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A história da internet de acesso público no Brasil tem pouco mais de 15 anos e, desde o início, profissionais de diversas áreas já procuram formas de ganhar dinheiro por meio da rede mundial de computadores.

Não há como afirmar, mas o empreendedorismo chegou antes do marketing na web. Comecei em 1999 como um empreendedor, desenvolvendo de forma leiga minhas próprias estratégias do que eu já chamava de “web marketing” e apenas com o tempo percebi: era preciso especialização na área para melhorar os resultados.

De lá para cá, muita coisa mudou. A internet deixou de ser vista como algo restrito aos intelectuais e classes sociais de elite e chegou aos mais remotos rincões do país, através de computadores, smartphones e tablets.

Muitos empresários que não acreditavam na web como um canal de comercialização e muitas vezes nem mesmo como um canal de comunicação para seus produtos e serviços, agora brigam por seu espaço na rede.

A concorrência aumentou em todos os setores e, por esse motivo, costumo dizer: a internet não é mais lugar para amadores. Para se obter bons resultados é necessário investimento, planejamento e principalmente execução profissional das estratégias desenvolvidas.

Porém, apesar de todo o crescimento do mercado de marketing digital nos últimos anos e de todos os recursos e inteligência disponíveis atualmente, este ainda é um mercado composto por gente que não sabe comprar e gente que não sabe vender.

O valor do profissional de inteligência de mercado

Grande parte das empresas que desejam usar este importante canal de comunicação, não tem conhecimento da área e se deixam levar por mitos, modismos ou pela opinião daqueles profissionais tidos como “experts” no assunto: suas agências de marketing digital, profissionais de social media e outros.

Por falta de informação de qualidade, compram gato por lebre ou criam expectativas inalcançáveis. Frustram-se por não atingir seus objetivos utópicos.

Do outro lado estão os supostos especialistas. Fornecedores de serviços das diversas subáreas que compõem o marketing digital. Formados em grande parte por profissionais com muita boa vontade e razoável conhecimento teórico, mas com pouco tempo de atuação no mercado e com nenhum conhecimento sobre o mercado de seus clientes.

Estes profissionais aproveitaram uma demanda de trabalho que não para de crescer para atuar com marketing digital, não sabem fazer um diagnóstico preciso e mesmo sem má intenção vendem o remédio errado para o cliente, podendo até matar o paciente.

Capacitar o cliente para o sucesso do negócio

Essa história se repete quase como uma epidemia.

Empresários reclamam de suas agências ou de seus prestadores de serviços por não terem alcançado suas expectativas e profissionais de marketing digital colocam a culpa no cliente, pois ele não soube comprar ou não soube definir metas.

Entretanto, a culpa não é do cliente. Não por causa daquele velho e ultrapassado jargão “o cliente sempre tem a razão”, mas por que quem tem obrigação de orientar da forma correta o cliente é o fornecedor, neste caso, a agência ou o freelancer.

Todo bom consultor ou prestador de serviços sabe, ou deveria saber: é sua obrigação capacitar e orientar seus clientes e em determinados momentos até mesmo recusar o trabalho ou mesmo indicar outro fornecedor mais adequado para resolução de um problema específico, assim como fazem os médicos, que ao diagnosticarem uma determinada doença direcionam o paciente a um especialista no assunto.

Outra solução para o problema é a capacitação de empresários e demais profissionais que atuam diretamente na contratação de prestadores de serviços de marketing digital. Como dizem por aí, conhecimento nunca é demais e todo bom gestor deve conhecer o que está contratando.

Desta forma, buscar conhecimento em marketing digital, mídias sociais, SEO e outros temas afins, não é mais apenas obrigação do profissional da área, é obrigação de todo profissional que atua direta ou indiretamente com este mercado, pois desta forma, os mesmos poderão tomar decisões gerenciais mais eficazes, evitar perda de tempo de recursos, selecionar fornecedores adequados e participar da definição de suas estratégias. [Webinsider]

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Olimpio Araujo Junior é consultor de marketing digital e atua com web marketing desde 1999. É fundador do GestordeMarketing.com e professor de cursos livres e de cursos de pó-graduação.

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