O que é telemarketing? Ele ainda funciona?

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o que é telemarketing

O telemarketing está obsoleto? As opiniões caminham em direções contrárias. Alguns profissionais acreditam que os bons tempos dessa ferramenta ficaram pra trás. Um outro grupo ainda defende a eficácia do contato direto com o cliente como instrumento de venda. Então, além de entender o que é telemarketing é bom você avaliar se ele é de fato eficaz para seu negócio.

O que é telemarketing

o que é telemarketing

Telemarketing é uma ferramenta de vendas por telefone. É usada também para criar e fortalecer relacionamentos por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e os suportes – comuns, principalmente, nas empresas do setor tecnológico.

Por muitos anos, essa ferramenta cumpriu muito bem o seu papel no mix de marketing. No entanto, o despreparo dos atendentes de telemarketing e as ligações indiscriminadas, pra todo mundo, a qualquer hora, começaram a gerar rejeição entre os consumidores.

O resultado disso foi uma avalanche de críticas. Esse cenário, tem levado os governos a adotarem medidas legais para preservar os direitos e as informações pessoais dos clientes.

Assim, a tendência é que o conceito de “marketing de permissão” passe a permear cada vez mais o telemarketing, fazendo deste um caminho para maior lucratividade.

O ponto forte do telemarketing

Agora que você entendeu o que é telemarketing, saiba que muita gente apostou no fim dessa ferramenta com a entrada forte do Marketing Digital. Porém, o telemarketing sobreviveu e ainda vem sendo usado com sucesso por várias empresas.

O telemarketing oferece vantagens. No entanto, tem um ítem específico que é o seu grande diferencial: o contato pessoal com o consumidor.

Várias pessoas sentem-se mais seguras em fechar uma compra, quando podem conversar diretamente com alguém e tirar todas as dúvidas. E é para atender a essa necessidade do cliente que muitas empresas de vendas online (e-commerce) mantêm canais de televendas.

Dicas de como fazer telemarketing eficaz

Você já sabe o que é telemarketing. Agora, é hora de aprender como fazer essa ferramenta agregar valor ao seu negócio.

Seguem 3 dicas de como usar o telemarketing, além do suporte às vendas.

Foque no lead

o que é telemarketing

Um lead é um consumidor potencial que demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço, seja por meio de visita ao seu website, preenchimento de algum formulário, assinatura de newsletter etc.

Se você sabe que essa pessoa tem algum interesse no seu produto/serviço, por que não direcionar os esforços de telemarketing para ela? Nesses casos, as chances de sucesso numa abordagem por telefone são maiores.

Direcionar o trabalho de telemarketing para os leads segmentados ou qualificados pode aumentar a taxa de conversão em compras.

Invista nas promoções

o que é telemarketing

O telemarketing pode ser uma excelente ferramenta para levar o seu cliente a se interessar pelas promoções que sua empresa realiza anualmente – como uma grande liquidação ou descontos em datas comemorativas.

Se você ligar para o seu cliente, informando-o em primeira mão da promoção e das vantagens que ele terá, certamente o fará sentir especial. Afinal, ele foi lembrado e você teve o esforço de ligar e informá-lo pessoalmente. Ponto pra você.

Essa estratégia pode ser usada para comunicar novidades também. Mas cuidado para não exagerar na dose e cansar o seu cliente.

Use as pesquisas como relacionamento

Responder pesquisas é uma verdadeira chatice. Toma tempo do cliente e o aborrece. Mas você pode mudar isso. Que tal oferecer um brinde ou algum benefício para os participantes. Costuma funcionar.

Outra dica legal é aplicar a pesquisa como ferramenta de relacionamento também. Você não sabe como fazer isso? Simples, pergunte a ele se o produto foi entregue intacto e no prazo. Procure saber ainda se ele está satisfeito com o produto e como foi a experiência na loja.

Eu me lembro de uma situação com a minha seguradora de veículo. Estava viajando com meu filho e um motorista bêbado bateu na traseira do meu carro. Um grande estrago. Acionei o seguro, eles agiram rapidamente e dentro do que eu havia adquirido. Fiquei satisfeita com o atendimento.

No entanto, o que me surpreendeu mesmo – e de maneira muito positiva – foi um telefonema de alguém da seguradora. A empresa, informada de que meu filho estava no carro comigo, queria saber se ele estava passando bem, se ele não estava traumatizado etc… Não falou nada de carro ou oficina mecânica – apenas sobre meu filho. Minha reação foi: “uau”.

É claro que renovei o contrato e falo bem da seguradora pra Deus e o mundo.

Telemarketing de permissão

o que é telemarketing

Como já foi mencionado, quando se fala sobre o que é telemarketing, é preciso incluir o marketing de permissão como fator de sucesso. Essa é a tendência.

As empresas que buscam resultados positivos em seus esforços de venda e relacionamento não podem continuar ligando pra todo mundo e seguindo um roteiro único de abordagem. Tratar as pessoas assim é coisa do passado.

Nos dias atuais, o telemarketing deve ser direcionado para o público certo, com a mensagem certa. Você deve pegar a sua lista e segmentá-la de acordo com os interesses e necessidades do seu consumidor. Para isso, você precisa conhecê-lo.

Se você começar a ligar apenas para a sua base de clientes ou pessoas com as quais você desenvolve um relacionamento, sem abusar, os resultados do telemarketing serão mais positivos.

E se receber permissão delas para ligá-las, então sim, crescerá em muito a chance de se fechar uma venda. Isso porque, ao lhe dar permissão, a pessoa está emitindo-lhe a mensagem de que tem interesse no seu produto/serviço.

Incrementando as vendas

o que é telemarketing

Existem muitos livros excelentes direcionados para o setor de vendas e que podem ser seus grandes aliados. E além de entender o que é telemarketing , que tal ficar por dentro do que os empreendedores de sucesso vêm fazendo para atrair os clientes e vender mais que o concorrente.

Inspire-se no que vem dando certo! Boa leitura!

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