Onde o Twitter e a snack culture ajudam sua empresa

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Tenho recebido muitas indagações sobre a real utilidade do Twitter, que pode ser definido, à primeira vista, como uma rede social na qual pessoas e amigos descrevem ações e acompanham detalhes do cotidiano de desconhecidos.

O grande trunfo do Twitter é, aparentemente, esse: como em um verdadeiro Big Brother, os usuários matam sua curiosidade ao acompanhar a vida alheia. A tamanha popularidade deste tipo de ferramenta chamou, é claro, a atenção das empresas, especialmente das áreas de marketing, nas quais os profissionais têm muitas dúvidas sobre a amplitude do Twitter e como ele pode ser utilizado para conectar marcas e consumidores, agregando vantagens competitivas.

Confesso que, em um primeiro contato, considerei o Twitter bastante inútil. Afinal, o que uma ferramenta em que você fica o tempo todo respondendo a uma única pergunta – o que está fazendo? ? pode agregar às marcas? Enfim, qual a lógica de ler o que os outros estão fazendo e ficar o tempo todo postando o que você está fazendo?

Se o Twitter tivesse apenas esta simplicidade, seria uma cópia de outras redes sociais e ficaria, com certeza, restrito a adolescentes e determinados nichos. Porém, seu potencial é muito maior. Esta ferramenta, fundada em 2006, por uma empresa de São Francisco, nos Estados Unidos, quebrou paradigmas e tem como principal característica limitar as mensagens em até 140 caracteres. Esta restrição, em pouco tempo, concretizou definitivamente o sucesso do Twitter.

Ao limitar o tamanho dos posts, que inclusive podem ser enviados pelo celular, a ferramenta sai na frente dos blogs ? mais rápida e prática para postar mensagens ? e se adequa definitivamente a um fenômeno, descrito na capa da Wired de alguns meses atrás, como Snack Culture – o consumo de conteúdo cada vez mais rápido e superficial e baseado em um mundo cada vez mais digital.

Isso faz total sentido: o tempo de atenção que dispensamos para um assunto é cada vez menor e a tecnologia tem que se adequar. Os vídeos no YouTube, por exemplo, são limitados a dez minutos.

Ok! Mas, voltamos ao Twitter, uma alternativa interessante de mídia digital para os próximos anos. Como as empresas podem aproveitá-lo? Existem diversas formas, entre as quais vale destacar:

  • Pesquisar o que estão falando da sua marca ou do seu produto. Para isso, basta entrar no search.twitter.com;
  • Abrir um canal de comunicação e suporte aos seus consumidores, como fez a Comcast, maior operadora de TV da cabo dos EUA;
  • Divulgar conteúdos e informações em primeira mão para os consumidores que optarem por te seguir, como fez o canal Telecine;
  • Transmitir ofertas de produtos e promoções, como Amazon;
  • Prestar serviço, informando, por exemplo, cancelamento de vôos, como fez a Delta.

Estes são apenas alguns exemplos básicos de como o Twitter pode rapidamente ajudar a sua empresa a ganhar ainda mais popularidade e conquistar consumidores. Muitas já aderiram a esta tecnologia e estão, inclusive, substituindo blogs corporativos pelo Twitter. É a snack culture em ação com força total. E se você quer saber mais, me siga lá. [Webinsider]

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<strong>Marcelo Tripoli Morais</strong> (marcelo.tripoli@ithink.com.br) é presidente da agência de marketing digital <strong><a href="http://www.ithink.com.br" rel="externo">iThink</a></strong> e mantém o blog <strong><a href="http://www.ifound.com.br" rel="externo">iFound</a></strong>.

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6 respostas

  1. Fiz uma conta no Twitter e comecei a manipular. Minha intenção na verdade é encontrar formas alternativas de utiliza-lo em meu trabalho mas no geral me interesso muito por social media. Quem tiver dicas de onde encontrar publicações ou mais informações sobre este assunto me avisem:

    Twitter: @h2sland
    e-mail: h2s_mail@yaho.com.br

    Obrigada.

  2. Só espero que o Twitter não vire um Orkut lotado de pessoas que nada acrescentam. Uma boa maneira que achei em usá-lo foi na intranet da minha empresa, onde os funcionários postam as tarefas do dia a dia e os clientes podem acompanhar o desenvolvimento dos serviços.

  3. Obrigado pelo artigo, Marcelo

    Fazer o RSS de pesquisas personalizadas no google noticias e twittar por meio de RSS é o maior barato.

    Quem já participou de eventos com o livestream do twitter rodando, sabe que, quem não acompanha, participa só da metade de tudo.

    Também coloquei o blip pra rodar lá. Tá tudo misturado.

    Atrás do twitter só não vai quem nunca postou.

    Abraço.

  4. Definitivamente, o Twitter veio para ficar.

    Das 100 maiores empresas segundo a revista Fortune, 34 já utilizam a ferramenta.

    Abraço!

  5. Excelente post. Serviços como Twitter não podem ser julgados pelo que podem fazer por nós, mas sim pelo que podemos fazer por eles. É apenas uma ferramenta eficiente a qual os próprios usuários podem usar com relevância (inteligência) ou não.

    O acidente em NY do avião caindo no Rio Hudson foi noticiado pelo tweeter muito antes de estar em qualquer outro canal de TV ou site de notícias. Essa característica com certeza vai influenciar fortemente a web nos próximos.

    Luciano Ayres
    http://blog.lucianoayres.com.br

  6. Ao que tudo indica o Twitter caminha para se tornar a ferramenta de mídia social mais importante da web. É impressionante o quão engajados os usuários do site são, e a quantidade de seguidores que clicam em links recomendados pelos seguidos. No mês passado li um comentário no TechCrunch dizendo que CEOs de várias empresas nos EUA andam relatando que o Twitter já gera mais tráfego para elas do que os blogs.

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