Para onde vai o tempo do profissional de mídia

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direct_flowUm dos maiores dramas de quem trabalha com mídia online é que boa parte do dia é presa a uma rotina operacional que exige tarefas que consomem tempo – como preencher planilhas, formalizar procedimentos por e-mail e consolidar relatórios manualmente. Um trabalho que consome muitas horas, que seriam melhor usadas para planejar e pensar na estratégia de campanhas de uma forma mais inteligente.

Esta foi uma das motivações para medir de forma precisa o quanto este trabalho operacional representa. Quantificar a percepção de que muita gente hoje em dia está sobrecarregada de trabalho, fazendo horas-extras e realizando trabalhos operacionais rotineiros – e obter conclusões sobre como tudo isso pode ser melhorado.

Os temas abordados foram os seguintes:

  • Experiência profissional
  • Distribuição do tempo de trabalho
  • Necessidade de um trabalho mais estratégico

Baixe a pesquisa completa da DirectFlow em pdf.

A pesquisa foi distribuída por e-mail para grupo selecionado de 70 profissionais de agências e anunciantes, como diretores de mídia, gerentes de mídia, planejadores de mídia e assistentes, com devida filtragem para evitar duplicidade e garantir autenticidade de dados.

Algumas constatações:

  • 37% do tempo de trabalho é despendido em tarefas operacionais ou administrativas, ou seja, aproximadamente 3 horas e 42 minutos por dia.

Este cenário demonstra claramente a necessidade de melhoria dos processos atuais e principalmente, novas formas de trabalho que traduzam-se em um dia-a-dia mais estratégico para o profissional de mídia (52% concordam totalmente e 34% concordam parcialmente com a afirmação) e uma jornada de trabalho mais eficiente.

  • A pesquisa também revela que são 66% os profissionais com 5 ou mais anos de trabalho que alegam trabalhar dez ou mais horas diárias, ou seja, mesmo com mais experiência os profissionais acabam realizando horas-extras, em um ciclo vicioso de trabalho operacional, ruim para o profissional e para a empresa empregadora.

Aumentar a eficiência e qualidade de vida no trabalho são duas peças fundamentais que podem elevar a moral, gerar ganhos financeiros e trazer benefícios para todos envolvidos no processo de veiculação de mídia digital.

Desta forma, existem algumas oportunidades. Por exemplo, plataformas para compra de mídia, padrões para trocas de dados, sistemas integrados com APIs de ad servers e web analytics, ferramentas de acompanhamento de performance de mídia ou sistemas para otimização de campanhas e criativos baseados em dados históricos ou coletados em tempo-real.

São exemplos que servem para ilustrar o uso de tecnologia como ferramenta para agilizar o dia-a-dia, muitas vezes subutilizadas ou desconhecidas no Brasil.

A introdução e adoção de conceitos como estes pode beneficiar significativamente o profissional de mídia, assim como a criação de novas ferramentas adaptadas aos mercado nacional. [Webinsider]

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Herman Fuchs (Linkedin) é sócio e especialista em produtos da Direct Flow, empresa de tecnologia e serviços em mídia digital para agências, veículos e anunciantes.

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2 respostas

  1. Acredito que necessitamos de softwares que façam essa tarefa. Contratar um funcionário apenas para fazer o “operacional” é sub-utilizar o profissional ou estagiário. E a tecnologia tá ai pra isso, nos liberar de tarefas operacionais para ter tempo para as tarefas intelectuais e estratégicas! Bom post.. estava falando sobre isso com meus chefes ontem ! =D

  2. Bem interessante, e acho que para que isto aconteça, os proprios gerentes e/ou diretores de midia deverão para para repensar processos e organizar o sistema, fazendo com que tenham alguns “lideres” que serão encarregados por esta parte mais estratégica e outros responsáveis pelo operacional. Mas aí vai entrar outro problema.. quem ficar só com o operacional pode acabar ficando desmotivado por isso..

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