Mal acabou o keynote da WWDC 2011, conferência mundial para os desenvolvedores da Apple, e a estratégia da empresa de Steve Jobs já está clara para todos: vender mais notebooks surfando a onda do iPhone e do iPad.
Um dos principais anúncios durante a conferência foi o do novo sistema operacional OSX Lion, que rodará nos novos MacBooks da empresa, e, o que já havia sido previsto e já não era nenhuma surpresa, a nova versão do OSX vai aproveitar toda usabilidade já encontrada no iOS, sistema operacional utilizado no iPhone e iPad.
Ou seja, os usuários de iPhone e iPad se sentirão “em casa” ao utilizar os notebooks da Apple.
O novo sistema operacional irá utilizar o “touchpad” e seu suporte ao multi-touch para reconhecer os mesmos tipos de gestos atualmente utilizados para comandar as ações no iPhone e iPad. A solução pode parecer óbvia e até simples, mas por trás disso está uma estratégia genial da empresa da maçã: utilizar o sistema operacional iOS, em um futuro bem próximo, como o padrão em todos os aparelhos fabricados pela empresa, inclusive em MacBooks.
Se pararmos para pensar que ano passado o mercado de PCs encolheu 1%, enquanto o de MacBooks aumentou 28%, nós podemos estar diante de uma verdadeira revolução, onde a plataforma OSX utilizará o iOS como porta de entrada para uma posição cada vez mais dominante no mercado.
As proezas de Steve Jobs já são contadas em livros e filmes há décadas, mas ao que parece, sua genialidade está longe de chegar ao fim. Para quem assistiu ao filme Piratas do Vale do Silício e ficou com a sensação de que a Microsoft ganhou a guerra dos sistemas operacionais, pode ser que Jobs finalmente esteja perto de sua maior revanche.
A lógica é simples: hoje a Apple tem mais usuários no iPhone e iPad (já são mais de 200 milhões) do que em MacBooks no mundo inteiro. Inevitavelmente esses usuários também possuem notebooks e desktops. Portanto, se eles já estão acostumados e familiarizados com o iOS, por que então não vender notebooks com o próprio iOS como sistema operacional?
Dessa forma, o OSX Lion pode representar o “elo” de migração de milhões de usuários para os notebooks da Apple.
A sofisticação da Apple em seus produtos agora se reflete de forma nítida na sua estratégia de marketing, porque a empresa, diferentemente de seus concorrentes, se prepara sempre para o futuro e não se prende ao presente. O resultado é uma empresa considerada a mais valiosa do planeta, e, que com apenas um simples anúncio sobre o novo sistema operacional, abala todas as estruturas do mercado, mudando as regas do jogo e com a promessa renovada de um futuro próspero (e extramente lucrativo). [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Luciano Ayres
Luciano Ayres é engenheiro de software, pós-graduando em Marketing pela FGV e co-fundador da i2 Mobile Solutions. Mantém o #OrangeBlog.
3 respostas
É verdade, Adilson! Estou acompanhando os vídeos, notícias e apresentações sobre o Windows 8 e o sistema operacional, aparentemente, tem muito potencial.
Resta agora a Microsoft tornar essa promessa real e entregar o OS aos usuários, que farão o julgamento definitivo sobre a qualidade e, principalmente, longevidade da plataforma.
Faz todo sentido! E, verdade seja dita, dessa vez a turma da Microsoft chegou primeiro, no que diz respeito a pensar integração de OS p/ smartphones e notebooks. Resta saber se, contrariando o velho ditado, vão rir melhor.