Se você é um profissional de marketing digital, certamente domina habilidades e conhecimentos de diferentes profissões: marketing tradicional e mídia social, web design, redação, vendas, análise de dados e muitas outras. E, claro, não tem medo das novidades.

profissional de marketing

Mas o que é marketing digital? É a forma de trabalhar, no ambiente online, todas as ações do marketing tradicional. O principal objetivo é ajudar a organização a ganhar visibilidade e autoridade da marca, identificar e atrair novos leads, aumentar as conversões e vendas e expandir o negócio.

Habilidades necessárias para o profissional de marketing?

O marketing digital é a melhor ferramenta que as empresas atuais têm para se comunicarem diretamente com os consumidores. Isso ocorre de maneira personalizada e na hora que eles precisam, o que exige muito, muito trabalho e conhecimentos variados da equipe.

O profissional de marketing digital utiliza inúmeros instrumentos, métodos e métricas, de olho em um público, geralmente, grande. Para ter um bom resultado, precisa desenvolver habilidades essenciais, entre elas:

Trabalho em equipe

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Trabalhar em cooperação com pessoas de outras áreas da empresa que têm habilidades complementares é uma realidade constante do profissional de marketing digital. Por isso, é imprescindível ser capaz de atuar em equipe e de desenvolver contato e relacionamento com todos os níveis hierárquicos da organização.

Liderança e gestão

O profissional de marketing influencia outras pessoas o tempo todo. E quando se é o coordenador da equipe, passa a ser imprescindível aprender a lidar com um time diversificado, com diferentes conhecimentos e habilidades, cada um deles com suas vaidades. Incluem os especialistas em design e em SEO, os jornalistas, o analista de dados… Liderar e gerenciar esse batalhão exige delegação de tarefas e um esforço enorme para fazer com que todos permaneçam engajados e focados no resultado.

Comunicação

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Marketing digital e comunicação andam de mãos dadas. O profissional de marketing foca sempre em construir e manter relacionamentos fortes e duradouros, com base na confiança. E o ingrediente principal para o sucesso dessa missão é uma comunicação na dose certa, clara e na hora que o cliente precisa. Para alguns profissionais da equipe, como os jornalistas e redatores publicitários, exige-se também uma habilidade especial com a escrita.

Flexibilidade e adaptabilidade

Quando se trata de marketing digital, as mudanças constantes e as novidades fazem parte da rotina dos profissionais. Então, se você quer sobreviver nesse ambiente, trate de se preparar e se adaptar a esse cenário. Vai ter sempre uma atualização de algoritmo, uma ferramenta atualizada, novas versões, tecnologias e tendências… Ou seja, nunca ponha os pés no freio.

Criatividade e desafio

Com toda essa movimentação rápida e constante no mundo digital, vence o profissional de marketing que não tiver medo das situações desafiadoras e puder contar com uma dose extra de criatividade.

Aprendizado permanente

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O profissional de marketing deve ser um apaixonado por uma aprendizagem que não para nunca. Isso se deve também às mudanças que estão sempre batendo à porta. Se a pessoa parar, terá dificuldades para acompanhar o ritmo acelerado do mundo digital. Investir em aprendizado não significa ficar na escola para o resto da vida. Isso pode ser feito por meio de webinars, TEDs, inscrição em grupos online de profissionais da área, leitura, cursos de marketing digital e tradicional, inclusive pela internet etc.

Pensamento estratégico e analítico

As ações de um profissional de marketing não podem ser realizadas aleatoriamente, sem planejamento e com base no achismo. Nada disso. É preciso ser capaz de analisar cenários, dados e oportunidades e, a partir daí, construir uma estratégia de campanha ou redefinir um trabalho que não estiver dando o resultado esperado.

Confiabilidade

Marketing digital é uma área que trabalha junto com vários outros profissionais e muitos clientes e, para ter sucesso nos projetos é imprescindível contar com a confiança de todas essas pessoas. O caminho é construído com dedicação, cumprimento de prazos, persistência, disponibilidade, conhecimento técnico, aprendizado constante etc.

Conhecimentos específicos

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Veja aqui algumas ferramentas, métodos, métricas e outras “coisinhas” mais que o profissional / analista de marketing (ou a equipe) deve dominar bem:

  • Algoritmo
  • Analytics
  • Automação de marketing
  • B2B e B2C
  • Backlink
  • Benchmarking
  • Blog e Blog de negócios
  • Bounce Rate
  • Brainstorming
  • Branding
  • Budget
  • Buzz marketing
  • CAC – Custo de Aquisição por Cliente
  • Churn rate
  • CMS- Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
  • Co-Branding e Co-marketing
  • Conteúdo e Conteúdo Dinâmico
  • Conversão de leads
  • CPA – Custo por ação e CPC – Custo por Clique
  • CPM – Custo por Mil Impressões
  • CRM – Customer Relationship Management
  • CRO – Conversion Rate Optimization  
  • CTA- Call-to-Action
  • E-book e Engajamento
  • Fee
  • Funil de vendas
  • Google Webmaster Tools
  • Google+
  • Growth Hacking
  • Hashtag
  • Inbound Marketing e Outbound Marketing
  • KPI – Key Performance Indicator
  • Landing page
  • Link Building e Links patrocinados
  • Market Growth Rate
  • Market Share
  • Marketing de Permissão e Marketing Viral
  • Mídias sociais
  • Nutrição de Leads
  • Pageviews
  • Palavra-chave e Palavra-chave de cauda longa
  • Persona
  • Programa de afiliados
  • Remarketing
  • ROI
  • Segmentação de público
  • SEM e SEO
  • Taxas de Conversão, de Engajamento e de Rejeição do website
  • Testes A/B
  • Tráfego orgânico e Tráfego pago
  • Webinar

Esses são apenas alguns exemplos. Ah, você não sabe o significado de tudo isso? Não tem problema. Basta clicar aqui e acessar o Dicionário de Marketing. Você verá a definição de todos os itens acima e alguns outros.

Você curtiu esse post? Está interessado em engrossar os times de marketing digital espalhados pelo país afora? Boa sorte! A equipe da Webinsider está sempre pronta para apoiar você.

 

 

 

 

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