O medo de viver, decepcionar e não chegar até o fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

medo_de_viver

Medo do escuro, medo de perder quem você ama, medo de sofrer um acidente, medo da comida ficar salgada, medo do novo.

O ser humano em sua essência tem medo de tudo, desde uma microscópica bactéria, até uma devastadora chuva de meteoros. O que define uma pessoa como destemida é simplesmente a forma com que ela lida com seus medos.

O medo mantém grande parte da população mundial viva, a igreja está aí pra provar isso. Durante um dia normal tomamos milhares de decisões e geralmente optamos pelas menos arriscadas. O fato de alguém saltar de paraquedas não é sinônimo de coragem, mas sim de autocontrole. Ser capaz de transpor os limites que o medo impõe talvez seja a característica mais útil que você pode desenvolver ao longo da sua vida.

Medo de não ter controle

O medo é sem dúvidas um precursor de grandes realizações. Não ficamos com medo de usar uma calça preta com uma blusa preta já que não existe o risco de causar um grande estardalhaço com essa combinação. Por outro lado, se você decide que vai palestrar para 15 mil pessoas usando um pijama, muita coisa pode acontecer. E você não terá o menor controle sobre isso. É muita prepotência achar que temos total controle sobre algo, somos apenas minúsculas partículas em um cosmos infinito.

Medo de não chegar até o final

Nós apenas nos engajamos em algo quando temos um mínimo de certeza de que conseguiremos concluir com êxito. Nem sempre isso é possível, principalmente quando encaramos grandes decisões. A única certeza que podemos ter é que se não fizermos, as chances de concluir serão nulas.

Medo de decepcionar

Todos vivemos com o objetivo de impressionar ou satisfazer alguém e quando isso não acontece, nos frustramos. Algumas pessoas realmente tem certas expectativas sobre nós, mas até o momento em que esse post foi publicado, não existe nenhuma forma de saber o que as pessoas esperam da gente.

Não somos o centro das atenções para pessoas ao nosso redor, cada uma tem sua própria vida, seus próprios problemas. Quem é realmente comprometido com uma causa (trabalho, família, bem-estar) geralmente está muito focado em seu próprio êxito e não tem tempo para reparar o novo celular de dois mil reais que você comprou. Ninguém está dando um check no seu script de sucesso da vida. Desencana!

Medo de colocar tudo a perder

Enxergamos grandes mudanças como fortes candidatas a destruir nossas vidas e desistimos de seguir adiante. Quando decidimos ir contra a corrente enfrentando os medos nossas vidas são realmente destruídas, e no lugar delas nasce algo totalmente novo. Qual o sentido em viver apenas uma vida se podemos viver várias?

Da próxima vez que você estiver prestes a saltar de paraquedas e começar a pensar nas coisas ruins que podem acontecer, feche os olhos e pule! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Madsen Lima (@madsenlima) é digital strategist na Hanse Ventures, uma incubadora de startups em Hamburg, Alemanha, e mantém o Twenty Weeks.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *