Projetos enfeitados que perdem o fôlego logo

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Quando a sua empresa inicia um novo projeto de site, naturalmente você já se pergunta se ele é realmente necessário. E também procura entender as vantagens que ele trará e, principalmente, se vai gerar receita de alguma forma.

Provavelmente a resposta será sim para todas as perguntas. Mas e no longo prazo? Como esse projeto estará daqui a um ano, dois, ou cinco? Ele poderá ser atualizado por outro?

A pergunta é provocativa mesmo.

Certa vez estruturei um projeto muito interessante de divulgação de um produto. Foi montado um site sofisticado, com todos os recursos, apoiado por uma bela campanha de mídia.

Foi um sucesso. O cliente ficou satisfeito com os índices de acesso e comentários que recebeu.

À primeira vista, o projeto foi bem sucedido, mas na realidade o sucesso foi apenas parcial. Porque seis meses após o lançamento, o consumidor final não tinha mais motivo para entrar no site.

Já tinha conhecido o produto e visto milhares de imagens e vídeos. Com isso, a audiência do portal era sustentada apenas pelos novos visitantes atraídos pela mídia, e os antigos nunca mais voltaram.

O site já não tinha mais atrativos para trazê-los de volta.

Apesar de ter cumprido o papel imediato de divulgar o produto, ele perdeu a oportunidade de prosseguir divulgando o produto.

A oportunidade de conquistar o consumidor e estabelecer uma relação duradoura se perdeu com o tempo. Nada de novo foi criado.

Algumas perguntas

Para evitar que o mesmo ocorra com o seu projeto, creio que você pode fazer algumas perguntas sobre seu plano de comunicação:

Quando sua empresa solicita a criação de um portal, independentemente do seu tamanho, ele está enquadrado em um contexto maior?

Estará conectado com as campanhas e terá uma renovação de conteúdo para atrair aquele primeiro visitante curioso?

Grandes oportunidades são perdidas com essa visão de curto prazo do negócio, principalmente no meio web.

Uma alternativa para cobrir esse ?gap? que surgiu seria montar um site que se renove constantemente. Uma área básica como guarda-chuva e diversos outros conteúdos que atraem as visitas do seu consumidor.

Agora acrescente a isso um sistema de cadastros (com uma integração com CRM). Imagine o acervo de informações que o visitante concordou em dar, como seus gostos e preferências. Se você conseguir isso, terá muitas oportunidades para marketing e relacionamento aparecendo no horizonte da sua empresa.

Claro que isso demanda tempo e dinheiro, e nem sempre isso está disponível.

Mas o que muitas empresas não percebem é que, na grande maioria das vezes, um portal menos complexo, que vá se expandindo ao longo do tempo, pode se tornar mais rentável (tanto economicamente quanto em relacionamento) do que um mega portal caríssimo que não será renovado.

Exatamente como aconteceu com aquele portal da… como era o nome mesmo? [Webinsider]

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<strong>Alexandre Ibáñez Gómez</strong> (alexandre.ibanez@gmail.com) é publicitário e gerente de projeto, formado na ESPM e FGV. Trabalhou em agências online como TV1, Wunderman e Digitas-Publicis.

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4 respostas

  1. Você abordou um assunto muito pertinente, mas que é pouco observado. Aprendi com o seu artigo e sempre levarei em conta os tópicos listados.

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