Quer divulgar um carro? Alugue um bom blogueiro

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Esse é um artigo que nasceu a partir da reflexão sobre monetização da reputação e avaliação de ROI em campanha de mídia social.

A campanha de mídia social da Nissan para o lançamento de um de seus produtos está utilizando um blog que vai contar a experiência de um autor ao utilizar o carro.

Sem dúvida, uma boa sacada, pois o blogueiro Cristiano Dias vai utilizar o automóvel no momento em que muda com a família do Rio de Janeiro para São Paulo e se adapta ao ritmo da cidade.

Mas como é isso de campanha de mídia social? Qual a relevância disso e qual o resultado?

Ao perceber o lançamento da campanha através do @interney (Edney, diretor da empresa responsável pela campanha) e depois ver o tweet do próprio blogueiro, é fácil perceber um pouco mais sobre uma campanha de mídia social.

Primeiramente, acredito que o valor da ação está na legitimidade em colocar o produto à prova no uso real.

Outro fato é o canal aberto para outros clientes ou pessoas interessadas no produto poderem falar abertamente sobre vantagens e desvantagens, satisfação ou desejo (um que é também um ótimo ambiente de pesquisa).

Como isso vai evoluir, só o tempo vai dizer. Mas ao analisar os primeiros resultados da ação, é impressionante a capacidade do fato (a campanha de mídia social) gerar repercussão muito rápido. E por que isso?

Como dissemos antes, a capacidade de alguns em proliferar mensagens através das redes será cada vez mais importante para as marcas.

Me parece que as pessoas inicialmente ficam curiosas em ver um blogueiro (que conhecem ou de quem já ouviram falar) participando desse reality show. E isso é maior do que o interesse pelo produto ou a marca em si. E digo isso baseado numa comparação matemática: a métrica de retuits gerados pelo @interney (apenas 7 indicações) e @crisdias (22 retweets).

No Tweet de @interney ele fala da campanha e do produto. No do @crisdias ele é sagaz e ressuscita a polêmica de blogueiro ser pago para falar de um produto. (E o @interney tem três vezes mais seguidores que o @crisdias). Mas em menos de quatro horas após escrever no Twitter, @criasdias conseguiu gerar mais de 1.400 visitas ao blog do produto.

Qual o valor disso levando em consideração o modelo de click-through em mídia online (banners)? Faço uma estimativa de R$ 14 mil reais em mídia, simplesmente por fazer um depoimento (entenda mais sobre essa estimativa)

Ao analisar a média do @crisdias no Twitter, cheguei a um volume médio de 200 a 300 cliques no seus tweets. Ou seja, se ele escrever sobre a experiência com o carro de 20 a 30 tweets no mês isso pode representar R$ 80 mil reais em mídia (entenda essa conta). Ou seja, R$ 100 mil reais de ROI no primeiro mês do projeto.

Isso é mídia social: usar as pessoas como o veículo de propagação. E a propaganda vai continuar comprando ou alugando a credibilidade das pessoas, como já vem fazendo desde que propaganda é propaganda. A diferença está em como fazer isso no modelo em rede.

Mas diz ai Cris, quanto custa o aluguel? [Webinsider]

.

P.S.:

1. Acompanhe o que a tuitosfera está falando sobre isso
2. Também estou no twitter: gilbermachado

.

<strong>Gilber Machado</strong> (gilber@e-brand.com.br) é diretor executivo da <strong><a href="http://www.e-brand.com.br" rel="externo">e-brand</a></strong> e consultor de inovação da <strong><a href="http://www.inbate.com.br/" rel="externo">InBate</a></strong>.

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5 respostas

  1. Pingback: “Mimar” os blogueiros basta para sua marca? | Blog dos Alunos da Metô
  2. Pingback: “Mimar” os blogueiros basta para sua marca? | Mídia Boom | Comunicação Digital e Mídias Sociais
  3. Achei muito interessante o artigo, em tempos de crise precisamos explorar mais as ferramentas de mídia espontânea, gerando melhores resultados para nossos cliente.

    Adorei a case que o Pedro citou em seu comentário, muito criativa e parabéns para a GM que investe em conteúdo de qualidade para os internautas.

  4. A GM também arriscou esta estratégia contrantando alguns blogueiros de vários países para um reality show (http://reality.ontheroadagain.la/pt-br/) onde eles deveriam, utilizando um carro da GM, passar por vários locais registrando a aventura com fotos e vídeos, e esse material seria publicado em vários sites de relacionamento.

    Após lançada a ação, a idéia foi que os internautas também pudessem fazer o mesmo que os blogueiros através do site de relacionamento On The Road Again (http://www.ontheroadagain.la/)

    No site é possível incluir no mapa a rota que você fez incluindo vídeos e fotos. Esse conteúdo pode ser visto e comentado por outros usuários (entre outros tipos de interação).

    Tudo integrado com serviços como flickr, youtube, picasa etc.

    Um ótimo case, fica aí minha dica!

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