SEO: entenda o que é otimização verticalUma campanha de otimização precisa de uma estratégia clara que aborde os principais problemas que existem no site.

Isso pode ser simples, mas é muitas vezes esquecido ou não devidamente analisado.

Para começar, devemos dedicar um tempo para analisar o que a concorrência está fazendo para se classificar na primeira página; afinal de contas, qualquer site que ocupe os dez primeiros lugares deve ser compreendido.

Otimização vertical

Minha sugestão é que passe o site de seu concorrente em uma ferramenta de analise de SEO e depois compare o resultado.

Você vai precisar olhar para todos os aspectos de SEO e construir um quadro de comparação confrontando cada ponto de SEO da concorrência com os do seu site.

Com o quadro comparativo você poderá identificar os principais problemas que existem no seu site e no site de seu concorrente.

Mas veja se o concorrente está em melhor posição que você; mesmo ambos com conteúdo duplicado, muito comum em e-commerce, vamos tentar descobrir onde está o ponto de alcance dele.

Por isso também devemos priorizar outros pontos, afinal é pouco provável que este seja o motivo da melhor colocação. Sem essa informação, poderíamos perder um tempo enorme resolvendo problemas de conteúdo duplicado internos ou externos que provavelmente não forneceriam qualquer benefício para o ranqueamento.

Conteúdo

Talvez a principal área do SEO a ser verificada é o conteúdo do site, incluindo blog ou notícia. O conteúdo deve tornar-se prioritário, principalmente se os concorrentes estão produzindo informação de qualidade com regularidade. Os conteúdos podem ser compartilhados com outras pessoas ou também textos relevantes e importantes em grande quantidade. Ambos criam bons posicionamentos.

Se você tem dificuldade para se igualar ou melhorar o que seu concorrente está oferecendo, então está correndo grande risco de perder cada vez mais posições. Produção de conteúdo com regularidade tem grande influência sobre os resultados da pesquisa.

Backlink

A ameaça de um perfil backlink ruim e não natural é real. Antigamente uma técnica equivocada era o cadastramento de seu site em milhões de sites de diretórios, além da construção de links indiscriminadamente, isto é, em sites que não tinha qualquer relação com o seu site e negócio. Bem, esses links, agora esquecidos, estão prejudicando o seu posicionamento.

Certifique-se de que o links que apontam para o seu site são bons, não são cruzados e estejam relacionados a seu negócio. Outra coisa importante a ser lembrado é que o link não deve ser um link isolado e sim estar em um texto de no mínimo 300 palavras e que faça sentido.

Relevância da página

Na maioria das vezes, uma página apresenta alguma relevância para a palavra-chave que está trabalhando para a indexação. No entanto, quando Google aplica seus cálculos matemáticos e regras para determinar a classificação da página, o resultado pode não ser o esperado. Ou seja, não foi suficiente.

Por isso, uma revisão detalhada das principais páginas de entrada do site deve ser feita com regularidade. Faça uma avaliação profunda do conteúdo da página, entenda onde e quando a palavra-chave se encontra e como ela se conecta as páginas internas. Sites com links relevantes e forte navegação interna ainda são extremamente importantes.

Melhorias técnicas

Às vezes conquistamos posição através da solução de problemas técnicos que impeçam ou restrinjam os motores de busca de indexar partes importantes de um site.

Isso acontece o tempo todo com novos e antigos sítios e, geralmente, envolve questões relacionadas com os sistemas de gerenciamento de conteúdo.

Ao controlar as páginas que o motor de busca indexa, corrigir a estrutura do site, navegação e layout, é possível realmente melhorar a visibilidade de busca existente.

Conclusão

A verticalização do resultado da busca é um fato e deve ser considerado dentro do universo de sites que responderam aquela busca. Atenção naquela região. Uma plataforma sólida de investigação abrangendo concorrentes iniciais e uma análise detalhada do seu site vai ajudar a formar uma estratégia para uma campanha bem sucedida. [Webinsider]

. . . . . .

Leia também:

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+