Operações bancárias com mais segurança e conveniência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com os avanços dos dispositivos é possível ampliar a segurança e a conveniência dos caixas eletrônicos ao combinar tecnologia de leitura de impressões digitais com o uso de códigos de barra bidimensionais para autenticar operações.

Hoje, um cliente bancário pode facilmente baixar um aplicativo para seu smartphone e escanear o código de barras de uma conta a pagar, gerando um QR code (código de barras bidimensional) e comunicando a transação ao banco, num caixa eletrônico. Depois disso, basta o toque de um dedo para autorizar o pagamento através da biometria.

A solução, desenvolvida pela Itautec, garante segurança e comodidade aos usuários de caixas eletrônicos.

Essa extensão do uso dos sensores biométricos – que já vêm sendo largamente utilizados em operações realizadas nos caixas eletrônicos de grandes bancos brasileiros – vai ao encontro das novas demandas e expectativas do mercado e, em particular, permite que os clientes utilizem seus dispositivos inteligentes e os sensores biométricos para completar transações bancárias. Em uma era cada vez mais digital, um novo nível de segurança e conveniência é atingido quando se pode usar “o que se tem” (um smartphone, por exemplo) com “quem se é” (uma impressão digital).

Essa tecnologia de imagem multiespectral é única e emprega diversos comprimentos de ondas luminosas em conjunto com avançadas técnicas de polarização para obter características singulares da impressão digital. Isso permite à Lumidigm ampliar o uso dos sensores biométricos para rapidamente ler e transmitir um QR code, assim como uma impressão digital. Também demonstra como os códigos de barra bidimensionais podem ser usados para aumentar a segurança das operações bancárias, por exemplo, e também facilitar o dia a dia dos clientes, já que você está usando algo que costuma carregar consigo e não necessita mais memorizar senhas, números PIN, ou usar tokens para autenticar as transações financeiras.

Os códigos de barra bidimensionais vêm se tornando cada vez mais populares. Hoje eles aparecem em bilhetes de teatro, shows, eventos esportivos, na mídia impressa e digital. Criados inicialmente para identificar automóveis, os QR codes vêm sendo muito utilizados para autenticar operações bancárias nos caixas eletrônicos ou no internet banking.

Se hoje o dinheiro de plástico substituiu o dinheiro em papel, num futuro próximo a tecnologia de QR code poderá substituir os dois. Daí a importância de contar com uma solução bem integrada, com sensores que podem autenticar pessoas, dispositivos e códigos de barra para reduzir ao máximo a possibilidade de fraudes e falsificações.

Biometria cresce na América Latina

A América Latina está adotando rapidamente a tecnologia de impressão digital para oferecer acesso seguro, fácil e rápido aos caixas eletrônicos. A Itautec, que tem a décima maior base instalada de caixas eletrônicos no mundo todo e a terceira maior na América Latina, investe continuamente na pesquisa de soluções inovadoras e globais que fazem uso de biometria, leitura de QR codes e até mesmo de cartões que dispensam contato e outros dispositivos que oferecem mais conveniência aos clientes bancários, além de segurança e produtividade às instituições financeiras.

Do ponto de vista tecnológico, os sensores com imagem multiespectral representam um grande avanço. O empenho da Lumidigm se dá no sentido de continuar liderando o mercado com sua habilidade de proporcionar a leitura da impressão digital sob quaisquer circunstâncias. Hoje, qualquer dedo pode ser identificado: sujo, molhado, ressecado ou desgastado. Isso aumenta a segurança e a comodidade para os usuários. É tornar a tecnologia mais segura, prática e robusta para as transações bancárias no Brasil e no mundo. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Phil Scarfo é vice-presidente sênior de vendas e marketing mundial da Lumidigm.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *