Quatro boas práticas para sites

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Segundo pesquisa da SiriusDecisions, hoje, no momento em que um prospect interage com a área comercial, 70% do processo de compra já pode ser considerado completo. E isto se deve à facilidade de acesso às informações disponíveis na internet, que viabiliza uma pré-venda quase que proativa. Em um cenário como esse, aperfeiçoar o site da empresa, melhorar seu conteúdo e facilitar o engajamento do consumidor, tornam-se necessidades vitais para converter em receita a experiência de quem acessa o seu site.

Estabeleça sua mensagem

A sua mensagem deve chegar ao leitor de maneira clara, oferecendo um conteúdo de valor para ajudá-lo em sua decisão de compra. Inclua depoimentos de clientes e frases de impacto de líderes de opinião em canais como blog, vídeos e páginas com cases de sucesso, mantendo seu site sempre atualizado e com informações relevantes.

Motive a equipe a escrever sobre sua área de atuação, assim como autores convidados para discutir as tendências do setor. A ideia é gerar conteúdo relevante e disponível a quem se interessar. Pense em novas maneiras de oferecer a informação, como uma série de vídeos em que um executivo responde às perguntas de consumidores e mostre o seu conhecimento sobre certo produto.

Forneça conteúdo relevante

Desenvolva um layout atraente de fácil compreensão para o seu site, o design pode ser baseado em portais de revistas. Produza conteúdo gratuito, pois isso aumentará sua visibilidade. Facilite também a navegação e recomende outras sessões da página, possibilitando ao internauta várias opções de conteúdo em um só lugar. Isso vai mantê-lo interessado no que você tem a oferecer.

Para fazer com que o consumidor conheça mais detalhes da sua empresa, procure integrar os seguintes tópicos:

  • Mensagem corporativa e de marca;
  • Blog de conteúdo relevante que aborde os temas de interesse do cliente;
  • Qualquer produto ou vídeos relacionado a parceiros que forneçam uma visão mais profunda sobre a empresa;
  • Infográficos que simplifiquem os ideais da corporação e incluam outras perspectivas sobre a organização.

Foque no cliente

O conteúdo do site precisa ser autêntico e confiável, assegurando sua credibilidade. Tenha certeza que as informações e resultados sejam específicos e focados. Experimente sugerir páginas e temas baseados nos interesses do consumidor, histórico de pesquisa etc. Não subestime os visitantes do site e esteja sempre receptivo ao feedback.

Algumas táticas podem ajudar a melhorar ainda mais a navegação:

  • Experimente testar botões diferentes e veja qual deles garante maior número de cliques;
  • Reúna estatísticas dos testes e analise sua ligação com áreas específicas do site;
  • Atente-se para o tempo gasto em seu site e qual a origem do tráfego;
  • Tenha esses dados sempre em mente para entender e controlar com precisão os resultados do acesso ao site.

Crie estratégias em redes sociais

Pense no site como um hub onde todos os outros canais precisam estar conectados para funcionar perfeitamente. Crie estratégias para o uso de SlideShare, blogs, Twitter, Facebook e outras redes. Promova o endereço através de seus canais nas redes sociais e acompanhe esse desenvolvimento para poder analisar o que realmente importa ao seu público, entendendo em quais assuntos o engajamento deles é maior.

Lembre-se de complementar suas atividades através de vários canais, incluindo redes sociais, dispositivos móveis, aplicativos e canais de vídeo como YouTube e Vimeo. Mantenha o seu website interativo, com seções de vídeos para Q&A, divulgação de eventos e novidades sobre produtos e a empresa. [Webinsider]

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Daniel Incandela (@danielincandela) é diretor de Marketing Interativo da ExactTarget, provedora global de soluções de marketing interativo.

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