Quer manter seu negócio competitivo? Michael Porter ajuda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quais as prioridades da sua empresa? A análise interna dos seus processos de trabalho, a gestão de pessoas, o fluxo de caixa ou os lucros?

Será que chegou o momento de inovar e abrir mais leques de negócios?

Uma forma de entender essas questões para conseguir trabalhar planejamentos e estratégias adequados é utilizar a Análise Estrutural da Indústria, desenvolvida por Michael Porter.

Por esta ferramenta de análise, um “negócio ideal” seria aquele que apresentasse as seguintes características:

  • Existência de altas “barreiras para a entrada”, que dificultam o surgimento de novos competidores para dividir o mercado. Quanto maior a dificuldade para uma nova empresa instalar-se, melhor tenderá a ser a facilidade de operar e lucrar para as empresas já existentes.
  • Inexistência de “barreiras para a saída”, que, especialmente nos momentos de crise, facilitam o fechamento de empresas, deixando as remanescentes com a maior fatia do mercado. O fechamento de um concorrente facilita a sobrevivência e o sucesso das empresas que resistiram às dificuldades do mercado.
  • Pequeno grau de “rivalidade” entre as empresas já existentes que concorrem entre si. É mais difícil ter sucesso quando os concorrentes disputam palmo a palmo sua posição no mercado atual e futuro. Esse grau de rivalidade é determinado principalmente pelas características da indústria/empresa e, em menor grau, pela personalidade dos executivos.
  • Inexistência de “produtos/serviços substitutos” que diminuem o tamanho e a natureza do mercado, dando outras opções aos nossos clientes. Um bom produto/serviço substituto pode significar a extinção de todas as empresas que não se adaptarem no devido prazo.
  • Maior “poder de negociação que os clientes”, para resultar em bons preços de venda.
  • Maior “poder de negociação que os fornecedores”, para resultar em bons preços de compra.

E então, como anda seu negócio frente aos competidores, concorrência e junto aos seus clientes e consumidores?

*Fonte: Estratégia moderna nas empresas, Sérgio Baptista Zaccarelli. São Paulo: Zarco, 1996. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Alfredo Passos - (@profdrpassos) Partner da Knowledge Management Company, Professor ESPM, Membro da Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP, autor de diversos livros sobre Inteligência Competitiva.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *