro ou de tempo, não compensará e o resultado será insignificante. Pode também prejudicar a reputação de um negócio.

São várias as formas de enviar uma campanha de e-mail marketing: por maling próprios, de terceiros e comprado. Assim, antes de escrever este artigo fiz alguns testes de envios por diversas listas e deixo uma breve análise de cada uma, suas vantagens e desvantagens:

Mailing de terceiros

Mailing de terceiros é quando se compra disparos de e-mails para listas de associações, conselhos de classe, sindicatos, editoras, etc. Enfim, você não tem posse dos contatos e normalmente paga pelos envios.

Essa forma de envio pode dar um bom retorno se a empresa contratada for séria e atualizar constantemente a sua lista. Mas é bom fazer uma análise do custo benefício, da empresa e do retorno que o envio poderá proporcionar para o negócio. Dependendo do nicho e do serviço contratado, pode-se encontrar bons preços e obter resultados positivos.

Vantagens:

  • O e-mail terá a “assinatura” da empresa contratada: é como se a empresa ou blog endossasse o produto;
  • O resultado é imediato;
  • Investimento baixo (dependendo do nicho e da empresa contratada);
  • Não é necessário estrutura para realizar os envios, pois tudo é feito pela empresa contratada;
  • Normalmente essas empresas pedem permissão para envios de materiais de parceiros – opt-in.

Dica: é interessante solicitar o relatório para a empresa contratada com o resultado dos envios.

Desvantagens:

  • O resultado é apenas de curto prazo;
  • A mailing da empresa pode estar desatualizada;
  • Algumas empresas cobram um valor alto por envio de campanha.

Mailing comprado

Essa é a pior forma de enviar as campanhas de e-mail marketing.

As listas compradas são pouco confiáveis. Quem adquire essa lista poderá usá-la como achar melhor e por tempo indeterminado, mas os donos dos dados não sabem da existência da empresa que adquiriu seu contato.

Envios de e-mails para essas listas são considerados spam, pois não foram solicitados ou autorizados, independente de quem enviar.

Vantagens:

  • Há uma “aparente” vantagem devido ao preço baixo e a facilidade de acesso às listas, mas isso é puramente ilusão.

Desvantagens:

  • O retorno é baixíssimo;
  • A taxa de abertura e de cliques é muito baixa;
  • Se a lista é vendida, qualquer um pode comprar, logo, aqueles contatos receberão diversos e-mails não solicitados e o seu será apenas mais um;
  • As listas podem estar totalmente desatualizadas, com contatos inexistentes e informações não confiáveis;
  • Esses contatos não solicitaram o envio de e-mails da empresa que comprou a lista (opt-in);
  • O IP e o domínio da empresa podem ser prejudicados, pois os e-mails poderão ser denunciados e ir parar na lista negra. Isso pode prejudicar as próximas campanhas.

Mailing próprio

Essa é a melhor opção para envios de e-mail marketing, pois é uma lista construída pela própria empresa. Assim, permite organizar os contatos de forma segmentada e aumenta a possibilidade de conversão. Com um mailing próprio a chance de se ter um resultado bom é bem maior em relação às outras alternativas.

Para aumentar o interesse da pessoa em fazer parte de uma lista, é preciso oferecer conteúdo relevante. Bônus como e-books gratuitos, demonstrativos de softwares, pequenos cursos e promoções exclusivas são algumas das formas de cativar o usuário. É preciso formar um relacionamento de confiança.

Vantagens:

  • Boa taxa de abertura e de clique;
  • Campanhas apresentam um bom desempenho;
  • Resultado em médio e longo prazo;
  • Permite a segmentação dos envios por preferências do público.

Desvantagens:

  • É necessário tempo para se ter uma boa lista ou um alto investimento para atrair pessoas para participar da sua base de contatos.

Conclusão

No e-mail marketing a informação oferecida deve gerar interesse no público receptor. Por isso é de suma importância ter o aval das pessoas que irão receber seus e-mails (opt-in), ou, pelo menos, ter tido um contato prévio com os possíveis assinantes. Outro ponto importante é a organização das listas de contato para atingir o público certo com a mensagem adequada. [Webinsider]

Ricardo Euclydes Nazar (@venderon10) é gerente de marketing e vendas de uma empresa de TI e mantém o blog Marketing Digital | Vendas Online.

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Uma resposta

  1. Valeu pela dica, ha algum tempo optei pelo mailing próprio, por estar fazendo campanhas para público específico. Em parceria com o um portal de imoveis, é onde fazemos nossa base de contatos…

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