Se você é empregador, deve saber bem como é importante ter motivação no trabalho para seus empregados desempenhar seu trabalho em um nível alto. A motivação dos funcionários está diretamente ligada a produtividade, o que significa crescimento e lucro para o seu negócio.

Portanto, é essencial que tanto o empregador, quanto o empregado, compreendam a importância da motivação no trabalho e como conquista-la.

A motivação e o que ela desencadeia é estudada há décadas. Vários gerentes e especialistas em recursos humanos usam essas pesquisas para determinar a personalidade de um empregado e antecipar melhor seu comportamento.

Mas só isso, por si só, não irá mostrar tudo o que você precisa saber. É importante conhecer seus funcionários e aprender a ser mais especifico na abordagem e motivá-los, entendendo seus objetivos e aspirações.

Não existe apenas um método para motivar seus funcionários. Cada um é diferente, então fatores diferentes afetam a motivação no trabalho. Algumas pessoas são motivadas por dinheiro, outras por reconhecimento ou por metas.

Fatores determinantes para motivação no trabalho

Vários fatores, quando aplicados, aumentam a produtividade e a motivação dos seus funcionários, proporcionando um ambiente de trabalho feliz e próspero.

  1. Confiança

Este é um aspecto importante em qualquer organização. Confiança é uma via de mão dupla. Os funcionários devem saber que o seu superior está atento a suas qualidades, o que os motiva a serem mais produtivos.

Por sua vez, líderes também devem ter certeza que podem confiar em seus colegas para fazer o trabalho corretamente. Cabe ao gerente garantir que essa confiança seja construída, comunicando-se com cada indivíduo e promovendo relacionamentos positivos.

  1. Incentivos00

Incentivos são uma ótima maneira de promover a motivação no trabalho. Empregadores podem usar vários tipos de incentivos ou programas de recompensas para aumentar a produtividade e motivação entre os funcionários.

Os incentivos podem vir como formas de gratificações, como uma recompensa financeira ou sorteios. Oferecer algo aos funcionários para se esforçarem e promover uma competição saudável é uma ótima forma de manter a produtividade.

  1. Reconhecimento

Muitas vezes, o simples ato de deixar um funcionário saber que ele está fazendo um ótimo trabalho e reconhecer seu esforço, pode fazer maravilhas no aumento da produtividade.

Como seres humanos, gostamos de ouvir quando estamos fazendo algo que é apreciado e cria um senso de realização. Assim, nos motivamos a continuar a alcançar mais objetivos e continuar recebendo reconhecimento.

Claro, não há necessidade de reconhecer tudo o que alguém faz, mas certifique-se de tirar um tempo para felicitar um trabalho bem feito.

  1. Plano de carreira

Funcionários são muito mais propensos a alcançarem mais objetivos e serem mais produtivos com um plano de carreira está à frente deles. Como líder, você pode assegurar que há vias e oportunidades para seus funcionários ganharem uma promoção ou aumento.

Você também pode oferecer novas oportunidades para qualificações, workshops ou cursos. Isso irá mostrar que eles são valorizados e os tornarão mais comprometidos com suas posições.

Veja também: Plano de carreira x Plano de vida: Como conciliar?

  1. Ambiente de trabalho saudável

Se os funcionários estão felizes em seu trabalho, eles estão mais motivados e irão fazer o melhor trabalho que podem. E ter um ambiente de trabalho saudável é a melhor maneira de manter os funcionários satisfeitos e produtivos.

Para garantir isso, é importante contratar pessoas que estejam alinhadas a política da empresa e promover um ambiente alegre. Não basta chamar eles para conversarem, provavelmente eles irão sorrir e dizer que estão felizes.

O ambiente de trabalho feliz, além de ter funcionários alinhados a empresa, também é influenciado por todos os fatores acima, que evidenciam sua empresa e faz o processo de felicidade ser um processo orgânico.

Implementando estratégias de motivação no trabalho

1. Identificar formas de motivar os funcionários

A primeira ordem de negócios é, naturalmente, encontrar estratégias que possam ser aplicadas em seu local de trabalho. Você viu uma lista de sugestões diferentes na primeira parte deste artigo, mas antes de pular diretamente para eles, certifique-se de que você tenha algumas diretrizes estabelecidas.

Em primeiro lugar, a estratégia (ou estratégias) que você escolher deve ser aplicável ao seu local de trabalho. Você deve levar em conta a atitude geral da equipe, bem como a vontade da administração de cooperar e se envolver.

Então, se, por exemplo, os funcionários nunca tiveram concorrência, implementar uma estratégia que os forçará a competir uns com os outros não é o caminho a seguir.

Além disso, se o chefe (ou chefes) não tem interesse em passar tempo com a equipe, provavelmente não há motivo para criar estratégias que exigem sessões de feedback regulares, etc.

2. Fale com o departamento financeiro

Depois de ter apresentado algumas sugestões, você deve garantir que sua organização tenha os fundos para implementar essas estratégias.

Alguns deles precisarão ser adaptados às necessidades e aos orçamentos da sua empresa, mas tenha em mente que, embora a implementação desse programa possa parecer, em primeiro lugar, cara, a verdade é que ele realmente pode reduzir os custos para a empresa. Perder clientes por ter uma equipe desmotivada é a maior perda de dinheiro.

Se sua estratégia escolhida envolver recompensas monetárias, então você precisa garantir que a empresa possa pagar.

Veja também: Como a divulgação dos processos internos também é marketing empresarial

3. Peça à equipe para feedbacks

É essencial manter os funcionários dentro do que na empresa, pois isso aumenta o envolvimento e decide qual estratégia de motivação implementar.

Crie um questionário com perguntas específicas que o ajudarão a determinar o que a maioria das pessoas na equipe parece considerar mais importante e como elas gostariam de ser recompensadas e empurradas para serem mais produtivas.

Ao realizar esta mini pesquisa, você poderá encontrar uma versão mais personalizada do seu plano original, que também garantirá seu sucesso.

Você ficará surpreso com a quantidade de comentários construtivos que os funcionários podem lhe fornecer, por isso é importante envolvê-los neste processo. Isso também os tornará mais envolvidos, o que ajudará a fazê-los trabalhar mais.

Encontrar maneiras de manter sua equipe motivada para executar no melhor dos casos é uma parte fundamental de qualquer papel de gerência. Se os líderes podem entender os fatores que levam os funcionários a atuar em níveis mais altos, eles podem aumentar o desempenho de departamentos inteiros.

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