Projetos de comunicação incomunicáveis

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Outro dia vivi a difícil tarefa de contratar um profissional para trabalhar em um projeto web que tínhamos conquistado. É uma contradição: o mercado está cheio de pessoas disponíveis, é verdade, mas a maioria raramente atende a alguns requisitos dos projetos, da forma como entendo que deva ser.

Muitos projetos web são tratados de maneira superficial. Tecnologia e “design” são normalmente os dois principais pontos endereçados, mas em grande parte dos casos não atendem totalmente aos clientes na solução de seus problemas de negócio.



Falta comunicação. Salvo raras exceções, cansamos de ver por aí projetos serem conduzidos sem o entendimento real da vocação da internet e de como ela pode resolver os problemas de negócio das empresas. Dentre as várias possibilidades que a web nos proporciona, existe uma, a qual considero fundamental e que no final das contas não tem sido muito lembrada: a comunicação.



O mercado ainda está muito focado em tecnologia e os objetivos principais de comunicação das empresas através da internet ficam aquém das possibilidades que este novo meio pode proporcionar.



Falta planejamento. Sinto falta das agências de propaganda no processo. Apesar de ouvir sempre por aí que as agências perderam a mão, ou o bonde, vemos alguns modelos que deram certo. Como é o caso da DPTO, que desde lá no início da internet já se preocupava em ocupar o seu espaço no novo mundo. Lembro que na época, pouquíssimas agências se preocupavam com isso. A DPTO tem demonstrado o quanto é viável e estratégico inserir no mix da velha e boa propaganda as novas formas de se comunicar e fazer negócio na internet.



Acredito muito que a combinação do offline com online pode trazer grandes resultados, já que a mídia tradicional ainda é responsável pela maior penetração junto ao público. É o chamado “cross media”, aonde uma alavanca a outra, fazendo com que ações offline possam dar início ao processo de relacionamento que ocorre no mundo online.



Falta estratégia. A internet já se mostrou muito eficiente em reduzir custos e otimizar processos. Além disso, a web pode ser usada também como mais uma ferramenta
de marketing. Aliás, não apenas uma, mas várias ferramentas, já que pela sua flexibilidade podemos criar inúmeras soluções. Entretanto, para que isso aconteça, deve ser encarada como um forte componente nas estratégias de negócio das corporações.



Uma das grandes vantagens do meio online é o fator chamado Relacionamento. Conhecer seu prospect, convertê–lo em cliente e estabelecer uma comunicação para vender mais para ele e atender suas necessidades é agora uma questão estratégica para muitos negócios. Muita coisa pode ser medida e controlada.



Neste momento, aquela caixinha que mede a audiência do seu comercial ou da sua campanha, não está mais só no instituto de pesquisa, mas sim, também dentro da sua empresa, naquele servidorzinho numa salinha gelada, e que você pode acessar a qualquer momento antes de tomada de decisões.



Para concluir, o meio internet é novo e complexo, por isso a dificuldade em compreendê–lo. Requer muita exploração, estudo de viabilidade e análise dos benefícios que podem ser gerados para os clientes. Muito trabalho desse tipo já foi feito anteriormente pela indústria da comunicação, especialmente na propaganda, na tentativa de se vender produtos e serviços nos meios tradicionais.



Falta agora, então, estes profissionais experientes olharem para este novo meio. Já temos alguns fazendo isso, mas ainda existe muito espaço para publicitários criativos e estrategistas de marketing trabalhar mais a internet e repetir o sucesso das memoráveis campanhas neste novo e fértil terreno virtual que aí está. [Webinsider]

Igor Broseghini (igorbros@facemedia.com.br) é diretor da Facemedia Marketing Digital e professor.

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