Claudio Nossa

Os objetivos de qualquer empresa envolvem resultados que dependem de aspectos como o movimento das vendas, definição de preços, lucros com produtos e serviços, entrada e saída, comunicação e relacionamento com os clientes.

Posiciono–me nestes dois últimos itens: comunicação e relacionamento, assuntos importantes nos ajustes e direcionamentos de toda empresa. Descendo mais um nível, abordo, neste texto, os mesmos temas, porém no universo digital, ou seja, em um cenário onde ferramentas intermediam produtos e clientes. Mas, quando falamos destes assuntos, na verdade discorremos sobre o planejamento de comunicação digital duma empresa, seja ela física ou virtual.

A forma de entender a importância do planejamento de comunicação digital será metaforizada num navio de última geração. Imagine–o sendo fabricado com a melhor tecnologia, comandado pelos melhores tripulantes do mercado e tendo a bordo os melhores clientes. Este cenário ideal, mesmo que seja difícil de encontrar, dará a continuidade desta metáfora.

No entanto, como em todas as empresas, este navio possui alguns problemas. Neste caso se encontra em uma situação de total falta de direção ou comando, sem bússolas e sem comunicação. Você arriscaria passear em um navio destes?

O planejamento mostra à empresa onde ela está indo e como vai chegar ao objetivo, estabelecendo quem fará o quê, quando, onde e como atingir suas finalidades. O processo de comunicação é complexo o suficiente para não ser levado a sério nem analisado e aplicado de forma simplista.

Vamos mudar o cenário proposta. Imagine agora que este mesmo navio contratou as melhores orquestras e as maiores atrações do continente. Como não existe o planejamento de comunicação, infelizmente os clientes e convidados ficam dentro de suas cabines sem saberem de tais atrações. Provavelmente o esforço de trazer todas estas pessoas para dentro do navio não serviu de nada. Certamente terá uma conotação negativa junto aos futuros visitantes.

No planejamento de comunicação é destacada a importância de fazer um plano de comunicação junto aos clientes e para a sua execução devem ser criadas ações para efetivarem seus objetivos.

Em um processo utilizando ferramentas digitais, como a internet, esta comunicação deve ser a mais pessoalizada, transparente e personalizada possível. Informações importantes, se escondidas ou inexistentes, fatalmente resultarão em pontos contras para o seu navio.

A existência de uma literatura cada vez maior sobre este assunto já é encontrada em livrarias e sites especializados. Aplicar algumas ações dentro do processo de comunicação digital da sua organização, nem sempre exige soluções complexas e que demandam investimentos altos.

O ponto principal, no entanto, é a cultura do negócio e de seus comandantes. A comunicação digital tem suas peculiaridades e se diferencia, em muitos aspectos, do processo de comunicação convencional e por isso merece uma análise maior e mais profunda.

Afinal, para ter sucesso não basta ter o melhor produto ou a melhor tecnologia. É preciso saber mostrar! [Webinsider]

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+