Quanto custa abrir um canal de vendas online?

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Digamos que você tenha um produto e deseja ampliar as fronteiras de seu negócio ao utilizar a internet como um canal de vendas para seus produtos e serviços. Quanto custa ter uma loja virtual?

Diversas questões estão diretamente ligadas a esta primeira e são igualmente importantes para uma composição de preços. Dentre elas, destacam-se:

  • Devo desenvolver ou contratar uma solução pronta?
  • Onde hospedar a loja virtual?
  • Como implementar a logística de envio?
  • Como divulgar a loja virtual?
  • Quais as formas de pagamento a loja deve oferecer?
  • Como implementar uma política de segurança eficaz?

Os custos para a implementação e manutenção de um site de e-commerce variam tremendamente, de acordo com os caminhos adotados pela empresa para estas perguntas fundamentais. Excluindo-se os picos milionários e os vales irreais, ainda assim os valores são bastante amplos, variando de 5 a 500 mil reais.

Neste artigo, serão abordadas as duas primeiras questões acima, que estão intimamente relacionadas. Mas antes, vamos a um pouco de história da web comercial.

Na primeira fase da internet, de 1995 até 1998, foram poucas as empresas que se aventuraram a criar lojas virtuais. As poucas que existiam eram bastante rudimentares, assim como a tecnologia web na qual se apoiavam. A maioria das empresas criou sites institucionais ou catálogos eletrônicos estáticos.

Naquela época, o carrinho de compras era um link para o e-mail da loja, ou no máximo levava o visitante a um formulário para digitação de seus dados e dos produtos escolhidos. Este formulário era então enviado por e-mail ao lojista. O pagamento era feito 100% offline, através de depósito bancário identificado ou boleto bancário.

A partir de 1998, as empresas começaram a investir mais pesadamente em seus sites, preparando-se para a chamada “nova economia”. Era o começo da bolha da internet, que todos sabem como terminou, em meados de 2001. O principal meio de pagamento online era o cartão de crédito, com autorização digitada via POS ou PDV dedicado, a chamada “assinatura em arquivo”, sem qualquer integração com os bancos emissores e sem segurança contra o temido “chargeback”.

Durante esta segunda fase, começaram a surgir empresas especializadas na criação de sites de e-commerce, desenvolvendo projetos ambiciosos e caros, condizentes com os generosos aportes de capital típicos desta época.

A partir de 2002, após o estouro da bolha e o fechamento de muitos sites ?promissores?, os orçamentos para web minguaram novamente. Algumas empresas de desenvolvimento web que sobreviveram a este período pós-bolha utilizaram de sua experiência com grandes projetos de e-commerce e criaram soluções de e-commerce no recém criado modelo ASP (Application Service Provider).

Este modelo parte do princípio de que o software é disponibilizado como um serviço, e de que a infra-estrutura que o sustenta não é de responsabilidade da empresa contratante.

Esta soluções prontas, a princípio ignoradas pelas grandes empresas, vêm sendo adotadas cada vez mais por sites de e-commerce de varejo (B2C) e de atacado (B2B) de todos os portes. A cada versão destes sistemas, as novas funcionalidades ficam disponíveis para todas os sites que utilizam a tecnologia, em geral sem custos adicionais para o lojista.

Há várias soluções disponíveis (uma delas é a da minha empresa, é preciso dizer). Neste modelo o cliente administra seu site pelo browser, não se preocupa com equipamentos e nem com a contratação de especialistas para o desenvolvimento e suporte do sistema.

Voltando à pergunta inicial, é uma questão de fazer as contas e calcular o quanto você pode vender. Considere que uma loja virtual self-service pode custar 5 mil reais. Se a solução da loja combina com seu produto e a balança do custo/benefício de seu negócio pender para o lado bom, você já tem um parâmetro. [Webinsider]

.

<strong>Eduardo Lima</strong> (eduardo@rumo.com.br) é executivo de mercado da <strong><a href="http://www.rumo.com.br/" rel="externo">Rumo Informática</a></strong>

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27 respostas

  1. as pessoas interessadas podem entrar em contato comingo e mostrarei como criar sua prorpia loja virtual.

  2. perdoe, mais eu quero saber como abrir um site para vendas de minhas apostilhas, sie que com R$50.00 cinquenta reais. voces podem me ajudar.já que ninguem sabe me informar?

  3. ..GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA MAONTAR UM SITE CE VENDER MEUS PRODUTOS(MERCADORIAS ROUPAS & ACESSORIOS, AP. ELETRONICOS, ETC)

    …..GOSTARIA DE MONTAR EM MINHA CASA, NO COMEÇO, POIS, ASSIM, O GASTO SERIA MENOSR…

    ….FICAREI ESPERANDO UMA RESPOSTA O MAIS BEVE POSSIVEL…..

    …ESPERO O RETORNO DE VCS….
    FONES (017) 9737-1117 9609-7507
    (017) 3232-4301 32165982

    ANA PAULA & MARCIO HARITSCH

  4. É de ficar puto quando você clica no título de uma matéria que fala de um asssunto, e quando vai ver a matéria fala de outra coisa.

  5. queero saber como montar um site de vendas para vender meus produtos. quanto isso vai mim custar e possivel montar da minha da minha propia casa?

  6. Concordo com a maioria dos comentários. Muito imcompleta a matéria. Cadê a resposta para as perguntas feitas no próprio artigo:

    * Devo desenvolver ou contratar uma solução pronta?
    * Onde hospedar a loja virtual?
    * Como implementar a logística de envio?
    * Como divulgar a loja virtual?
    * Quais as formas de pagamento a loja deve oferecer?
    * Como implementar uma política de segurança eficaz?

    Espero que o autor possa respondê-las no seu próximo artigo.
    Estamos no aguardo!

  7. Zen-cart???

    Você só pode estar brincando…

    Melhor não inventar: este ano o FastCommerce completa 10 anos de mercado.

    Tenho loja lá desde 1998, e eles estão sempre atualizando as funcionalidades.

    Meu webdesigner já está migrando o site para AJAX com CSS 2.1, tableless etc.

    Estou usando o Google Analytics para auditar e acompanhar a visitação e estou muito satisfeito!

  8. Achei muito fraca a matéria, deveria nos explicar mais como eram feitas as transações via Cartão de Crédito.
    Minha empresa é especializada em E-Commerce, desenvolvemos mais de 1.200 sites nestes 3 anos de existencia.
    Lojas a partir de 14,90/mês com um pequena taxa de implementação.

    Apenas aviso que não utilizem o Virtua Store 3.0, pois se o cliente tiver mais de 300 produtos, aí bau-bau.

    Sugiro o Zen-Cart que é mais completa, para os mais leigos do assunto.

  9. Discordo totalmente do comentário feito pelo Francisco, tenho diversos clientes que utilizam o FastCommerce e nunca tive problemas para personalizar as lojas.

    Sempre fui muito bem assessorado pela equipe de suporte, que me auxilia em eventuais dúvidas.

    Gostaria de parabenizá-los pela matéria e principalmente pela solução de e-commerce disponibilizada.

  10. Faltou dizer que o código html resultante num site Fast Commerce (o outro nome da Rumo)é absurdo. Excesso de tabelas aninhadas e css ultrapassado e redundante,dificultam por demais o trabalho dos webdesigners, já que clientes mesmo pequenos não estão dispostos a altos investimentos, mas também não abrem mão de ter uma loja virtual diferenciada da concorrência. E este abacaxi acaba caindo na mão do designer. Neste aspecto acho que a Rumo tem muito que melhorar.

  11. Pelo amor de Deus, pessoal!

    Se for fazer uma loja virtual séria, JAMAIS entrem numa de usar estes códigos tipo oscomerce ou virtustore.

    Tentei com estes dois e gastei mais do que se tivesse contratado uma empresa para fazer do zero.

    Depois de muito pesquisar, parti para uma solução consagrada e com suporte, e minha loja ficou pronta em 10 dias.

    Minha recomendação: procurem e comparem!!!

  12. Tenho bastante experiência no assunto e-commerce, já que há anos (desde a época remota do catálogo eletrônico) me envolvo nessa parte da web e gosto.

    Entrei nesse artigo ávido por novidades ou por um conteúdo realmente amplo sobre um assunto que por si só é amplo.

    É uma grande verdade que muitos comerciantes estejam adotando ferramentas prontas, em sua maioria para pequenos lojistas, pois qualquer ferramenta que deseja atingir uma grande quantidade de clientes não satisfaz a todos, pois é por demais genérica. Uma loja personalizada deve satisfazer completamente o lojista, pois tem as ferramentas que ele precisa e usa diariamente.

    No entanto, existem também muitos softwares gratuitos completíssimos e modulares, oferecidos largamente na internet – e muito utilizados por programadores nas implementações aos clientes. O pessoal que cobra baratinho pra fazer uma loja virtual. Alguns dos melhores exemplos são o osCommerce (www.oscommerce.com), o VirtuaStore, CubeCart e o PHPShop.

    Seria muito interessante também abordar no artigo a questão das formas de pagamento. Assim como existem hoje os revendedores de lojas virtuais, existem os revendedores de soluções de pagamento. Não é mais preciso possuir os convênios de recebimento bancário ou pagar mensalidades absurdas para aceitar cartão de crédito. Algumas soluções são mais baratas que outras, mais fáceis que outras ou com menos burocracia, mas todas tem sua aplicação a cada lojista. Adoraria ler uma matéria aqui sobre isso. Algumas ferramentas que conheço:

    http://www.SendEP.com.br
    http://www.CobreBem.com.br
    http://www.f2b.com.br
    http://www.BRPay.com.br
    http://www.PayPal.com [não tem no Brasil]

    Sobre o jabá, nada contra, se o artigo tivesse sido realmente completo e não apenas um pano de fundo para a propaganda.

    My two cents

  13. Eu acho que se o autor colocasse nome de 3 ou 4 softwares, e fizesse comparações, seria de mais valia. Eu tenho um projeto de um site de leilão reverso mas como posso por em pratica se não tenho paramentros de qual ferram,enta me atende, dentre tantas no mercado. Quem souber das tantas boas, me procure.

  14. No começo do artigo o autor se compromete em dizer muitas coisas, mas no fim ele acaba com uma simples sugestão, porém eficiênte indicando modelos prontos inclusive o de sua empresa.

  15. Acho que o artigo foi muito superficial. Achei que iria tratar de assuntos mais co-relacionados a implantação de uma Loja Virtual. Poderia até puxar sardinha para software de terceiros, mas que pelo menos mostrasse por A + B que isso seria o melhor caminho. Colocar no papel o que realmente importa, e não citar aula de história da internet.

    []s

  16. Ao avaliar as soluções para criar lojas virtuais (fastcommerce, locaweb, miraculla, etc), é sempre bom ouvir os lojistas que as utilizam.

    Converse com eles antes de tomar qualquer decisão por uma ou por outra!

  17. Boa matéria, mas incompleta!

    Sugiro que façam um artigo comparando as melhores soluções prontas do mercado brasileiro.

  18. Apesar de discorrer brevemente sobre e-commerce não concordo com um artigo superficial para encobertar um jabá descarado. Acredito que não é nada bom e tão pouco vale a pena, ao meu ver, o melhor jabá é apenas um bom artigo. Boa sorte no próximo. 🙂

  19. Quero agradecer pela matéria.

    Paguei uma nota preta pelo desenvolvimento de minha loja, que até hoje não funciona direito.

    Estou partindo para uma solução pronta conforme aponta o autor da matéria.

    Com algumas horas de trabalho, minha nova loja virtual já está mais completa que o projeto que contratei a meses!

  20. Achei bem interessante os tópicos que foram comentados.

    Os outros itens consegui esclarecimentos pelo autor da matéria.

    Sds.

  21. Boa matéria. Gostei da história da web comercial.

    Realmente hoje em dia a relação custo x benefício de um sistema self-service para criar loja é muito boa. E esta tecnologia da rumo é a melhor do mercado.

    Parabéns pela matéria.

  22. Gostei muito da matéria, parabéns.

    Atualmente temos diversas empresas que oferecem e-commerce, com preços variados, mas muito mais baratos que uma solução pronta.

    Vale a pena conhecer.

    Obrigado.

  23. Achei interessante a matéria mas muito superficial. Esperava ao final da matéria, ter informações mais concretas sobre como e quanto custa abrir um canal de vendas on-line.

    Não acho que o autor tenha tendido a fazer propaganda em benefício próprio, sua matéira fala com propriedade de quem trabalha no ramo, mas ao meu ver, de forma muito generalizada.

    Paula

  24. Mais um artigo desnecessário ao meu ver, parecia que iria abordar tópicos interessante sobre o assunto, mas infelizmente descambou para um promoção da própria empresa do autor.

    Enfim mas um artigo que não precisava estar aqui!

  25. Ótima matéria, vendeu bem o peixe rs rs brincadeira.
    Hoje em dia acho a Rumo um ótimo sistema de e-commerce se não o melhor, mais que trabalha de uma forma quase insustentável para as pequenas lojas, hoje tenho uma loja de cliente na Rumo o retorno é bom mais os investimentos são altos, não acho justo o cobrado por trafego, hoje já estou vendo sistemas muito bons também trabalhando por trafego de vendas, isso acho que seria legal para a Rumo, diariamente recebo vários pedidos orçamentos de lojas querendo migrar da Rumo, infelizmente pois me contento somente em fazer layout para essas lojas e criar a publicidade, em 95% dos casos sou obrigado a negar uma outra solução por falta de qualificação das aplicações hoje no mercado, só aceito fazer a migração quando a loja deixa de ser loja e se torna um catalogo, ai a historia é outra.

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