Quando você parou de sonhar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nada pode deter o homem com a atitude correta de atingir o seu objetivo, como também nada na Terra pode ajudar o homem com a atitude errada.
Thomas Jefferson

Oi, tudo bem? Preciso de uma ajuda rápida… você pode me tirar uma dúvida?

Responda-me, você tem sonhos? De verdade, você tem um sonho… bacana, alegre, divertido? Você tem?

Parece até aquela conversa de quando você era criança, até foi se você forçar a memória. Seus pais, tios ou amigos, todos querendo saber qual o seu sonho ou o que você queria ser quando crescer. Você ainda lembra?

Pois é… mas aí o tempo passa… você cresce… seus pais querem que você não seja um traste… saia logo de casa… arrume um emprego, se torne responsável e pare de “pensar besteiras”. Como assim, besteira? O meu sonho de repente virou uma besteira? SIM. Para seus pais, amigos, a escola, a sociedade em geral, todos querem mais que você trabalhe, produza e pare de torrar a paciência com essas historinhas.

Em outras palavras, deixe de sonhar e não seja um merda! Bem vindo a seleção natural.

Calma, não fique nervoso. Nada de ligar excomungando seus pais. Por essa fase todo mundo passa. Ela se chama seleção natural. Ou se preferir, prova de persistência. Simples assim, ou você segue seu sonho ou é empurrado como os 99% dos mortais para um cotidiano medíocre, uma rotina apática, uma ordem social.

Isso mesmo, tudo que você passou foi um teste, para saber qual é a sua força de vontade em acreditar nos seus sonhos. Um teste para ver se qualquer um pode derrubá-lo e fazer desistir. Continuar, depende e sempre dependeu somente de você. E quer uma verdade? Existe 99% de chances de que você caiu nessa.

Quer outra verdade? Fique tranquilo, pois na vida você sempre terá 50% de chances de acertar e 50% de errar. Você sempre vai ter escolhas, sempre pode recomeçar. Sempre pode tentar quebrar a banca.

E quer saber o que acontece com aqueles 1%? Eles não esqueceram do sonho. Não esqueceram a pergunta mágica: O que eu quero ser quando crescer? E isso, somado ao tempo, conhecimento e aprendizado, chama-se de felicidade, ou o quase seu lugar ao Sol.

Quando você vai voltar a sonhar?

Agora uma pergunta: Quem afinal, colocou você nesse caminho? A resposta… você mesmo.
E quer saber como? Nas suas escolhas pensando em ser aceito. Nas vezes que você desistiu. Até nos amigos que você escolheu… isso mesmo, seus amigos meu chapa. Você escolheu, por afinidade, praticidade ou interesse. Seja o que for, você os escolheu.

Quero saber quem você é? Com quem andas? Quem eles são? Se te incentivam? Ajudam? Ou apenas te puxam para trás? Conte-me… Para exemplificar, conheço três tipos de pessoas:

  • as inteligentes – que conversam sobre ideias;
  • as normais – que conversam sobre fatos do seu tempo…
  • e as medíocres – que conversam sobre as outras pessoas

E você? Sobre o que você e seus amigos conversam? Quais são os assuntos? Qual o papo de domingo à tarde? Será mesmo que aquele chopp está valendo ou é hora de jogar um pouco de conteúdo nesse corpo?

O universo a seu favor:

Seu sonho pode ser uma casa, uma profissão, sua empresa ou uma viagem para Bora Bora. Seja o que for, é seu, somente seu. Sem julgamento, dúvida ou medo.

E nada de reclamar, afinal a vida não exige muito. Em todas decisões, você vai sempre ter 50% de chance de acertar e 50% de errar. Isso e pronto. Se você tiver 51%, vem logo me visitar na Wall Street e vamos ficar milionários.

Anote: Para tudo na vida o jogo é 50 / 50, a diferença está apenas na insistência. O bom e velho tentativa e erro. Quanto mais tentar, mais 50% de chances você vai ter de chegar mais perto do seu sonho.

Para quem já aprendeu essa regra, o universo começa a conspirar. São 3 passos:

  • Trabalho (significa planejar e correr para onde você quer chegar);
  • Esforço (ação continuada, cair, levantar, tentar de novo e continuar)
  • Conquista (ou realizar, a cada passo, um aprendizado e uma vitória)

Para quem ainda não sabe como transformar seu sonho em meta, imagine:

  • Tempo determinado no futuro (imagine qual o dia, mês e ano?);
  • Que ação você que está realizando (algo que resuma esse seu sonho);
  • Sentimento (qual a sua alegria ao realizar essa conquista)

Simples? Escrevendo até parece, quero ver você iniciar isso agora e em 1 ano me contar do seu sonho. Devo estar em NY ou Paris, mas prometo que se me visitar, pago as bebidas. Combinado?

Se tiver alguma dúvida, lembre de Fernando Pessoa: você é sempre do tamanho do seu sonho… Se sonhar pequeno, você vai ser pequeno. Se tiver sonhos ousados, vai brilhar, se diferenciar da multidão morna, chata, bem mais ou menos.

Para fechar esse artigo, uma última: Quando foi que você parou de sonhar?
[Webinsider]

…………………………

Esse artigo faz parte do Livro Gestão 40-20-40 de Iuri Brito (ainda não publicado no Brasil).
Para ler a lista completa, basta acessar os seguintes posts:

Artigos do Livro:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. errado, qual expectativa de vida você tem?
    Você simplesmente é mais pobre de vida e espirito do que a garota negra e pobre que você citou.
    O único ‘infelizmente’ desta situação é que você, mesmo com tanta arrogância e pobreza, também tem seus 50% em tudo.

    Iuri, seu texto é ótimo. Acabei de receber de um velho amigo e é algo que realmente nos faz pensar. Mas ainda não consegui responder sua pergunta para eu mesmo, vou conseguir isso. rs

    Abraços

  2. Iuri, excelente artigo!

    Palavras motivadoras para que os sonhos nunca cessem e consigamos tornar idéias em destino.

    Parabéns!

  3. Infelizmente, seu texto está errado. Vivemos numa teia onde cada aranha altera o destino da outra, por sorte ou por azar. Vc pode sonhar e colocar em pratica seus sonhos com toda devoção e conhecimento, mas se a outra aranha tiver mais sorte, ela te engole impiedosamente. Sinceramente, vc ainda vive no mundo da Xuxa: “Acreditem nos seus sonhos baixinhos!”? Vc acha que uma menina pobre, feia e negra pode mudar o proprio destino? Se tiver sorte, fará parte dos 1%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *