Santo de casa faz milagres, sim. E quando se trata de empresários brasileiros, existem muitos exemplos inspiradores, nos mais diferentes segmentos

Empresários Brasileiros

São lições de criatividade, superação, coragem, determinação, persistência, foco… Enfim, esses empresários brasileiros de sucesso dão um show de competência, vencendo barreiras e se destacando no mundo dos negócios de maneira extraordinária.

Nesse post, vamos apresentar alguns desses empresários brasileiros altamente inspiradores. Então, fique com a gente, porque analisar a trajetória de cada um é uma valiosa oportunidade de aprendizado.

Características de empreendedores de sucesso

Empresários Brasileiros

As habilidades de empreendedorismo podem ser aprendidas e muita gente faz isso. Alguns se debruçam nos livros e esmiúçam a história dos empresários de sucesso. Outros têm esse dom correndo nas veias.

Mas uma coisa todos eles têm em comum: chegaram ao topo com muito trabalho. Afinal, não existe recompensa sem esforço. E eles têm outras características semelhantes:

  • Paixão: amam o que fazem e deixam isso claro para todo mundo.
  • Visão: sabem onde querem chegar e como chegarão ao destino.
  • Atitude: não param no sonho e partem para a ação.
  • Coragem: assumem riscos, porque acreditam na ideia.
  • Foco: não desviam a atenção para o que planejaram.
  • Autoconfiança: não se intimidam com o que os outros pensam sobre eles.
  • Antecipação: não ficam esperando o sucesso cair de paraquedas. Eles fazem acontecer.
  • Persistência: alguma coisa deu errado? Desistência não existe no vocabulário deles.
  • Solução: sempre acham um jeito de contornar os problemas.
  • Oportunidade: situações favoráveis brilham aos olhos dos empreendedores e eles não perdem a chance aproveitá-las a seu favor.
  • Leitura: gostam de ler e de continuar aprendendo sempre.

10 empresários brasileiros que chegaram ao topo

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira

O trio começou a trajetória de sucesso com uma corretora de valores, no Rio de Janeiro, que mais tarde gerou a criação do Banco Garantia. Depois, os empresários brasileiros compraram as Lojas Americanas e, na sequência, a Brahma e Antarctica, fundando a Ambev. Segundo a Forbes, Lemann era o brasileiro mais rico em 2017. Ele tinha um patrimônio de US$ 26,8 bilhões, ocupando os 22o lugar no ranking mundial, e o segredo do sucesso está na “ambição sem limites”. Lemann costuma dizer que “sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”.  A fantástica história desse trio foi transformada em livro – Sonho Grande, de Cristiane Correa.

Sonho Grande

Abílio Diniz – Pão de Açúcar

Abílio Diniz teve uma trajetória marcada por altos e baixos. Ele assumiu o setor de vendas na empresa da família, ainda jovem, aos 20 anos de idade. Em 1959, inaugurou seu primeiro empreendimento: um supermercado. No entanto, Diniz sempre deu a volta por cima e expandiu os negócios, uma atitude que fez dele um exemplo de como enfrentar situações de crise. Atuou na Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar, Extra e Assaí) e BRF, além do Ponto Frio e Casas Bahia. Em 2014, com a Península, empresa de investimentos da família, adquiriu participação acionária no Carrefour Brasil e, no ano seguinte, comprou ações do segmento internacional, o Carrefour S.A, tornando-se assim, o terceiro maior acionista mundial do grupo. Seu patrimônio líquido em 2017 era de US$ 2,9 bilhões.  

Antonio Luiz Seabra –  Natura

A habilidade administrativa desse empresário brasileiro transformou um pequeno negócio em uma das 50 marcas de cosméticos mais valiosas do mundo. A empresa começou com vendas diretas, inspirada pela Avon. Hoje, conta com cerca de 1,4 milhão de vendedores, a maioria mulheres, que vendem os produtos Natura de porta-a-porta, no Brasil inteiro e outros seis países da América Latina e França. Seabra é co-presidente do conselho da Natura e proprietário da Bresco, uma operação brasileira de locação de imóveis para armazéns, escritórios e hotéis. Seabra figura na lista dos brasileiros mais ricos, com uma fortuna de 1,2 bilhão de dólares, segundo a Forbes.

Alexandre Costa – Cacau Show

De vendedor de chocolate de porta em porta a um empreendedor de sucesso. Ainda jovem, ele colocava os chocolates no banco de trás do carro e partia atrás dos clientes. Um dia, aceitou uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas cada. Essa transação foi o primeiro passo para mudar a sua vida. Isso, por causa de um detalhe: o fornecedor não produzia esse tamanho. Alexandre Costa decidiu levar a venda adiante mesmo assim. Assim, ele pegou 500 dólares emprestados com um tio, contratou uma funcionária e produziu os ovos por conta própria. Nascia, então, a Cacau Show. Em 2001, ele inaugurou a primeira loja. Alexandre Costa investiu na franquia e a rede Cacau Show não para de crescer. Um negócio que vale cerca de 3 bilhões de reais. Em 2017, era composta por 2,3 mil lojas em todo país e a marca se destaca entre as opções de franchising mais procuradas pelos brasileiros.  

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

Luíza Helena comanda uma das maiores redes de varejo do Brasil – o Magazine Luíza. São 21 mil empregados, em 862 unidades espalhadas por 16 estados brasileiros. Começou com a pequena loja “A Cristaleira”, no interior de São Paulo e a transformação teve o toque decisivo do espírito empreendedor de Luiza Helena, conhecida pela sua postura decisiva e a habilidade em lidar com crises. E pelas ideias inovadoras, também. Em 1999, ela levou o conceito de loja virtual para a internet, fazendo do Magazine Luiza um dos maiores representantes do e-commerce nacional. Destaque ainda para a mega Liquidação “Só Amanhã”, copiada por várias outras lojas.  Em 2017, a empresa Magazine Luíza cresceu 300% e teve lucro líquido de R$ 389 milhões, com total de venda no valor de 4,4 bilhões de reais.

Chieko Aoki – Blue Tree Hotels

A nossa “Dama da Hotelaria” está entre os empresários brasileiros de destaque. Presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, eleita pela Forbes a segunda executiva mais poderosa do Brasil, vem inspirando e enchendo de orgulho as mulheres empreendedoras pelo país afora. Foi incluída, também, na lista das 25 melhores CEOs do país. Aoki administra a rede há 20 anos, desde a sua fundação. São 23 hotéis, em 18 cidades, com cerca de 2.300 empregados. Antes de criar a própria empresa, Aoki trabalhou no segmento hoteleiro como diretora de marketing e vendas. Nesse templo, ela adquiriu experiência e conhecimento que a levaram ao cargo de presidente. Em 1997, Aoki decidiu criar a rede Blue Tree Hotels.

Gisele Bundchen – Modelo

Mais que um rosto bonito. Um modelo de empreendedorismo. Gisele Bundchen ganhou rios de dinheiro nas passarelas. Por oito vezes consecutivas, foi eleita pela revista Forbes a mais bem paga nesse segmento no mundo. Ela se destaca entre os empresários brasileiros que sabem muito bem como construir uma carreira consolidada. Além de fazer sucesso nas passarelas, criou uma marca própria que fatura mais de 40 milhões de dólares por ano. Sem considerar a grana que entra no bolso, proveniente das campanhas publicitárias. Essa máquina de dinheiro é movida pela paixão pelo que faz, aplicação no mercado e conhecimento que adquiriu ao longo da carreira.

Romero Rodrigues – Buscapé

A palavra impossível não faz parte do dicionário de Romero Rodrigues. Para o fundador do Buscapé, uma plataforma digital de comparação de preços e produtos, é preciso acreditar e enfrentar os obstáculos no meio do caminho. A ideia do empreendimento surgiu quando ele cursava a Faculdade de Engenharia da USP. Ele foi chamado de louco pelos colegas, porém, não desistiu. O crescimento do e-commerce e o boom da internet aproximaram a empresa do seu primeiro investidor, em 1999: a E-Platform. No ano seguinte, recebeu um investimento de 3 milhões de dólares das organizações Merrill Lynch e Unibanco. E a empresa não parou de crescer.

Essa lista de empresários brasileiros é maior. Existem muitos outros empreendedores brilhando e nos enchendo de orgulho.

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