Os maiores desafios do escritor freelancer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

mac_vicente_tardin_01Por mais atrativa que possa parecer a vida de um escritor freelancer, na prática é preciso ter disciplina e habilidade para lidar com os desafios da carreira.

O trabalho nem sempre é constante e há uma certa pressão para que os seus textos sejam cada vez mais criativos.

Como lidar com todos esses desafios? O primeiro passo é entender como essas dificuldades se apresentam no dia a dia e o que fazer para driblá-las de maneira mais eficiente.

Elaborar conteúdos originais

Uma das tarefas mais difíceis para o freelancer, independentemente da área para a qual escreve, é a de desenvolver conteúdos originais – que devem ser originais por dois motivos: é preciso se destacar entre outros escritores e conteúdos na internet e é proibido (por ética e por lei) copiar textos alheios.

Nesse contexto, o escritor deve ser criativo o suficiente para apenas se inspirar em textos alheios, sem jamais copiá-los, nem parafraseá-los. Parafrasear é usar outras palavras para produzir um novo texto sem mudar o sentido do original.

Uma solução profissional é pesquisar e conhecer o que há de melhor que já tenha sido escrito sobre determinado assunto, para, só então, criar textos próprios. Por isso, um pouco de criatividade é essencial neste ramo, inclusive faz a diferença na hora da contratação.

Escrever textos de qualidade

Escrever textos de qualidade é imprescindível para conseguir trabalhos de forma constante e crescente. E por “qualidade” queremos dizer muito mais do que simplesmente se atentar às regras gramaticais do português. É preciso escrever e elaborar conteúdos adequados às necessidades do cliente, que reflitam a linguagem de seu público-alvo e que tratem de temas relevantes.

Além disso, qualidade também diz respeito à necessidade de produzir textos que tenham valor para seu cliente, o que inclui clareza na transmissão das informações. Pense como um verdadeiro comerciante e procure sempre entregar o melhor produto possível às pessoas que buscam seu trabalho. Dessa forma, não há como deixar de ser um profissional de sucesso.

Planejar as finanças para não cair no vermelho

Sim, a vida do escritor freelancer apresenta o grande contratempo de ter pagamentos e finanças inconstantes. Na maioria dos casos, se ganha muito em um mês, menos no outro, e assim sucessivamente. Como lidar com essa inconstância financeira?

Isso é natural de acontecer com trabalhadores freelancers, seja porque as demandas são sazonais, seja porque você presta serviço apenas para um ou dois clientes. O verdadeiro segredo é diversificar a quantidade e as pessoas que buscam seus serviços. Assim, é possível receber um mínimo de demanda por seu trabalho, até mesmo quando um ou outro cliente resolve diminuir seus freelas.

Revisar com atenção o conteúdo elaborado

A qualidade final de seu texto é medida, em grande parte, pela quantidade de erros gramaticais que você consegue eliminar ao final de uma revisão antes da entrega do trabalho final.

Inevitavelmente, um ou outro erro pode passar despercebido, mas é preciso se atentar ao máximo para que isso seja a exceção e não a regra.

Quando seus textos caem muito em qualidade e começam a apresentar problemas constantes de concordância, de ortografia e até mesmo de organização de ideias, você dificulta o trabalho de seus clientes antes da publicação.

Consequentemente, eles se sentem menos inclinados a contratar seus serviços no futuro e irão preferir outros escritores que demonstrem mais atenção e cuidado com seus trabalhos.

Distribuir bem horas de trabalho e de lazer

Poder trabalhar de casa, sem horas rígidas e com maior flexibilidade, pode ser um bom motivo para se tornar um escritor freelancer. Mas esse tipo de rotina também tem seus lados negativos. É muito comum confundir os horários de trabalho e de lazer, por exemplo.

Esse é o tipo de coisa que você deve evitar a todo custo em sua atuação como freelancer. Procure organizar suas atividades e horários de modo que o tempo de descanso não seja prejudicado. Dessa forma, você evita aqueles momentos de cansaço quando você mais deveria estar produzindo, assim como aquelas preocupações de última hora quando na verdade você deveria é estar relaxando.

Você pode até não estar trabalhando em um escritório, mas procure estabelecer horários fixos para escrever seus textos e garantir o bom andamento de seus trabalhos. Ter um escritório em casa (livre de distrações, da TV e de parentes) ajuda muito! Caso não seja possível fazer isso, procure ir a uma biblioteca pública ou a um café agradável. Sair de casa também é uma boa forma de se obrigar a escrever regularmente!

Tendo em vista esses desafios mais constantes no cotidiano de um escritor freelancer, é hora de trabalhar para que seus textos sejam sempre os melhores possíveis! Se você é um redator web e convive com outros desafios no dia a dia, compartilhe-os também com a gente! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Rafael Milagre cuida do marketing da Rockcontent.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Planejar as finanças realmente é um ponto delicado, mas conseguir destaque, com textos de qualidade é um desafio também. Acredito que que o abandono da vaidade, que nos leva a querer textos minuciosamente construídos, pode nos ajudar a entender as necessidades do leitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *