A música é considerada um dos triunfos da criatividade humana. É uma maneira de nos expressarmos o que não pode ser colocado em palavras. Mas, ouvir música no trabalho, é uma distração ou pode ajudar de alguma forma?

De acordo com estudos científicos comportamentais e especialistas em gestão, a música é uma grande aliada no aumento da produtividade.

Um estudo publicado pela Universidade de Windsor, no Canadá, mostrou que o grande responsável por esse aumento de produtividade é a melhora no humor que a música provoca.

Em outro estudo publicado pela Universidade de Birmingham, no Canadá, os efeitos da música em relação a tarefas repetitivas melhoram os níveis de felicidade e eficiência.

Em locais de trabalho barulhentos, a música pode ser uma fuga

Apesar dos efeitos de ouvir música no trabalho variarem de pessoa para pessoa, uma coisa é certa: Local de trabalho barulhento é um fator negativo para a produtividade. E a perda de produtividade pode ser um fator desmotivador no trabalho.

A solução não está tão distante assim: Um par de fones de ouvido resolvem este problema. Em um estudo publicado no New York Times, mostra como a música afeta o desempenho no local de trabalho.

Junto a especialistas de tecnologia da informação, descobriram que pessoas que ouvem música enquanto trabalham, completaram suas tarefas mais rapidamente e apresentaram ideias melhores do que aqueles que não ouvem música no trabalho.

Mas, a ideia de usar fones de ouvido enquanto trabalha pode causar debates, principalmente devido à popularidade dos escritórios abertos.

Embora espaços abertos incentivam mais colaboração entre os colegas, pode acarretar em outro problema: conversa demasiada. Conversa é uma distração quase inevitável, e usar fones de ouvido ajudam na concentração.

Lembrando que as áreas cerebrais ativadas pela música variam de pessoa para pessoa, e tudo depende da sua experiência pessoal com a música. Portanto, a forma como a música afeta a capacidade de concentração também varia.

No entanto, existem alguns padrões gerais de humor que as pesquisas revelaram. Isso também nos ajuda a decidir que tipo de música ouvir no trabalho.

Como a música afeta seu cérebro e humor no trabalho

Apesar das pesquisas concordarem que ouvir música no trabalho aumenta a produtividade, existem alguns “poréns” em relação a esses benefícios. Por exemplo, estudos parecem concordar que ouvir música com letras é uma distração para a maioria das pessoas.

Por isso, é recomendado ouvir músicas instrumentais quando estiver trabalhando em tarefas que exigem foco intenso ou aprendizagem de novas informações.

Por outro lado, ouvir músicas com letras pode ajudar pessoas a lidar com tarefas repetitivas, pois a natureza distrativa dessas músicas fornece algum tipo de alivio na monotonia do trabalho chato.

ouvir música no trabalho

Quais melhores estilos musicais para ouvir no trabalho?

Há também uma série de estudos que exploram a influência dos gêneros musicais em relação a nossa produtividade.

Para ajudá-lo a encontrar o tipo certo, vamos mostrar os gêneros com maior suporte da ciência para aumentar sua produtividade.

  1. Música Clássica

Um dos estudos mais famosos em relação a música e produtividade é o “Efeito Mozart”. O estudo concluiu que, ouvir Mozart, mesmo que por um breve momento do seu dia, pode impulsionar a capacidade de raciocínio abstrato.

O estudo foi feito junto a 36 estudantes, que foram divididos em três grupos. O primeiro grupo ouve Mozart, enquanto o segundo ouve músicas para relaxar e o terceiro sofre 10 minutos de completo silêncio.

O resultado, muito contestado aliás, mostrou que que o primeiro grupo apresentou um aumento de oito a novo pontos no seu QI, em comparação aos demais grupos.

Apesar de contestado, muitos pesquisadores a partir de então, passaram a explorar os benefícios mentais de ouvir música clássica no trabalho.

  1. Sons da Natureza

De acordo com uma análise sonora publicada no The Journal of the Acoustical Society of America, ouvir sons da natureza pode melhorar o funcionamento cognitivo, otimizar sua capacidade de concentração e aumentar seu nível de felicidade.

Pense: ondas no mar, pássaros cantando, o som da chuva e outros. Todos esses sons tem a capacidade de nos relaxar e isso ajuda na produtividade no trabalho.

ouvir música no trabalho

  1. Canções que nos fazem sentir bem

Se você está em meio a prazos apertados e realizando um trabalho importante, é melhor preparar uma playlist com músicas que o faz sentir bem. Tocar sua música favorita dobra seus níveis de concentração.

Ouvir música no trabalho que o faz sentir bem também ajuda a completar tarefas mais rapidamente. Assim, você irá finalizar o trabalho e voltar para casa mais feliz.

  1. Jazz Instrumental

Mesmo se você não é um grande fã de jazz, vale muito a pena dar um pouco de atenção a este gênero. Você pode surpreender-se com o quão inspirado e relaxado irá se sentir ao ouvir jazz.

Se você não gosta do gênero, este tipo de música oferece um ambiente neutro e agradável, que ajuda a evitar distrações ou que você mergulhe totalmente na música ao invés de trabalhar.

  1. Trilhas sonoras de videogame ou filmes

Trilhas sonoras sempre conquistam corações, basta ver por exemplo o sucesso da trilha sonora de Pantera Negra. Qual a melhor maneira de trabalhar enquanto toca uma música para você acompanhar uma história?

Várias trilhas sonoras são especiais e há diversas playlist prontas somente com este tipo musical. É uma música sempre familiar e animadora.

Dê uma chance a música e aumente sua produtividade

Existem estudos que dizem que a música aumenta a produtividade e é verdade. Mas isso só funciona quando a música já é algo que você ouviu várias vezes.

Se você optar por ouvir música nova ao tentar ser produtivo, você começará a se concentrar mais na música nova e a tarefa prioritária não recebe a atenção que deveria receber.

Existem diferentes tipos de música. Algumas músicas podem ser realmente calmantes e tranquilas, outras músicas podem ser altas e podem ter letras divertidas que mudam o foco do trabalho.

Isso significa que você se animar durante o trabalho? Definitivamente não. Mas você conectar seus fones de ouvido e trabalhar tranquilamente. Pelo menos, dê uma chance ao ouvir música no trabalho e veja o aumento de produtividade surpreender você!

Quais músicas você escuta enquanto está trabalhando? Compartilhe conosco nos comentários, qual a sua playlist favorita.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+