Quatro redes e um dilema em relação ao usuário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No evento Web 2.0 da Revista Info, organizado em São Paulo, no dia 17 de setembro, pudemos ver que ainda temos poucas experiências concretas nas empresas na implantação de projetos colaborativos, utilizando as novas tecnologias e participativas disponíveis (vou evitar usar o termo web 2.0 para diminuir resistências).

Na verdade, as instituições estão tateando nesse mundo colaborativo.

Lá, pudemos ouvir o relato da experiência dos portais de conteúdo (UOL, Terra e Globo Online) com a abertura de comentários para leitores, blogs e comunidades, do qual participei.

E algumas experiências Wikis em empresas, no caso da Amil e Hering. E uma rede colaborativa da Le Postiche.

Na verdade, o que a maioria queria saber, pelos papos que tive nos corredores do evento, é o que vai acontecer com o nosso velho portal, tanto na internet como na intranet.

E, para variar, os alarmistas de plantão, consideram que é preto ou branco. Ou agora é tudo colaborativo. Ou ainda que tudo fica como antes, no quartel online de Abrantes!

Mas ao que tudo indica, teremos um cinza hiper-multicolorido.

A história dos sistemas de informação demonstra que uma nova etapa que surge, a partir de novas tecnologias de comunicação, parte da assimilação e incorporação da anterior, modificando-a com o tempo, para a instauração de uma nova fase, permitindo uma melhor dinâmica da circulação de idéias, troca de conhecimento e, por sua vez, ampliação da competitividade, com geração de riqueza para os que dela tiram proveito.

Ninguém deixou de gesticular quando passamos a falar. Ou ficou mudo, ao escrevermos. E nem deixamos de escrever, quando pudemos falar a distância pelo rádio ou aparecer de corpo inteiro na televisão.

Houve modificações e adaptações, mas não substituições. E quem se apropriou desses instrumentos com mais inteligência, teve vantagens.

Assim, pela experiência adquirida, os novos ambientes colaborativos se incorporarão e se integrarão ao que já temos de forma rápida, pois é um elemento de competição em direção ao mercado futuro. Ajudarão a consolidar as redes existentes, dinamizando-as e criando novas na perspectiva de ampliar e dinamizar o conhecimento, peça fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

Hoje, já podemos identificar quatro tipos de topologias de rede que já convivem no mundo da cibercultura, a primeira mais tradicional e majoritária e as outras incipientes, mas tendendo a rápida expansão.

Quatro tipo de topologias de rede

1. Tipo de rede: vertical (majoritária)
Característica: eu coloco conteúdo e você consome;
Aplicação na internet: a maioria dos sites hoje da internet e intranet.

2. Tipo de rede: horizontal direta sem alteração de conteúdo original (em expansão);
Característica: eu coloco conteúdo e você comenta;
Aplicação na internet: portais como UOL, Terra e Globo, quando permitem comentários nas notícias;

3. Tipo de rede: horizontal indireta sem alteração de conteúdo original (em expansão);
Característica: eu deixo você colocar criar a sua rede horizontal simples;
Aplicação na internet: Globoonliners, quando permite que usuários criem seus blogs e comunidades;

4. Tipo de rede: horizontal com alteração de conteúdo original (em expansão);
Característica: eu coloco o meu conteúdo e você pode alterá-lo;
Aplicação na internet: Wikipedia, Wiki da Amil e da Hering.

A tendência dos portais não será adotar uma ou outra destas topologias de rede, mas integrá-las, pois cada setor, segmento, tipo de informação se tornará mais dinâmico a usar determinada topologia, a saber:

  • O planejamento estratégico, por exemplo, é um registro de um determinado momento e vale como um documento importante a ser armazenado. Encaixa-se melhor na topologia vertical, sem comentários. É um registro.
  • Já as avaliações do planejamento, na sua aplicação e específicas, podem ser incorporados no rodapé do mesmo, complementando-o e enriquecendo-o ao longo do tempo;
  • As pessoas podem ainda complementar as idéias do planejamento estratégico, através dos seus blogs e comunidades, detalhando-as e adaptando para cada uma das áreas da instituição e incluir esses comentários também ao rodapé do documento original, (tantos os feitos nos blogs e nas comunidades);
  • E pode-se ainda ter uma reconstrução do planejamento estratégico no formato wiki, como que um ser vivo que vai se modificando por toda a organização, a partir do documento original preservado, criando um novo ao longo do tempo.

São necessidades diferentes, que exigem topologias de rede distintas e ferramentas específicas, que, no seu conjunto e uso, vão dar para aquele grupo um dinamismo interessante.

O desafio agora é ter ferramentas, conceitos e capacitação dos incentivadores da rede para integrar esses quatro modelos e tornar isso tudo amigável e transparente para que o conhecimento flua cada vez de forma mais invisível para os participantes.

Essa é a grande oportunidade para os profissionais que trabalham com rede e o desafio para as empresas que vão contratá-los.

A idéia é que esses profissionais sejam capazes de deixar que de cada blog, novo espaço de trabalho nas empresas, cada um coloque a informação ali e de lá para qualquer lugar, como nas comunidades, no ambiente wiki, no portal institucional e vice-versa.

A internet e intranet passam a ser uma grande rede social, integrando os quatro ambientes disponíveis, e de cada lugar será possível compartilhar conhecimento nas diferentes topologias que cada informação exige.

Esse é o novo conceito! Um bom novo dilema para a sociedade em rede.

Quem conseguir resolvê-lo com mais rapidez e eficiência vai sair na frente e conseguirá, com certeza, um espaço especial com vista para o mar do futuro. [Webinsider]

.

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *