Precisa definir cenários? Quanto mais informações, melhor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma boa decisão é aquela tomada com base no conhecimento.

Esta posição nos leva a refletir sobre a nossa disponibilidade e interesse em buscar esse conhecimento. Claramente intuição estará presente em nossas decisões, afinal ela é uma característica humana, mas a dificuldade de acompanhar e interpretar o número cada vez maior de variáveis que influenciam nosso cotidiano é muito mais complexo hoje e requer mais a nossa atenção, para um ponto essencial.

As decisões e os impactos nos negócios

Nos últimos meses a mídia tem veiculado sobre as críticas que o CEO do grupo Procter & Gamble vem recebendo dos acionistas da empresa. O problema se iniciou com o seu antecessor, que deixou a empresa em 2009, e sua decisão de investimento prioritário no mercado americano e em produtos mais caros.

É do mercado americano que vem pouco mais de um terço da receita da empresa, mas um total estimado de 60% do lucro antes de impostos. Não investir intensivamente nos países em desenvolvimento e a crise do mercado americano, que fez os consumidores passarem a escolher produtos mais baratos, fez a empresa perder mercado e apresentar lucros menores (os países em desenvolvimento representam 38% da receita da P&G enquanto em sua concorrente direta, a Unilever, representa 56%).

Analisando os problemas enfrentados pela P&G verificamos a dificuldade das decisões estratégicas e sua influência na evolução da empresa por diversos anos. A P&G é a décima sexta empresa no ranking FT Global 500 de 2012.

Definir cenários, apoiar-se em informações estruturadas, disseminar o conhecimento perpassando a organização, é um caminho complexo, mas que com trabalho e empenho é viável.

Discutir qual conhecimento é importante no gerenciamento estratégico, definir responsáveis pela busca das informações, estruturar analises e planejar a atualização constante são ações estratégicas que devemos adotar, visando ter mais segurança e elementos para contribuir no resultado de negócio.

O investimento trará resultado? Com certeza. Facilitará ações estratégicas e táticas e permitira ao gestor um maior grau de acerto em suas decisões.

Observação: os dados utilizados no artigo foram veiculados pelo jornal Valor Econômico. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *