Trabalhar em casa apresenta uma série de vantagens:

  • flexibilidade de horários,
  • possibilidade de estabelecer o próprio salário,
  • conforto e praticidade.

Mas tudo isso só funciona quando sua rotina está bem organizada. Para conciliar a vida pessoal e profissional, é importante estabelecer algumas regras e deixar tudo muito bem planejado.

Pensando nisso, separamos 9 dicas poderosas para que você consiga organizar sua rotina, otimizar o seu tempo para atingir mais resultados e ter sucesso profissional. São estratégias simples, mas que realmente ajudam no dia a dia.

  1. Estabeleça metas
  2. Planeje suas atividades
  3. Priorize as tarefas mais importantes
  4. Organize seu espaço de trabalho
  5. Use a técnica Pomodoro
  6. Agende seus compromissos com antecedência
  7. Tenha foco
  8. Entenda seus limites
  9. Descanse

Seja você um freelancer, um profissional autônomo ou dono do seu próprio negócio, está na hora de rever a sua rotina e se organizar. Acompanhe nossas dicas e comece a colocá-las em prática hoje mesmo.

1. Estabeleça metas

Um dos primeiros passos para a organização da rotina é a definição de metas.

O que elas representam? São objetivos a serem alcançados ao longo do tempo e que podem ser de curto, médio ou longo prazo.

As metas de curto prazo podem ser tarefas diárias, enquanto as de médio prazo podem ser semanais ou até mesmo mensais. Já as metas de longo prazo são objetivos maiores, como aumentar o faturamento, expandir os negócios, fechar um acordo com parceiros de mercado e muito mais.

É muito importância de estabelecer metas porque são elas que orientam suas atividades diárias, funcionando como diretrizes.

Sem metas estabelecidas, o trabalho fica aleatório, sem um propósito claro.

Então, se seu objetivo é organizar sua rotina para otimizar seu tempo durante suas tarefas profissionais, definir metas é definitivamente o primeiro passo.

Para estipular metas poderosas, basta analisar o seu trabalho, os resultados que você deseja obter e onde você quer estar amanhã, no próximo mês ou nos próximos dez anos, por exemplo.

Um exemplo: ganhar dez mil reais por mês a partir do segundo ano de atividade.

Quanto mais específica for a sua meta, mais fácil será para você criar estratégias que ajudem a tornar realidade aquilo que você planejou.

2. Planeje suas atividades

Organizar a rotina demanda muito planejamento das atividades que você vai exercer durante seu dia. Com base em todas as metas que foram criadas, está na hora de traçar estratégias eficientes para alcançar cada uma delas.

Para cada meta, uma estratégia específica deve ser traçada.

Se o objetivo é conseguir novos clientes, por exemplo, suas estratégias devem incluir fazer contato com parceiros de mercado, analisar seu público e implementar técnicas de fidelização.

O planejamento é o primeiro passo para essas ações, e ter tudo pré-programado ajuda a otimizar sua rotina, já que você terá uma orientação para as atividades do dia a dia.

Quem trabalha em casa ou gerencia seu próprio negócio deve estar sempre atento às melhores estratégias do mercado. Se uma estratégia não estiver funcionando, substitua por outra.

Não há receita de bolo quando o assunto é alcançar as metas definidas. É preciso colocar suas estratégias em prática e experimentar.

3. Priorize as tarefas mais importantes

Quais são as tarefas mais importantes do seu dia?

Analise todos os seus afazeres, incluindo os pessoais e profissionais e faça uma lista. Depois, entenda quais deles merecem atenção imediata ou urgente, quais podem ser adiados e quais não são tão importantes assim.

Talvez você não saiba, mas a maioria das pessoas que dizem não ter tempo acabam gastando várias horas com atividades e tarefas de baixo impacto. São atividades que não são importantes e não agregam valor para a rotina profissional.

Para evitar a procrastinação durante o trabalho, priorize suas atividades e realize as mais importantes primeiro. Se sobrar tempo, passe para as tarefas secundárias.

É claro que não faz mal nenhum tirar um tempo para o lazer. Na verdade, o tempo livre é fundamental para a saúde física e mental. Mas, durante o tempo que você separar para cuidar de seu negócio, lembre-se de priorizar aquilo que é realmente importante para sua vida profissional.

4. Organize seu espaço de trabalho

Você já parou para pensar em como está o seu espaço de trabalho hoje?

Mesmo que você trabalhe em casa, é importante ter um canto específico para as atividades profissionais. Pode ser um quarto da casa ou um escritório, por exemplo.

É fundamental que esse espaço seja organizado e otimizado para a realização dos trabalhos. Muita gente que quer organizar sua rotina não se dá conta dos benefícios de ter um espaço de trabalho bem planejado.

Deixe todos os seus equipamentos e ferramentas profissionais no lugar certo. De preferência, tenha um computador pessoal e outro para o trabalho. Isso vai te ajudar a organizar sua rotina rapidamente.

Muitos empreendedores digitais acabam confundindo espaço de trabalho com o espaço pessoal. Essa confusão gera atrasos, bagunça e deixa a produtividade mais baixa.

Quanto mais organizado for o seu espaço de trabalho, maior a credibilidade transmitida para seus clientes e mais facilidade e conforto você terá enquanto trabalha.

5. Use a técnica Pomodoro

Uma das técnicas mais poderosas para organização e otimização de tempo é a Pomodoro.

Você não conhece? Vamos explicar como ela funciona agora mesmo!

Conhecida como método de gestão de tempo, a técnica Pomodoro foi criada nos anos 80 por pesquisadores italianos. Seu nome é associado ao timer usado na época, em forma de maçã (a palavra pomodoro significa maçã, em italiano).

A técnica parte de um pressuposto importante: o cérebro humano não consegue manter sua atenção por longos períodos. Por isso, fazer uma pausa de vez em quando é essencial.

Vamos ao passo a passo da técnica.

  • Anote em uma folha em branco uma atividade que você deseja realizar. Pode ser qualquer atividade, mas tem que ser apenas uma e a folha deve ser branca, para melhorar a concentração.
  • Agora, fixe a sua atenção em fazer essa atividade por 25 minutos (marque em um cronômetro).
  • Depois desse tempo, marque 5 minutos no cronômetro e descanse. Faça qualquer coisa que não seja relacionada à atividade do papel e que não envolva telas luminosas. Nada de ficar no celular ou na televisão durante os cinco minutos!
  • Depois do pequeno descanso, volte para a sua atividade e se concentre novamente por 25 minutos.
  • Mesma coisa: pare para descansar por 5 minutos.
  • Após três ou quatro repetições, está na hora de fazer uma pausa um pouco maior, entre 15 e 30 minutos.
  • Relaxou? Então, está na hora de voltar para o segundo passo, que é se concentrar na atividade por 25 minutos, seguidos de 5 minutos para descanso.

Parece bem simples, não é mesmo? A técnica Pomodoro é poderosa e vai te ajudar a organizar sua rotina.

Ela é usada no mundo todo por profissionais, estudantes e pessoas que precisam ganhar e gerir seu tempo.

O cérebro humano funciona muito melhor quando as atividades são intercaladas com intervalos curtos para descanso.

6. Agende seus compromissos com antecedência

Na sua rotina profissional, já aconteceu de você perder um compromisso, atrasar uma entrega ou ter que correr para finalizar um trabalho?

Se isso já ocorreu, pode ser que você não esteja agendando os seus compromissos com antecedência.

Quanto mais compromissos temos no dia, maior a necessidade de marcar cada um deles com o máximo de antecedência possível. Isso vai te ajudar a organizar sua rotina, além de facilitar a vida de todos, sejam colaboradores, amigos, clientes e parceiros.

Existem várias ferramentas de agenda para organizar e otimizar sua rotina. O próprio Google oferece um calendário online, no qual é possível especificar as atividades por datas, criar notas e avisos.

Marque todos os seus compromissos na agenda e você perceberá como ganhará mais tempo!

7. Tenha foco

Organizar sua rotina sem ter foco é praticamente impossível.

Quando estamos focados, conseguimos colocar em prática todas as nossas estratégias, sem nos deixar levar por distrações.

Pode ter certeza de que durante o seu trabalho – principalmente se você trabalha em casa – vão aparecer várias distrações. Seja barulho ao redor, pessoas transitando, telefone tocando, mensagens no celular, ligações inesperadas e até mesmo problemas pessoais.

Ter foco é fundamental para não perder de vista o mais importante: os resultados.

Você pode organizar sua rotina de forma exemplar, mas sem foco, nada surtirá efeito. Isso porque o foco é uma questão interna, está relacionado ao seu interesse e desejo de vencer.

Olhe para o futuro, veja onde você deseja chegar, quanto quer ganhar no próximo mês e no próximo ano. Essa construção mental vai te ajudar a focar no que realmente precisa ser feito no dia para que seus sonhos se tornem realidade.

8. Entenda seus limites

Quem trabalha em casa ou gerencia o próprio negócio deve procurar evoluir e crescer sempre. Mas com o crescimento do negócio, mais tarefas aparecem, mais trabalho e, consequentemente, mais esforço.

Nunca aceite mais compromissos do que você realmente é capaz de fazer.

Conhecer os seus limites significa saber até onde você pode ir com os recursos que tem disponíveis.

É fundamental crescer com responsabilidade. Por isso, entenda suas reais capacidades e não ultrapasse seus limites.

9. Descanse

Para que a sua cabeça volte ao lugar e funcione de forma correta é importante descansar. Trabalho sem lazer não funciona.

Então, lembre-se de introduzir atividades prazerosas em sua rotina, como fazer caminhadas, sair com os amigos, aprender um novo idioma e ver um filme, por exemplo.

O momento de descanso deve ser relaxante. Cada pessoa consegue descansar de uma forma diferente. Alguns gostam de meditação, enquanto outros preferem praticar esportes, gastar energia e suar a camisa. Seja como for, é fundamental abstrair.

Durante os momentos de descanso, o trabalho deve ser deixado de lado. De nada adianta descansar se o trabalho continua tomando conta da cabeça.

Lembre-se de que esse tempo é seu, para cuidar da sua saúde, do seu corpo e da sua felicidade.

Depois de um período de descanso, o trabalho funciona muito melhor. Você perceberá que seu rendimento é maior e a qualidade do trabalho também.

Por isso, ao organizar sua rotina, reserve sempre um tempo para descansar e fazer aquilo que você realmente gosta.

Organizar sua rotina é apenas uma das técnicas para ser um grande empreendedor digital e alcançar bons resultados. Existem muitas outras coisas que você pode começar a aplicar agora mesmo.

Quer saber um pouco mais sobre isso? Confira nosso post com as 17 melhores dicas para ser um empreendedor digital.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+