Push marketing no aplicativo mobile ao seu alcance

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Este é o comportamento de todo o ser humano que tem um smartphone: aquele “comichão” para pegar o smartphone sempre que chega uma notificação push. Não conseguimos resistir ao impulso!

Do ponto de vista do marketing, devemos aproveitar este impulso para a comunicação com aqueles que aplicativos móveis (sem jamais chatear nosso público e nem levar ninguém a desinstalar o app. Mais sobre isso no final).

Assim sendo, vamos tentar ajudá-lo a aproveitar o canal push notifications (também conhecido como notificações push) para:

  • Promover produtos e serviços
  • Melhorar a experiência e fidelizar os clientes
  • Converter utilizadores do aplicativo em clientes

Se você chegou até aqui, sabemos que está cheio de boas ideias sobre como usar as notificações push para melhorar o seu negócio. Ainda assim, acreditamos que se continuar a ler o artigo vai aprender um pouco mais sobre como usar um app mobile push.

O que são notificações push

Notificações push são mensagens enviadas via Push Notification Service para um aplicativo móvel, visto no smartphone ou no tablet.

Seu cliente (vamos chamá-lo assim) que utiliza o seu aplicativo pode receber notificações de novas mensagens, contendo promoções, convites, alertas de proximidade, comentários em publicações, por exemplo. Mesmo quando não está utilizando o app.

A empresa que ainda não desenvolveu seu aplicativo móvel pode usar o QERO app e montar um app simples. É gratuito.

Para enviar as mensagens é preciso ter uma conta na E-goi.

Notificações Push são iguais a SMS?

São parecidas, mas são “animais” diferentes! Eis algumas diferenças:

  • As notificações push apenas podem ser enviadas para utilizadores que instalaram o seu app
  • Sempre que enviar uma notificação, as mensagens aparecem em destaque nos tablets e smartphones (iOS, Android e Windows Mobile)
  • As notificações podem ser personalizadas (limites de caracteres, linhas e formato) de acordo com o sistema operacional (iOS, Android, Windows).

Quais as vantagens das notificações push?

Para quem utiliza o seu aplicativo (seja QERO App ou outro), é uma forma conveniente (porque aparece em destaque nos smartphones deles) de receber, por exemplo:

  • Novidades e promoções
  • Informação útil (trânsito, notícias.. depende do negócio ou atividade)
  • Ter o contacto da sua empresa sempre à mão

Push marketing e o perfil do públicoVocê pode usar diferentes formatos para o conteúdo de suas mensagens.

Ao contrário dos e-mails, as notificações push não vão para a pasta de spam, não ficam esquecidas no inbox e têm o dobro da taxa de abertura dos e-mails. Também são um lembrete para que usem seu aplicativo.

Ou seja, as notificações push são eficazes porque permitem que você:

  • Comunique de acordo com expectativas e comportamentos de cada utilizador
  • Aumente a participação e fidelização dos utilizadores
  • Aumente a taxa de conversão e retenção.

Veja como criar e enviar notificações push para os utilizadores do seu app.

Nunca envie mensagens sem permissão

Então, com essas vantagens todas, trata-se de um canal de marketing de futuro? Depende de nós. Devemos tratar o poder de comunicar diretamente com os utilizadores dos nossos apps, através das notificações push, como um privilégio. Não como um direito.

Push Notifications devem ser mensagens úteis, relevantes e apropriadas ao contexto de cada utilizador.

Caso contrário iremos destruir esse poder. Os utilizadores vão ficar chateados, vão ignorar ou desabilitar as nossas notificações push ou até desinstalar os nossos aplicativos. E com toda a razão. [Webinsider]

Hugo Pascoal é Gerente de Marketing da E-goi Brasil, ferramenta de email marketing que oferece um alto nível de relacionamento, integrando vários canais digitais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *