Prazo, orçamento, escopo e projetos problemáticos

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É importante entender o conceito de gerenciamento de projetos.

Segundo o Guide to the Project Management Body of Knowledge, trata-se da aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender seus requisitos.

Um projeto pode ser resumido a cinco grupos de processos ? Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.

Um profissional da área de gerência com bons conhecimentos é capaz de conceber um projeto do início ao fim e garantir que seja realizado com sucesso.

Mas há contratempos no meio do caminho capazes de prejudicar o bom desempenho e a finalização de um projeto. É bom que o gerente possa ter uma visão dos sinais que indicam se está caminhando para o sucesso ou não.

Superficialmente, há três grandes sinais vitais de um projeto a serem monitorados pelos gerentes: prazo, orçamento e escopo.

Com toda certeza se um desses três itens apresentar problemas, o projeto corre grande risco de se tornar um fracasso. Gerenciar de maneira plena o desenvolvimento significa medir tais fatores e identificar problemas e riscos antes que possam comprometer qualquer um deles.

Além disso, os gerentes precisam estar atentos às mudanças de estratégia e cultura da empresa e avaliar se essas mudanças podem causar algum impacto em suas decisões. Enquanto um projeto é desenvolvido, uma corporação pode adquirir concorrentes, desenvolver e lançar novos produtos, se reestruturar fisicamente ou sofrer uma mudança no quadro de funcionários.

Todos esses fatores tendem a ter efeitos nos objetivos de um projeto.

Quando um desses problemas ocorre, a solução imediata e costumeiramente executada é partir para a mudança em uma das variáveis citadas acima, talvez estendendo os prazos de entrega do projeto ou solicitando um valor adicional para o custo de execução do mesmo.

Na maioria das vezes o que sufoca os projetos são prazos curtos para execução e/ou orçamentos apertados.

Segundo João Gama Neto, vice-presidente da unidade de São Paulo do PMI (Project Management Institute), organização internacional que reúne as melhores práticas de gestão de projetos, diante de prazos curtos demais e orçamentos insuficientes, ?a solução mais usual é reduzir o escopo do projeto e tentar seguir em frente?.

Essa tática baseia-se na idéia de que apenas uma parte das funcionalidades é realmente importante. Ou seja, diluí-se a quantidade de demanda atendida para poder cumprir o prazo e baratear os custos.

É claro que não existe uma fórmula garantida para identificar problemas que possam surgir no decorrer de um projeto. O que na verdade existe é uma gama de sinais, menos objetivos e mais intuitivos, que podem indicar tais problemas, caso realmente existam.

Vale a experiência e a sensibilidade do líder, ou gerente. Cada projeto traz novos pontos de atrito, técnicos e pessoais.

Durante o desenvolvimento, cada decisão gera diferentes reações nos diversos atores envolvidos. Um bom gerente de projeto consegue lidar igualmente com os envolvidos no projeto, controlar os ?nervos? dos profissionais, manter a motivação e garantir a transparência das pessoas.

Agindo dessa forma, é importante reconhecer os pontos negativos durante o desenvolvimento do projeto, para que o gerente possa corrigir problemas que ameacem o sucesso de um projeto.

Por último, ter sempre em mente que não basta o profissional responsável pelo gerenciamento ser um gênio técnico ou possuir todas as certificações possíveis. Ele precisa saber lidar com pressões e problemas que podem surgir no decorrer do ciclo de um projeto. Se você está passando por problemas em um projeto, tenha a certeza de que não é o primeiro e nem será o último. O que vale é a competência e o ?jogo de cintura? para superá-los e atingir os objetivos. [Webinsider]

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<strong>Thiago Caserta</strong> (thiago.caserta@gmail.com) é desenvolvedor.

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8 respostas

  1. Bom dia!

    Gostaria de saber o que fazer se o projeto está caminhando para o fracasso. Ou seja, o prazo vai estourar…o que fazer nessa hora?

    Obrigado,

    Julio

  2. Caro Igor,

    Em um projeto que não possui os recursos necessários para sua execução nem ao seu gerente é dada a liberdade para negociar prazo e escopo, fatalmente está propenso ao fracasso, independentemente da atuação do seu gerente.

  3. Não quero iniciar um debate aqui, mas não concordo que um gerente de projetos, por melhor que ele seja, possa garantir o sucesso de um projeto. Para exemplificar basta imaginar um gerente responsável por um projeto que claramente não possui os recursos necessários para sua execução e sem liberdade para negociar prazo e escopo. Por melhor que ele seja, não vejo como ter sucesso num projeto desses. O que ele pode é ter o melhor resultado possível considerando estas restrições, mas este resultado não necessariamente poderá ser chamado de sucesso.

    Na minha opinião, um projeto de sucesso deve terminar dentro das restrições de tempo, custo, escopo e qualidade. Aliás, senti falta da palavra qualidade no texto. Poderíamos considerar que o escopo só é realmente atingido caso tenha atingido o nível de qualidade necessário, mas como há uma área da gerência de projetos decidada a qualidade eu acho que ela poderia ter sido ao menos mencionada.

    Apesar desta ressalva eu gostei do texto, aborda algumas questões interessantes que muitas vezes são negligenciadas.

    Abraços!

  4. Caro Igor,
    Esta pergunta é interessante.
    Há muitas pessoas que se perguntados se são pessoas de sucesso vão dizer que não, mas ao mesmo tempo a maioria delas não conseguiria definir o que é sucesso.
    Ou seja, alguém que não sabe o que é sucesso, como pode ter certeza de que não tem?
    Bem, o sucesso pode ter diversas aplicações: sucesso na vida pessoal, profissional, e daí por diante.
    Neste artigo falamos sobre o sucesso em projetos, e nesse caso o sucesso depende mais do gerente do que você imagina.
    Logicamente há outra pessoas envolvidas nos processos dentro de um sistema, e como todos nós sabemos um sistema tende à entropia positiva, ou seja, à desordem e é justamente essa hora que o gerente com bons conhecimentos técnicos sabe aplicar os mesmos para manter o equilíbrio.
    A realização de uma meta ou um objetivo, para mim é considerado sucesso.

  5. Um profissional da área de gerência com bons conhecimentos é capaz de conceber um projeto do início ao fim e garantir que seja realizado com sucesso.

    Não concordo com esta frase, a não ser que a minha concepção de sucesso seja diferente. Como o autor definiria a palavra sucesso? :- )

    Abraços!

  6. Com a implementação de algums formas de trabalho como o Extreme Programming, o escopo dos projetos passa a ser algo flexivel e que varia a cada interação com o cliente.
    De acordo com pesquisas relacionadas ao sucesso de projetos gerenciados usando as técnicas do PMBoK, mais de 80% dos projetos falham por problemas no escopo que não foi definido ou foi definido incorretamente.
    Como integrar esses dois mundos?

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