Quem controla a sua vida: fatores externos ou força de vontade?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Culpar os outros, arrumar desculpas ou ficar justificando-se a todo instante, para si mesmo ou para os outros, não ajuda em nada na solução dos problemas, sejam eles na esfera pessoal ou profissional.

Somos mestres em culpar os outros, as circunstâncias que se formaram à sua revelia, a concorrência e, em casos mais extremos, a nossa própria formação, genética ou cultural, para justificar nossos problemas.

Quando delegamos toda a responsabilidade sobre o que recai sobre nós a fatores alheios a nós, assinamos embaixo a nossa incapacidade diante da vida, assumindo a partir daí o único papel que sobra na história: o de vítima.

Pessoas com iniciativa criam suas próprias circunstâncias e, a partir delas, constroem oportunidades. Assumem um comportamento proativo, mesmo diante das dificuldades, transformando-as não em obstáculos intransponíveis, mas em degraus, que vão galgando um-a-um na construção da sua própria história de sucesso.

Mesmo que necessitem tomar decisões rápidas, elas as tomam com base na presença de espírito e na preparação que adquiriram ao longo da vida e das experiências acumuladas. Elas não agem por impulso, pois sabem que se impulso fosse garantia de sucesso, os cangurus teriam dominado o mundo.

O que você pode fazer hoje para melhorar suas circunstâncias ou para criar as suas próprias oportunidades de sucesso? Qual grau de iniciativa você demonstra nos momentos difíceis, em que é preciso coragem para vencer não apenas o drama externo, mas o nosso próprio “eu” e suas crenças limitantes? Coragem, como sintetizou o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudy Giuliani, significa saber administrar o medo e não simplesmente ter ausência de medo.

Porém, frente às adversidades, a importância que damos às nossas fraquezas, usando-as como justificativa para derrubar nossa auto-estima acaba sendo, quase sempre, o caminho mais fácil, já que ajuda a mantermos a nossa zona de conforto.

A nossa confiança deve sustentar-se não apenas no que vestimos por fora, mas principalmente pela serenidade e autoliderança que nos revestem interiormente. Assumindo esse controle diariamente em nossa vida é uma das formas que temos para influenciar aquilo que chamamos de destino. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *