Para que serve o profissional de usabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muitas vezes há uma distância enorme entre quem cria um produto e quem realmente o utilizará. Da mesma forma, quem desenvolve um site acredita que os usuários agirão como ele pensa, o que pode não acontecer. Desenvolvedores de sistemas não prevêem ações dos usuários, que acabam cometendo erros e até perdendo dados. Já as indústrias criam produtos que inadvertidamente aumentam o estresse dos usuários, gerando insatisfação com a marca e com a empresa.

É nesse cenário que entra o profissional de Usabilidade, cujo trabalho tem avançado rapidamente para uma carreira sólida nos Estados Unidos, justamente porque faz a ponte entre quem cria e quem usa o produto. Para funcionar de verdade, um produto ou serviço tem de ser fácil de usar no dia-a-dia.

A demanda por profissionais de usabilidade vem crescendo no Brasil, principalmente entre as grandes empresas, que buscam consultorias em Usabilidade para melhorar seus sites. Em algumas poucas companhias já é possível encontrar um especialista nas equipes de internet.

Há também alguns cursos de pós-graduação em Usabilidade, como o da PUC-RJ e o da UFRGS, e também cursos rápidos sobre o tema, alguns online. Muitas empresas preferem optar por cursos de Usabilidade in company para suas equipes internas de internet e marketing.

Apesar de ainda ser um assunto novo no País, já existem especialistas em Usabilidade experientes, que atuam nesse mercado como pioneiros há quase uma década, que estudaram o assunto nos Estados Unidos, onde tudo começou, e que vêm trabalhando para empresas de segmentos variados desde 2000.

O interesse das empresas cresceu bastante nos últimos dois anos por uma razão bem direta: investir em usabilidade aumenta as vendas, melhora as taxas de conversão dos sites e dá retorno certo, sem falar nos benefícios para a imagem da empresa.

Estudos realizados pelo Nielsen Norman Group mostram que, na média, os sites de comércio eletrônico dobram as vendas quando atendem às regras da usabilidade. Mesmo os sites que não vendem online podem dobrar as taxas de conversão para suas metas de negócio, como conquistar potenciais novos compradores ou atrair novos assinantes para suas newsletters. [Webinsider]

.

<strong>Mercedes Sanchez</strong> (falecom@mercedessanchez.com.br) é especialista em usabilidade, diretora da <a href="http://www.mercedessanchez.com.br" rel="externo">Mercedes Sanchez Usabilidade</a> e mantém o blog <a href="http://www.tadificil.com.br" "rel="externo">Tá Difícil</a>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Parabéns pelo site!Gostaria de saber como ingressar nessa área.Pois pretendo ampliar meu conhecimento nessa área.Desde já muito abrigada!

  2. Eu sou Publicitária, mas me interesso muito pela área de WEB e USABILIDADE.
    Podem me informar algum curso na área no meu estado?

    Obrigada
    =)

  3. Vejo ainda uma resistência por parte do mercado, da produção e clientes, apesar da usabilidade ser essencial.

    Já vivenciei casos onde testes de usabilidade, acessibilidade, etc. foram deixados de lado simplesmente porque o prazo é curto ou o cliente não quer.

    Talvez essa nova tendência seja real nas grandes empresas, onde as fases de um projeto são bem definidas assim como a especialidade de cada profissional. Diferente do que se vê por aí, diferente do dia-a-dia das pequenas e minúsculas empresas onde o webdesigner faz o layout, codifica, programa, atende, etc…

    Gosto muito dessa área, e pretendo fazer esta pós na PUC, já me informei e é um curso muito bom!

  4. Realmente o mercado carece de profissionais com este conhecimento e fácil identificar, basta tentar navegar em muito sites, é um verdadeiro martírio. O Assunto é fascinante e o artigo foi completo, perfeito. Meus parabéns!

  5. Gostaria de fazer estágio nessa área. Achei muito difícil encontrar empresas que trabalham com usabilidade. Se alguem puder me indicar algumas empresas (especialmente de curitiba) ficaria grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *