Pagamentos do Google AdSense sem problemas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O que é o AdSense?

Para quem não está familiarizado, AdSense é um sistema do Google que permite rentabilizar sites através de anúncios que são colocados nas suas páginas.

Os tópicos dos anúncios apresentados estão relacionados com o conteúdo das páginas onde são inseridos. Este fato permite que os usuários sejam expostos a anúncios de produtos e serviços que têm a ver mais com os seus interesses. Por isso têem grande eficiência ao atrair mais potenciais clientes para os negócios dos anunciantes.

Os anunciantes pagam por clique em anúncios de texto, ou por número de visualizações em anúncios de imagem ou vídeo. O Google cobra os anunciantes e repassa uma porcentagem não declarada aos donos dos sites onde aparecem os anúncios.

Recebendo pagamentos do AdSense

Assim que acumula um crédito mínimo de USD $100 até ao final de um dado mês, um dono de site se qualifica para receber esse crédito. Normalmente o valor é enviado até ao final do mês seguinte.

O Google AdSense foi aberto para sites de conteúdo em inglês em meados de 2003. Só mais tarde foi aberto a sites de conteúdo em português. No entanto, desde o principio, o AdSense foi disponibilizado a sites em inglês, mesmo que os donos estivessem no Brasil ou noutros países.

Inicialmente o pagamento era feito por cheque em dólares. Este tinha que ser descontado em casas de câmbio ou bancos que fazem a compensação de cheques de bancos norte-americanos.

Isto era um processo demorado. Se contarmos com o tempo que o Google demorava a emitir os cheques, envio pelo correio, e o tempo que o banco demorava a descontar e creditar um cheque, podia chegar a quase 80 dias desde o fim do mês do qual o crédito era devido.

Ordens de pagamentos por SWIFT

No entanto, o número de donos de sites começou a aumentar muito. Em alguns momentos os cheques foram barrados na alfândega pela Receita Federal por motivos legais não totalmente esclarecidos.

No final de 2006, o Google decidiu suspender o pagamento por cheque para donos de sites residentes no Brasil. A partir de 2007 passou a enviar ordens de pagamento pela rede SWIFT.

SWIFT é uma rede mundial de bancos e outras instituições financeiras que permite o envio de pagamentos entre instituições financeiras de forma eletrônica segura.

Os pagamentos enviados pela rede SWIFT chegam de um dia para outro porque é tudo eletrônico. Normalmente o Google paga na última semana do mês. Por isso, a espera é reduzida de 80 dias (quando os pagamentos eram feitos por cheque) para cerca de 30 dias.

Os problemas dos pagamentos feitos por SWIFT

Apesar de serem muito mais rápidos, os pagamentos feitos pela rede SWIFT não são isentos de problemas.

Para indicar quem é o beneficiário, o pagador precisa informar o código SWIFT da agência de câmbio responsável por processar o pagamento, e também número de conta ou nome do beneficiário.

O principal problema é causado pela falta de normalização da identificação do beneficiário. A rede SWIFT inclui instituições que não são bancos, logo os clientes que recebem por essas instituições não têm um número de conta único e inequívoco.

Isso obriga que os pagamentos sejam enviados para a agência de câmbio que recebe e aí terá de haver um processo que identifique o beneficiário a creditar.

Se houver um erro na indicação do beneficiário, o pagamento não é devolvido. Quando nenhum beneficiário reclama, existe um prazo de 90 dias em que o pagamento fica parado, sem que o Google ou o banco que enviou o pagamento fiquem sabendo qual foi o problema. Só depois dos 90 dias é que o pagamento é devolvido.

Até lá, isto pode exigir que um funcionário tenha de olhar para os dados do pagamento e deduza quem é o beneficiário a creditar. Por vezes o pagamento acaba ficando parado porque os dados do pagamento são ambíguos ou insuficientes.

Em caso de ambiguidade os bancos podem exigir que beneficiário prove que o pagamento é mesmo para ele, para que o valor não seja creditado a um beneficiário errado.

Este problema leva por vezes a situações de desgaste entre donos de sites que querem receber os valores a que têm direito, e funcionários de agências de bancos, muitas vezes mal orientados, impõem um nível de burocracia totalmente desnecessário, sem conseguir explicar aos clientes o que precisam fazer para evitar o problema.

A solução Européia

Na Europa o problema foi resolvido usando o padrão IBAN . Este é um padrão que normaliza a formatação de números de conta. Cada conta têm um número único e inequívoco que identifica o banco, agência e conta a creditar.

Com o padrão IBAN não tem erro nem atraso. O pagamento ou chega bem ou é devolvido logo. Se houver um erro na indicação da conta do beneficiário, o pagador fica sabendo logo qual foi o problema. Funciona como um pagamento por TED no Brasil. Se estiver algo errado, volta logo para trás.

Infelizmente, através da rede SWIFT não é possível resolver o problema como na Europa. O fato é que bancos e instituições financeiras podem receber pagamentos pela rede SWIFT para beneficiários que nem sequer têm conta. Quando um pagamento vem com erro no identificador do beneficiário não dá para devolver logo porque pode ser um pagamento para alguém sem
conta.

A solução para receber rapidamente no Banco do Brasil

Tenho um site no qual coloco anúncios do AdSense desde 2003 quando este foi aberto para sites de conteúdo em inglês. Sempre recebi pagamentos do AdSense pelo Banco do Brasil, no qual tenho conta, inicialmente como pessoa física, e posteriormente como pessoa jurídica.

A mudança dos pagamentos de cheque para ordem de pagamento via SWIFT foi bastante benéfica. Porém sempre existiu um pequeno atraso entre a data de chegada do pagamento e a disponibilização do mesmo.

Cheguei a receber ordens de pagamento de outras empresas via SWIFT como pessoa física, mesmo antes do Google ter mudado para esse método. Em alguns casos o pagamento aparecia disponível logo no Internet Banking.

Bastava ir no menu:

Conveniência e Serviços / Extratos / Ordens de pagamento do Exterior

No caso de pessoa jurídica, para acessar a conta via internet, é preciso usar uma aplicação em Java que roda dentro do browser chamada “Gerenciador Financeiro”. As ordens de pagamento disponíveis aparecem em:

Internacional / Financeiro / Ordens de pagamento do Exterior – Consulta

Porém, como existia sempre um atraso na disponbilização do pagamento, contatei a agência GECEX (Gerência de Comércio Exterior) associada à minha agência do Banco do Brasil. Essa agência é que processa todas as ordens de pagamento que chegam para a minha conta, apesar de ser noutra cidade.

Depois de muito insistir e perguntar porque sempre existia um atraso na disponibilização dos pagamentos, me informaram que o campo do beneficiário não estava chegando de forma correta. Era sempre necessário um funcionário da minha agência confirmar que o pagamento realmente era para a minha conta.

Se essa não era a forma correta, insisti e perguntei o que deveria fazer para corrigir. Foi nessa altura me informaram que o campo 59 do pagamento deveria ter o número de conta formatado com 18 dígitos.

Campo 59? 18 digitos? Tive de insistir e pedir para me explicarem melhor, dado que eu não trabalho em bancos e não tinha como adivinhar o que era isso.

Finalmente me explicaram que o campo 59 é o campo da conta do beneficiário. 18 dígitos é o número de conta completo que inclui o código 001 do Banco do Brasil entre os bancos brasileiros, o número de agência e conta incluindo os dígitos verificadores. É muito parecido com o IBAN usado na Europa. Deve ter o formato seguinte:

001AAAADcccccccccd

  • 001 é o número do Banco do Brasil
  • AAAA é a agência
  • D é o digito verificador da agência (pode ser X)
  • ccccccccc é o número da conta a creditar (deve ser acrescentado de 0 (zeros) à esquerda até completar 9 dígitos
  • d é o dígito verificador da conta a creditar

Por exemplo se você tem conta na agência 1234-X com número 56789-0, o campo do beneficiário deverá ser:

0011234X0000567890

Uma vez obtido o seu número de conta completo no Banco do Brasil, precisa informar o Google. Para isso, depois de entrar na página da sua conta do AdSense, vá em:

Minha conta -> Definições de conta -> Informações de conta -> editar

O principal a preencher no formulário que aparece é o campo “Número da conta bancária*” que deve ter o tal número de conta completo de 18 dígitos, e o campo “Código SWIFT*” que deve ter o código da agência de câmbio (GECEX) associado à sua agência.

Este código SWIFT deve perguntar na sua agência mesmo. Normalmente tem 11 letras. É preciso ter apenas cuidado para não trocar a letra O (Oh) pelo número 0 (zero). Já tive problemas com pagamentos que recebi no passado de outras empresas porque ao transcrever alguém trocou a letra O pelo número 0.

Os campos restantes não são tão importantes desde que os campos “Número da conta bancária*” e “Código SWIFT*” estejam corretos. Os campos que dizem respeito a banco intermediário não devem ser preenchidos, porque no caso do Banco do Brasil, não é usado um banco intermediário.

Desde que informei o número de conta completo ao Google há vários meses atrás, os pagamentos chegam de forma muito rápida. Por vezes chegam até antes de aparecer na página do AdSense que o pagamento já foi emitido. Maravilha!

Para saber se o pagamento já chegou, não preciso ligar no banco nem perguntar a outros donos de sites se já receberam. Basta consultar a minha conta através da internet pelo gerenciador financeiro, como mencionei atrás. Quem recebe como pessoa física pode ver o pagamento pelo Internet Banking.

Só lamento não ter sido informado antes pelo banco que era assim que deveria ter feito desde início. Infelizmente o banco não parece treinar os funcionários para repassarem informação importante como esta. Por isso estou partilhando esta informação para que outros donos de sites possa beneficiar dela desde já.

Só aguardei para divulgar esta informação depois que confirmei que outros donos de sites que também recebem pelo Banco do Brasil, seguiram os mesmos passos e os pagamentos também chegaram rapidamente, como acontece comigo.

Inclusivamente, soube de alguns donos de sites que recebem como pessoa física, que o banco não exigiu mais que entregasse documentos na agência como fazia antes.

Recebendo por outros bancos

Nada impede que esta dica da formatação de número de conta com 18 dígitos também funcione para quem recebe por outros bancos para além do Banco do Brasil. Porém não sei se será válida.

Por isso, recomendo aos donos de sites que recebem por outros bancos onde têm contas que se informem junto às agências de câmbio responsáveis por receber os seus pagamentos.

Qual o melhor banco para receber pagamentos do AdSense?

Por fim estou recebendo os pagamentos do AdSense com a máxima agilidade no Banco do Brasil. Porém, escrevi este artigo sem pretensão de favorecer ou prejudicar qualquer banco. Portanto não recomendo nenhum banco em particular.

Pessoalmente uso como critério principal o de usar um banco que tenha agência na minha cidade. Se você tiver algum problema com um pagamento, você pode se deslocar rapidamente à agência e resolver os problemas olhando no olho do seu gerente.

Taxas e tarifas

Independentemente se o banco que usa é muito ou pouco ágil, é preciso não esquecer o óbvio, que é que bancos são empresas, logo têm fins lucrativos, e portanto nada é de graça.

Apesar do Google já pagar uma taxa ao banco que envia o pagamento, normalmente os bancos que recebem também cobram a sua parte de quem está recebendo.

Aqui é preciso prestar bastante atenção porque a cobrança é feita de duas formas. A primeira é sob forma duma taxa fixa. Alguns bancos cobram essa taxa em dólares, outros cobram em reais.

A outra forma raramente é informada pelos bancos. Consiste em pagar usando uma taxa de câmbio média de compra de dólares um pouco inferior ao praticado pelo mercado. Esse desconto é chamado deságio. Isso significa que os bancos retêm algum dinheiro proporcional ao valor que você está recebendo.

O deságio varia de banco para banco, mas em média anda em torno de 2 a 4 centavos de real por cada dólar recebido. Alguns bancos descontam bem mais, outros bem menos.

Como recebo como pessoa jurídica, no Banco do Brasil o processo é um pouco diferente. Para fechar o câmbio eu vou numa página do site do banco em que posso ter uma previsão do que vou receber, incluindo a taxa de câmbio praticada naquele exato momento.

Se eu não estiver satisfeito posso cancelar e fechar o câmbio mais tarde quando achar que a taxa está mais favorável. Como o dólar só tem vindo a cair, ultimamente fecho logo o câmbio sem pensar muito, antes que caia mais ainda.

Para saber quanto é o deságio, vou no site do Banco Central e comparo com os boletins intermediários da taxa de câmbio para compra de dólares. Estes boletins são emitidos a cada meia hora.

Como pessoa jurídica recebo com deságio R$0,00 (zero), isto segundo o comprovante da transação que aparece no browser quando fecho o câmbio. Porém, comparando com os valores do site do Banco Central, existe sempre um pequeno deságio, normalmente na ordem dos décimos de centavo de real.

Apesar do deságio ser quase zero, note-se que o Banco do Brasil cobra uma taxa adicional por fechar o câmbio por uma página da internet.

Como pessoa física não sei dizer exatamente quanto é o deságio que é praticado. Faz tempo que não recebo como pessoa física. No entanto, perguntando a colegas que que recebem como pessoa física pelo Banco do Brasil, eles têm observado um deságio de cerca de 2 centavos de real.

Resumindo, se ainda não decidiu porque banco é melhor receber, caso use o critério de custo do serviço, precisa sempre de observar quanto é a taxa fixa cobrada pelo serviço, e também o deságio que influi no custo dependendo de quanto está recebendo.

Impostos

Uma dúvida que sempre surge entre as pessoas que começam a receber pagamentos do AdSense é se têm de pagar impostos. É lógico que o valor recebido está sujeito a pagamento de imposto de renda por ser um serviço prestado.

No entanto, por ser um pagamento vindo do exterior é preciso declará-lo de forma adequada. A lei obriga que as pessoas físicas que recebam rendimentos vindos do exterior que façam a declaração mensal e eventual pagamento de impostos através do Carnê Leão, se o total dos seus rendimentos mensais sem retenção na fonte excederem o mínimo de isenção de impostos. Atualmente é esse mínimo de isenção é de R$ 1.372,81 .

Trocando isto em miúdos, todos meses que você receber mais de R$ 1.372,81 do AdSense ou doutras fontes de renda sem retenção de imposto na fonte, precisa fazer a declaração do carnê-leão e pagar o imposto correspondente até ao fim do mês seguinte através de DARF.

O cálculo do imposto é um pouco chato, mas a Receita Federal fornece um programa atualizado todos anos para fazer o cálculo do imposto a pagar. Mesmo assim, se você estiver recebendo um valor razoável, é melhor contratar um contador para fazer o cálculo dos impostos a pagar para não correr o risco de errar.

Independentemente se tem de declarar ou não a renda recebida a cada mês, na declaração anual de imposto de renda precisa declarar tudo que recebeu e todos impostos que foram pagos. O programa de declaração de imposto de renda fará os cálculos necessários. Dependendo do seu caso pode ter imposto a pagar ou a receber.

Se estiver recebendo como pessoa jurídica, não existe diferença entre receber do exterior ou não. É como qualquer pagamento de prestação de serviços sem retenção de imposto na fonte. O único ponto que importa reter é que tem sempre que emitir nota fiscal em nome do Google, apesar da nota fiscal nunca lhes ser enviada, dado que eles não solicitam.

Por fim, para além do imposto de renda, agora é também cobrado IOF de 0.38% sobre o valor recebido em reais. Este valor é descontado pelo banco que recebeu a ordem de pagamento.

O IOF era para ser um imposto a cobrar sobre operações financeiras, como por exemplo, empréstimos. Uma ordem de pagamento vinda do exterior não é uma operação financeira em si porque é um pagamento à vista.

Questionei a minha gerente do banco sobre a cobrança de IOF. Ela me informou que a instruções que têm obrigam que os bancos cobrem IOF sobre ordens de pagamento vindas do exterior.

Em janeiro de 2008 o governo decidiu incluir este tipo de transações na lista de operações sujeitas ao pagamento do imposto. Não me parece bem, mas infelizmente é de lei.

Futuro dos pagamentos do AdSense

Depois de abordar assuntos tristes e chatos como estes sobre as tarifas dos bancos e os impostos cobrados, gostaria de terminar este artigo com alguma informação mais positiva sobre o assunto.

Tudo isto poderia ser evitado em grande parte se o Google nos pagasse diretamente no Brasil. O Google tem uma filial no Brasil. Por isso seria natural que em vez de enviar uma ordem de pagamento para cada dono de site no Brasil, poderia enviar uma ordem de pagamento só para a sua filial no Brasil, e esta poderia pagar a todos com uma simples TED para cada dono de site.

Acredito que até ficaria mais barato para o Google porque apenas enviaria uma remessa de dinheiro para o Brasil por mês. Enquanto isso evitaria pagarmos tarifas aos bancos e IOF para o estado.

Felizmente existe esperança que um dia vai ser assim. Com efeito, em setembro de 2007, o Google organizou nos seus escritórios em São Paulo uma palestra sobre otimização de sites com AdSense.

Apesar de não ter sido esse o tópico principal da palestra, no final alguém perguntou quando é que os donos de sites irão receber em reais. O André do time do AdSense no Brasil respondeu que o Google está vendo essa possibilidade.

Recentemente perguntei de novo se existe uma previsão de quando receberemos diretamente em reais, e ele respondeu que ainda não pode dar uma previsão de datas sobre métodos de pagamento alternativos. Resta-nos esperar.

Futuro dos sistemas de pagamento no Brasil

No entanto, um fato curioso pode ser notados nas últimas ordens de pagamento recebidas do Google. A empresa pagadora não é mais Google Inc. como antes, mas sim Google Payment Limited .

Uma rápida busca no Google levou a uma página que explica que Google Payment Limited é uma subsidiária do Google responsável pelo sistema de pagamentos Google Checkout.

Apesar de não dar para tirar grandes conclusões, parece-me razoável especular algumas coisas a partir desta informação. Uma é que possivelmente os donos de sites com AdSense poderão vir a ser pagos por uma filial brasileira da subsidiária Google Payment Limited.

Se essa filial realmente for aberta no Brasil, também me parece razoável especular que o Google Checkout será disponibilizado para sites no Brasil.

Para quem não conhece, o Google Checkout é um site de pagamentos via internet, semelhante ao Paypal.

O Paypal por sua vez é o maior site de pagamentos via internet do mundo. Permite que empresas e indivíduos façam pagamentos para qualquer pessoa no mundo através de cartão de crédito, ou através de créditos recebidos, dentre outros métodos.

Grande parte dos sites de comércio eletrônico no mundo suportam o Paypal. Muitas empresas e profissionais autônomos recebem pagamentos por serviços prestados através do Paypal.

No meu site recebo pagamentos de anunciantes diretos através do Paypal. Também recebo por cobranças de assinaturas de serviços pagos fornecidos pelo site. Estas assinaturas são automaticamente cobradas e renovadas pelo Paypal no fim do periodo de assinatura, como se fosse assinaturas de revistas.

É um serviço muito bom porque é totalmente automatizado através de “Web services” . Esses “Web services” permitem ao site comunicar com o Paypal, ao mesmo tempo que o Paypal comunica com o site quando um novo pagamento é recebido.

Para além disso é um serviço que oferece total segurança aos sites e confiança aos seus clientes, uma vez que os sites não precisam de guardar dados de cartões de crédito no banco de dados de cada site.

Um outro detalhe curioso, é que as tarifas cobradas pelo Paypal são inferiores às que as operadoras de cartão de crédito cobram no Brasil, mesmo quando os clientes pagam através de cartão de crédito. Isso acontece porque o Paypal obtém descontos enormes devido ao volume das transações que efetua.

É possível receber no Brasil dinheiro recebido numa conta do Paypal. No momento apenas é possível fazer saques em cheque em dólares até USD $2.500 por mês, ou através de transferência para conta em banco norte-americano. Não é o ideal, mas funciona.

Porém, existem algumas limitações que dificultam a adopção do Paypal por sites brasileiros. Uma das limitações é o fato de apenas aceitar cartões de crédito internacionais. Outra é de não ter opção de cobrança por boleto.

No Brasil existem vários sites semelhantes ao Paypal. Talvez um dos mais conhecidos seja o BrPay, que em 2007 foi comprado pelo UOL e hoje em dia é conhecido por PagSeguro .

Infelizmente as tarifas praticadas por estas empresas brasileiras são bem salgadas, o que em parte mata o seu interesse, pelo menos até que chegue ao Brasil concorrência mais pesada do Paypal ou o Google Checkout.

Este artigo está sendo publicado no dia 17 de Março de 2008, o dia da Blogagem inédita. Esta é uma iniciativa é do famoso blogueiro brasileiro Edney Souza, criador do site Interney.

Apesar do WebInsider não ser propriamente um blog, desde a sua criação no ano 2000, é um site de artigos contribuídos voluntariamente por muitas pessoas que abordam assuntos que de certa forma são inéditos, ou seja, não são meras repetições de algo que foi lido na mídia tradicional, como revistas, jornais, televisão, rádio, etc…

Espero que este artigo contribua para demonstrar o interesse do espírito da “Blogagem inédita”. [Webinsider]

Manuel Lemos (mlemos@acm.org) é desenvolvedor e edita o PHPClasses.org e o JSClasses.org. Usuários do Twitter podem seguir a conta @manuellemos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

122 respostas

  1. Prezados,
    Obtive problemas com todos os bancos que trabalhei, Bradesco, Caixa e Citibank, todos o citi levava até 3 dias para o pagamento está disponível, o Bradesco quase 10 dias, e a caixa ficou quase 1 mês para me pagar. Hoje recebo pelo banco rendimento e na maiorias das vezes o pagamento está disponível no mesmo dia. e é sem taxa. Recomendo, ao menos até agora.

  2. Eu recebo pelo Banco do Brasil (BB) há 2 anos via swift. Pagava a taxa de US$20+IOF, Só que no mês passado o BB veio com uma regra que “Prestação de serviços de marketing, publicidade e propaganda” passaram a ser classificadas como exportação de serviços conforme previsto na Circular Bacen 3690. Desta forma, a liquidação das operações desta natureza está sujeita a cobrança da Tarifa Única de Exportação que varia de R$250,00 à R$300,00. O que devo fazer?

  3. Você escreveu que mudou os recebimentos do AdSense de PF para PJ. Alguma razão especial para a mudança? Você registra os domínios como PF ou PJ?

  4. Para todos do blog, até o meio desse ano trabalhava no Banco Itaú no câmbio, e antes trabalhei no Santander, bancos são tudo igual, sempre querem cobrar muito e oferecer um serviço ridículo. Esse mês de dezembro comecei a trabalhar em uma corretora de câmbio, e as corretoras também podem receber ordens de pagamento do exterior, como os bancos até o limite de USD 100.000,00 por operação. Se houver interesse de alguém favor me contatar, cobramos tarifas de R$ 50,00 por operação, independente do valor, e vocês terão atendimento personalizado, não de uma central de atendimento. Ficamos próximo da Avenida Paulista. Caso necessitem de auxilio, ou tenham alguma dúvida estou à disposição. os bancos públicos e privados cobram pela comodidade. Não fiquem na dúvida me contate, terei o maior prazer em explicar como trabalhamos. Meu telefone é 11-3065-3770 / Celular: 11-9-9865-1197. Abs. Gilberto

  5. Cara, ótimo artigo. Eu estou procurando uma forma de resolver a questão pagamentos do Google para pequenos editores. A real é que as pessoas que possuem blogs com pouco ganho ou canais pequenos ainda sofrem com as tarifas cobradas pelos bancos. Eu não tô nem ai e abro a boca mesmo. Tenho três bancos, bradesco, santander e itaú. O bradesco esta cobrando $40,00 +Iof, o itaú pra mim pareceu ser mais vantagem, esta pagando conforme o valor, de 50 a 200 dólares, fica por volta de 50 reais+ Iof, de 200 a 400 doletas, 90 e poucos reais+Iof, acima de 400, por volta de 100 reais e alguma coisa, não lembro. O pior é o santander, de 90 a 180 reais+ Iof. Tentei receber por paypal, mas não da, Neteller também não. Estou tentado pelo bando do rendimento como o povo falou ai, mas ai vou ter que abrir outra conta??? Fogo fogo. A caixa econômica tb é boa opção. Mesmo sendo um artigo antigo vc me trouxe a luz, pois a questão tarifas pesa muito. Me matando pra chegar nos 100 doletas e aí vem o banco e come uma parte. Abs e felicidades pra vc

  6. Sempre procurei na internet um link direto mostrando o valor da tarifa de recebimento de ordem de pagamento do exterior mas nunca achei.
    Tentei falar com a gerente e nem ela soube me responder.
    Até onde parece, o valor da taxa varia de acordo com o valor recebido.
    Tipo, no Itaú é assim:
    – Até 200 dólares => R$ 58,00
    – Acima de 200 dólares => 75,00
    – E assim por diante.

    Você saberia me dizer onde posso encontrar informações precisas de cada banco? Qual banco cobra menos…

    Muito obrigado…Parabéns pelo Artigo.

    Rafael

  7. Olá . Será que alguém sabe o que é tudo sobre essa coisa aceitação de cookies? É seguro?
     
    Obrigado por resposta

  8. Juca, eu recomendo um banco que você possa falar pessoalmente com as pessoas e cobrar com a sua presença se tiver problemas.

    Eu já tinha conta no Banco do Brasil quando comecei a receber ordens de pagamento do AdSense. É nesse que recebo até hoje. Sempre que tive problemas falei com a gerente pessoalmente e a coisa se resolveu.

    Não estou dizendo que o Banco do Brasil é melhor para você. Na sua cidade pode ser diferente.

    Se já tem conta no Bradesco, talvez seja uma boa solução, ou não.

    Não recomendo muito mudar de banco porque sempre que tenta mudar há chance de parar de receber por algum problema. Mude apenas se o banco levantar demasiadas dificuldades.

  9. Manuel, sei que vc não quis citar BANCO, mas me dê uma sugestão. Estou com duvida pra escolher!
    Os melhores que li foram: BB., BRAD., CAIX., e o RENDIM.! Qual destes vc escolheria??

    (EU SEI QUE NÃO TEM O MELHOR, mas apenas pra abrir uma conta, pq no banco que tenho conta nao quero, que é o BRAD.)

  10. Juca, é preciso ter cuidado com o que o banco cobra. Leia o artigo que está explicado.

    Há bancos que cobram taxas fixas menores, mas podem pagar uma taxa de câmbio menor. Dependendo de quanto você está recebendo, pode acabar recebendo menos reais apesar da taxa fixa ser menor.

    Não há milagres. Uns bancos ganham mais na taxa fixa, outros pagando uma taxa de câmbio menor. Se você está recebendo um bom pagamento do Google em dólares, vale a pena fazer as contas para saber por qual banco é mais vantajoso.

    Sobre o IOF, cuidado com isso. Isto é um pagamento financeiro. Cobrar IOF é obrigatório por lei. Se um banco diz que não cobra, pode estar fechando o câmbio de forma errada. Se o banco central pegar, você e o banco podem ser multados.

  11. Manuel, Pelo que eu li os melhores pra esta transição seriam: a CAIXA ECONOMICA dizem que não cobram iof, apenas taxa. Mas deve chegar aos 20US$.

    Agora o BANCO RENDIMENTO a taxa é fixa a 15US$, acho que compensa mais!

    Abraço e obrigado pelas informações!!

  12. Manuel, Pelo que eu li os melhores pra esta transição seriam: a CAIXA ECONOMICA dizem que não cobram iof, apenas taxa. Mas deve chegar aos 20US$.

    Agora o BANCO RENDIMENTO a taxa é fixa a !5US$, acho que compensa mais!

    Abraço e abrigado pelas informações!!

  13. Manuel, Pelo que eu li os melhores pra esta transição seriam: a CAIXA CONOMICA dizem que não cobram iof, apenas taxa. Mas deve chegar aos 20US$.

    Agora o BANCO RENDIMENTO a taxa é fixa a !5US$, acho que compensa mais!

    Abraço e abrigado pelas informações!!

  14. Juca, o pagamento vai para o banco e logo eles determinam que conta creditar. Penso que o tipo de conta não faz diferença.

    Eu apenas trabalhei com o Banco do Brasil. Não posso comentar sobre outros bancos.

    O que sei é que em geral o pessoal das agências normais não entende nada de câmbio pelo que eles enrolam para resolver.

    Quando o pagamento for enviado, o melhor é entrar em contato direto com a agência de câmbio do seu banco, que pode ser em outra cidade. Eles sabem melhor o que precisa para fechar o câmbio e creditar a sua conta.

  15. Valeu Manuel!!

    Mais uma duvida. Eu tenho CONTA POUPANÇA no Bradesco. QUAL CONTA SERIA MELHOR? CORRENTE OU POUPANÇA INTERFERE A ALGO???

    E qual BANCO que trabalha com este serviço que vc citou, e qual seria o melhor ????

    meu PIN ainda não chegou enquanto isto abriria outra conta!!

  16. Juca, não, apenas transferencia bancária está disponível. Aliás esse é o método que está sendo consolidado pelo Google para pagar em todos países.

    Em alguns países ainda estão pagando por Western Union, mas esse não é um bom método no Brasil porque na maior parte das cidades são filiais de bancos que pagam, você tem de ir pessoalmente nas agências sacar o dinheiro e muitas vezes os funcionários não sabem lidar com esse pagamento.

    Cartão de crédito também não costuma ser bom porque a empresa intermediária desconta tarifas ou usa taxa de câmbio baixa.

  17. Procurei pela web e só encontrei resposta pro meu problema nesse artigo, então muito obrigado.
    Só queria te fazer uma pergunta. eu suspeito que coloqueio SWIFT errado troquei os numeros.
    A minha historia é a seguinte eu recebo pelo Banco de rendimentos esse da web, no site do banco tem uma pagina com todas as informações para serem colocadas no formulario do adsense inclusive o SWIFT mas eu acredito que coloquei o da caixa econômica que é onde o banco de rendimentos faz o deposito na minha conta, então um pagamento foi emitido 26 do mês passado e até agora nada, ja falei com o banco rendimentos e nada, sempre recebi lá e nunca tive problema, as vezes que eu não mandei email que tinha sido emitido um pagamento, recebia um email deles informando que a ordem tinha chegado. A minha pergunta é, se eu troquei o SWIFT pelo dá caixa o dinheiro deve ter ido pra lá, então como o pagamento não será repassado a mim ele é devolvido ao google? e o google vai me informa que o pagamento foi devolvido e assim eu posso receber ele sabe Deus quando? rsrsrsrsr
    A alguma forma de eu saber se realmente troquei os SWIFT? Me salvem kkkkkkk

  18. Valeu cara, seu post é de 2008 achei que nem respnderia mais, muito eficiente valeu pela resposta!

    Por ter 5 anos o post, achei que já tivesse transferencia por cartão, ex: NETELLER.

    Li mensagem tua antiga(2008) que no futuro poderia ter teansferencia por cartão, eai cara se passaram 5 anos tem alguma informação? To entrando nisto agora.

  19. Juca, não tem como. A única forma de o Google pagar é por transferência para um banco. O banco é obrigado por lei a descontar IOF em transações financeiras.

    Seja como for, o IOF não é o maior desconto. As tarifas que os bancos cobram são muito maiores que o IOF. Nesse caso tem como reduzir tarifas, por exemplo aguardando um mês sem receber e acumular um pagamento menor no mês seguinte. Assim paga metade da tarifa fixa.

  20. Rapaz, gostaria de saber se posso receber o pagamento atravez do cartão americano NETELLER, e qual o meio de não pagar IOF, alguem que eu conheça que mora nos EUA ai eu transferiria pra pessoa e a pessoa tranfere pra mim no Brasil, APENAS UM EXEMPLO……. Pode dar dicas pra nao pagar IOF ?

  21. Hallyson você pode o que quiser no número de conta, mas se não puser os 18 digitos o sistema não vai identificar sozinho a conta certa. Tem de ser um funcionário do banco a identificar a conta manualmente e isso demora mais tempo, depende de quando os funcionários vão ver os pagamentos sem contas atribuídas.

  22. Marcos, você não precisa enviar nenhuma cópia mensagem SWIFT nenhuma. Isso é o que funcionários desinformados falam quando você alega que o pagamento já foi feito mas eles não acham.

    A mensagem SWIFT é o que eles receberam. Eles é que têm de achar a mensagem SWIFT do seu pagamento.

    O Google não vai mandar nenhuma cópia da mensagem SWIFT para você mostrar para o banco achar o que eles não conseguem encontrar.

    O que você precisa fazer é seguir os passos descritos no artigo informando o número de 18 digitos no primeiro campo do formulário do Google como foi explicado. Se você fez isso, o banco é que tem de achar o pagamento. Se você não fez isso, tem de reenviar o formulário do Google.

  23. Por favor, eu não quero saber informações do banco etc. Eu quero saber como obter a resposta para essa resposta que me veio do banco “Para confirmar se a remessa foi direcionada ao BB e se os dados estão corretos, é necessária cópia da
    mensagem SWIFT MT103, a qual pode ser conseguida junto ao banqueiro emitente
    da ordem…”
    Onde encontro essa cópia da
    mensagem SWIFT MT103?

  24. Johnson, você leu o artigo todo? Como está explicado no artigo, em geral o pagamento não cai direto na sua conta. Pelo menos na primeira vez você precisa contatar o banco para realizar a operação o câmbio de forma a converter o valor em dólares pare reais.

  25. Amigo gostei das dicas! eles mandaram o meu pagamento,só que até hoje não recebir nada e não cei como fazer. eu tô só esperando pra ver no que vai dar.

  26. Fiquei super contente ao juntar os meus primeiros 100 dólares no Adsense, configurei a minha conta do HSBC e para minha surpresa, no dia em que recebi, o banco me descontou 150 reais dos aproximadamente 185 que eu recebi… Desse jeito não há como ser feliz… Vou tentar descobrir o que houve.

  27. Acabei de seguir as instruções para preenchimento do código swift do BB, mas agora mostra que sãop 8 ou 11 os caracteres pedidos. Mudou alguma coisa???

  28. Claudio, o que isso significa é que para você estar isento de retenção de impostos na fonte (Google) a sua empresa não pode estar baseada nos Estados Unidos, mas você pode contratar hospedagem de uma empresa de lá.

    Saullo, você precisa consultar um contador para ele lhe dizer qual a atividade mais adequada em que pode registrar a sua empresa no Simples Nacional.

  29. Cara, parabéns pelo excelente post! Informações completas e muito mastigadas! Parabéns mesmo!

    Só fiquei com uma dúvida. Se como pessoa jurídica eu vou emitir nota para o Google, qual seria a atividade dessa emissão? Já que nem todas as atividades se enquandram no Simples Nacional que é o que a maioria utiliza, acho que é uma questão pertinente.

    Valeu!

  30. Estou confuso quanto as informações fiscais…
    Segundo https://www.google.com/adsense/v3/static/pt_BR/TaxInfo.html#nonus “As Atividades nos EUA incluem, mas não se limitam a, possuir um servidor Web ou um serviço de hospedagem nos EUA ou ter funcionários nos EUA que estejam envolvidos com:

    configuração de um servidor Web, serviço de hospedagem ou site
    desenvolvimento de conteúdo para o seu site
    marketing para criar um banco de usuários para o seu site
    suporte telefônico para o seu site
    compra de produtos para o seu site
    manutenção do seu site”

    Eu exibo anúncios do Google Adsense em meus sites e estava pensando em migrá-los para um servidor americano.
    Se eu mudar para o servidor americano, terei de alterar minhas informações fiscais? Será deduzida alguma porcentagem de minha receita?
    Obs: meu cadastro no Google Adsense é de Pessoa Física (e não Pessoa Jurídica).

  31. willian, estas instruções são específicas para o Banco do Brasil, mas para outros bancos podem ser parecidas. Contate o seu banco para saber como proceder.

  32. Quero parabenizar pelo post. Estava desesperado para configurar pelo banco do brasil e nao encontrava nada n google que me ajudasse. Hj consegui encontrar este artigo e tive sorte mesmo, pois me ajudou a configurar a os dados para eu receber meu pagamento

    Parabens e continue assim prestativo.

    abraços

  33. Olá estava procurando informações sobre AdSense
    e achei esse post.
    Eu tenho um blog e fiquei curioso sobre o AdSense
    para participar do mesmo eu tenho que pagar alguma taxa, ou eu add esse sistema no meu blog e se gerar
    algum dinheiro eu só tenho que corresponder com
    as regras estabelecidas por lei.
    A minha duvida é se eu irei gastar coisa que até agora eu não achei em post nenhum.

    Aguardo.

    Parabéns pelo post.

  34. A respeito da parte que diz:

    “D é o digito verificador da agência (pode ser X)”

    Minha Agência do BB é 2694-8, nesse caso eu posso colocar tanto 00126948…, como 0012694X… que os dois estarão corretos? Ou tem uma preferência?

    No aguardo.

    Att, Felipe.

  35. Fernando, se você usar o HTML dos anúncios da sua conta do AdSense no site da sua esposa, todo crédito irá para a sua conta.

  36. Tenho um site e minha esposa outro. Tem como eu passar o adsense dela para o meu e termos uma conta só, para recebermos 1 só pagamento e nao pagar 2 tarifas no banco?
    Abraço!

  37. Gostaria de deixar uma dica também para os que recebem pagamentos via adsense. Como todos sabem os pagamentos são feitos em dólar, portanto na hora de fechar o câmbio (converter para reais) pode-se ganhar ou perder uma quantia razoável justamente porque a moeda varia muito.

    É nessa intenção que resolvi criar um blog para ajudar a todos que recebem via adsense no melhor momento para cambiar esse valor e consequentemente receber uma quantia maior em reais. Aos interessados segue o link:

    http://olhonodolar.blogspot.com/

    Abcs a todos e bons lucros!

  38. Boa tarde!!
    no seu post vc diz que o numero da conta sao de 18 digitos e num outro momento vc diz que sao de 19 digitos: ““Número da conta bancária*” que deve ter o tal número de conta completo de 19 dígitos”
    fiquei confusa!
    estou alterando meus dados e preciso dessa informação!
    obrigada Quiane

  39. Isso é normal. O que acontece é que nem todas agências têm fechamento de câmbio, pelo que é normal o código de SWIFT ser de uma cidade onde tem agência de câmbio se a sua agência não fechar câmbio.

    O que importa é que o código SWIFT tem 11 letras. Deve ser algo tipo BRASBRXXXXX . Sendo isso, use o que o funcionário lhe deu.

  40. obrigado mais uma vez.
    estou começando a perder a paciencia.
    Ontem fui na agencia pela segunda vez e levei o link do swift da minha cidade (esse que coloquei aqui) e o mesmo atendente disse que nao estava certo e me deu o codigo q ele dizia ser o certo.
    agora ia enviar os dados para o google e pesquisei na net e pasmem o swift que ele me forneceu é de SAO BERNARDO DO CAMPO, acredita?
    amanha terei que retornar pela 3ª vez…
    piada!!

    Obrigada pelo help!!

  41. Sim, funcionários de bancos normalmente não sabem muito de câmbio porque não é isso que fazem no dia a dia, muito menos de pessoa física.

    Quanto ao SWIFT, precisa ver o certo com o a sua agência porque senão o pagamento pode ficar parado noutra agência.

  42. OBRIGADO Manuel!!
    Infelizmente os atendentes são despreparados para essas situações. Quando fui na agencia o atendente pelou o telefone e perguntou para alguém o que era swift. nessa hora fiquei insegura e resolvi pesquisar na internet melhor antes de mandar os dados para o google. Ainda bem senão já teria mandado errado!
    Ontem pesquisando eu encontrei um site que fornece o codigo swift
    http://www.swift.com/bsl/facelets/bicsearch.faces;jsessionid=AgKotZ2yqQIDzWjGO3yusm0TXt6O9TQ2z4CAmVIh

    a minha duvida é: o codigo swift é unico em cada cidade ou cada agencia tem o seu código? Pois a agencia que aparece nesse link nao é a minha,mas é na minha cidade.
    vc sabe essa informação?

  43. Então o código SWIFT só tem letras, e a conta do beneficiário deve ter 18 digitos como explicado no artigo. Se você preencher o formulário do Google de forma diferente, até pode acabar recebendo, mas concerteza vai ter dor de cabeça todos meses com funcionários tentando achar o seu pagamento manualmente.

  44. eu recebo o pagamento todo mes há 2 anos. só que recebia na nossa caixa que mudou para Banco do Brasil.
    na época da mudança eu coloquei pra reter meus pagamentos pois nao sabia se mudariam meu numero de conta. não deu outra, essa semana fui lá e a agencia e minha conta mudaram e nao me avisaram.
    agora quero liberar meu pagamento e levei as informações bancarias para o atendente e ele me ajudou a preencher e ele preencheu o codigo swift com 18 numeros (esse esquema de numero da conta,numero da agencia) só que isso ele colocou no codigo swift e nao tem letra nenhuma.
    no campo do numero da conta ele preencheu meu numero normalmente (7 digitos) e colocou variação1.
    está certo?
    pelo que li no seu post o numero da conta coloco o swift?
    é muito complicado pra mim essa mudança.
    vou voltar aqui pra ler a resposta
    Obrigada
    Sarah

  45. @Manuel Lemos

    muito obrigado – essa última informação faltava para que o banco e inclusive eu conseguir entender da forma melhor de como fazer e principalmente o que falar.
    Antes falava que não exportava nada e por isso não conseguir o acesso, mas agora foi rápido e amanha vou fazer tudo pela primeira vez pela web, que alivio, cara….
    muito obrigado pelo esforço todo.

  46. Deve estar havendo um mal-entendido. Acho que você não explicou direito o motivo do pagamento. Tem que explicar que está recebendo pagamento de um cliente para o qual presta serviços. Isso é uma exportação, não de mercadoria, mas sim de serviços. Claro que o fechamento de câmbio na Web funciona para também para serviços. É uma das muitas opções mencionadas na lista de finalidades do pagamento que aparece no formulário. Veja aqui esta imagem:

    http://twitpic.com/16u2ji/full

    Aqui tem o exemplo completo do formulário de fechamento de câmbio pela Web:

    http://twitpic.com/16u2rt/full

    Para além disso, você recebe pagamentos do AdSense como PJ como eu e muitos outros que fecham o câmbio pela Web no Banco do Brasil. Não tem porquê não lhe permitirem isso, a não ser por ignorância ou má vontade dos funcionários.

    Seja como for, acho que você não está sendo bem atendido. Se fosse eu falaria com o seu gerente de conta uma última vez avisando que se não lhe for facilitado o fechamento pela Web, que vai fazer uma queixa à ouvidoria.

    É meio sacanagem falar isso para certos funcionários que por vezes não têm culpa mas são eles que vão ser repreendidos pela direcção do banco. Mas os funcionários banco não pode continuar impedindo dos clientes de resolver os seus problemas sem burocracia, especialmente sabendo que outros clientes na mesma situação não estão sendo barrados.

  47. Infelizmente não funciona.
    Primeiro tentei no banco pessoalmente, pois precisava fazer outras coisas tb, ai o responsavel ligou para agência de câmbio – mais não conseguir, hoje, depois que esperei dois diase tentei explicar de novo pelo telefone, tb não funcionou, depois eu mesmo ligue na agência de câmbio – mas foi informado se eu não importa ou exporta nada, não pode fechar câmbio por enquanto, é somente para exportadores e importadores, mas no futuro próximo parece que vai ser possivel, mas ele não mim falou quando isso será possivel.

    Bom, isso tipico Brasil, para alguns funciona, ou seja depende com quem falar ou em que agência de câmbio é seu, poderia que funcionar e para outros não funciona, impressionante….mas fazer o que… 😉

    Bom, amanha vou eu de novo, fazendo tudo na agência mesmo, ou seja vou a busca desse papel para ssinar e depois em casa digitalizar e enviar com o comprovante do adsene para o cambio seja feito…. ;-(

    A única vantagem que resotu de tanto trabalho, que agora graças ao código de 18 digitos, eu recebo dentro do gerenciador financeiro o aviso que o dinheiro chegou, é só isso a vantagen minha.

  48. Sim, mas não precisa ir na agência pessoalmente para isso. Basta ligar para agência de câmbio por telefone. A agência de câmbio pode não ser a mesma da conta de PJ. A agência de câmbio é aquela que está associada ao código SWIFT. Talvez seja melhor ligar no 0800 do atendimento ao cliente para perguntar isso. Quando souber o telefone da agência de câmbio, peça para liberar a sua chave J para fechar câmbio e também o guia passo a passo para fechar o câmbio pela Web.

  49. ok, se são os mesmsos documentos, então vale muito a pena, valeu mesmo, pois fazendo tudo em casa, sem precisar sair de casa, é realmente um grande avanço.

    Bom, vou segunda feira então na minha agencia para resolver ter acesso ao cambio entre outras coisas.
    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e apoio.

  50. Não, não, os documentos são os mesmos. O que eu recomendei é apenas para você não ter que ir na agência porque pode fazer tudo remotamente pela Internet sem ir para filas nem depender da boa vontade de funcionários do banco..

    Não tem nada a ver com os 18 digitos. Quando você não usava os 18 digitos você tinha de pedir por favor a um funcionário da agência para achar a sua ordem de pagamento. Usando os 18 digitos você fica sabendo se o pagamento já chegou só consultando no gerenciador financeiro.

    Fazendo tudo sozinho é muito melhor não apenas porque não vai no banco perder tempo, como ainda tem a flexibilidade de fechar o câmbio na hora que achar melhor, por uma eventual taxa de câmbio mais favorável.

    Uma outra coisa que não falei, é que fechando câmbio pela Web, pode usar o seu eCPF (certificado digital) e não precisa mais “imprimir e assinar” o contrato de câmbio, dado que isso é feito digitalmente na hora que fecha o câmbio.

    Eu apenas não uso essa opção porque teria de comprar um eCPF e como não fecho mais de 3 câmbios por mês, não vale a pena o gasto. Mas se você acha um saco, pode ser que valha a pena usar o eCPF. Na última vez que olhei, os mais baratos custavam R$150 por 3 anos.

  51. Muito obrigado pelas informações, nossa, que complicado, e assim será sempre todos os meses assim desta forma ?

    Antes de usar o codigo de 18 digitos, precisava somente assinar um documento de autorização de cambio e enviar a fatura do Adsense, e isso bastava, e agora precisa gerar um fatura da minha empresa para eles e ainda assinar o cambio e enviar atraves da internet assinado tb, mas desta forma até gerar mais trabalho que era antes.

    Resta torcer para que logo logo os pagamentes será realizado atraves da moeda nacional, pois isso muito burocracia….

    Mais uma vez obrigado pelas ótimas informações.
    Valeu.

  52. Alex, assumindo que você tem conta de PJ no Banco do Brasil, o que precisa fazer é entrar em contato com a agência de câmbio do banco para que eles dêem permissão ao seu usuário com chave J para fechar o câmbio pela Web.

    A partir daí, basta ir numa página do site do BB para fechar câmbio de exportação com os dados da ordem de pagamento que aparecem no gerenciador financeiro.

    Na tela aparece uma proposta com o câmbio atual. Se aceitar fecha o câmbio e esse é o valor que vai receber, descontado de despesas fixas cobradas pelo banco. Se não aceitar, pode fechar mais tarde a uma taxa de câmbio mais favorável.

    Quando fechar precisa ir na opção de impressão contratos de câmbio. Precisa imprimir e assinar para mandar o contrato para a agência do seu banco. Na verdade não precisa imprimir de fato. Pode apenas ir na janela de impressão do Firefox e mande salvar para um arquivo PDF. Depois use OpenOffice com o plug-in de editar PDF para poder apenas colar uma imagem da sua assinatura. Aí mande o OpenOffice salvar em PDF de novo com a sua assinatura. Depois precisa de mandar por e-mail para a sua agência (pode não ser a mesma da de câmbio). No entanto, é bom falar para agência que você manda por e-mail que os funcionários sem experiência não sabem.

    Para além disso precisa enviar uma fatura pro-forma para descriminar porque está recebendo o dinheiro. Basta ir no OpenOffice e produzir essa fatura que deve salvar também em formato PDF. Com esse arquivo pronto, precisa ir no gerenciador financeiro e usar a opção de envio de documentos digitalizados para enviar documento para o banco. Assim que eles receberem isso, creditam a sua conta.

    Se tiver dúvidas, na hora de pedir para agência de câmbio para autorizar o seu usuário de chave J a fechar câmbio, peça para eles lhe mandarem um documento com instruções passo-a-passo de todo processo.

    É meio chatinho, mas depois de fazer uma vez é rápido.

  53. vc escrever:
    ……Para saber se o pagamento já chegou, não preciso ligar no banco nem perguntar a outros donos de sites se já receberam. Basta consultar a minha conta através da internet pelo gerenciador financeiro, como mencionei atrás…..

    bom, eu tb posso ver isso agora conforme foi escrita, mais para finalmente cair em reais na minha conta juridica, o que mais precisa ser feita para isso acontecer ???

    Aonde preciso clicar ou ir, para entrar na conta em moeda nacional ??

  54. Muito bacana manuel. Realmente o sistema por swift é melhor que o antigo sistema por cheque, porém ainda não é o ideal.
    Realmente o ideal seria receber o pagamento do adsense em real via TED.
    Vamos esperar que o google nos apresente está solução.
    Abraços.

  55. Fábio, é isso aí. O Paypal já está pagando em Reais por DOC/TED no Brasil sem cobrar taxa fixa descontando apenas 3 centavos de deságio, pelo que não tem porquê o Google fazer o mesmo.

    Estive há 2 meses no escritório do Google em São Paulo, e os funcionários falaram (como sempre) que o Google está trabalhando para possibilitar isso, mas não sabem quando vai ocorrer. Vamos ter que aguardar.

  56. Diana, a tendência do dólar é para se desvalorizar apesar das medidas recentes do governo brasileiro. Não me parece boa ideia ficar protelando e perdendo dinheiro em reais à espera que um dia o dólar eventualmente melhore.

    A ideia de receber em reais é que o Google assuma a burocracia e os custos de lidar com bancos intermediários que nada agregam aos pagamentos a não ser atrasos, taxas e dores de cabeça.

    Os cheques demoram muito mais a ser creditados. Entre o Google emitir e você receber o crédito, demora cerca de 50 dias: 10 dias a chegar pelo correio, 10 para o banco no exterior enviar o dinheiro, 30 dias de retenção obrigatória por lei para resolver o problema caso o cheque seja contestado no país de origem.

    Ordem de pagamento chega de um dia para outro.

  57. Eu acho estupidez querer que o adsense pague em reais, o que significaria que os anúncios também serão custeados seguindo a economia local…Em dolar, ainda se pode esperar quando o câmbio está melhor.

    É uma pena que não mais se pague em cheques porque é muito melhor trocar na casa de câmbio do que através dos bancos. Talvez isso em São Paulo apenas.

  58. Muito didático este artigo. Tenho anúncios da Google em minhas publicações, desde o seu lançamento em 11 de agosto de 2008 e, já proximo dos 100 acessos, nunca recebi um centavo de dólar. É um processo complicado receber, embora, agora, tenha melhorado um pouco…

  59. gostaria de obter umas dicas pra iniciar um trabalho com ogoogle adsence..
    como faço pra começar ter lucros com esse sistema de trabalho virtual? obrigado.

  60. Amigo, recebi meu primeiro possivel pagamento google.
    Recebi aquele e-mail de notificacao. Coloquei o codigo SWIFT do bradesco tudo certinho.
    Fui la em Historico de pagamento, foi emitido um pagamento.
    So que apareceu Data de Pagamento: 25/03/2009. Para minha surpresa, tinha um item apelido da conta:Citibank N.A e Número do Pagamento:

    Este pagamento foi pro Citibank????
    Como eu faco?????

    Me ajudem…
    johnbh3@gmail.com

  61. Sigales, sim, pode mudar, basta informar o número de conta de beneficiários da conta com aquele formato de 18 dígitos explicado. Mas talvez seja melhor informar o Google para alterar o cadastro da sua conta de AdSense também.

    De resto, note que receber por pessoa jurídica no Banco do Brasil não tem deságio, mas a taxa fixa é superior. Normalmente compensa se você já estiver a receber um valor não muito baixo.

  62. Ola Manuel,

    Excelente post.
    Gostaria de saber se é possivel fazer as configurações citadas para PJ no BB. Pois passar de PF para PJ este mês e ainda estou em tempo de alterar os dados para poder agilizar o recebimento. Me pareceu muito importante além do controle sobre o valor e cotação do dolar.

    Aguardo contato
    Sigales

  63. Obrigado pela resposta. Porém não posso fechar o câmbio pela internet. Não consegui fazer a senha de 8 dígitos, aparece Senha não cadastrada toda vez que tento criar uma. Então deixa que eu me viro e vou na agência pessoalmente. Valeu!

  64. Alessandro, você precisa fechar o câmbio para receber. Se você informou os 18 digitos corretamente, vá no Internet banking e ache a sua ordem de pagamento já atribuida à sua conta, conforme explicado no artigo.

    Dependendo se é pessoa física ou jurídica, pode precisar de ir na agência ou poderá fechar o câmbio pela Internet.

  65. Olá Manuel Lemos! Antes de inserir minhas informações de pagamento, eu visitei essa página e fiz tudo certinho pra receber no Banco do Brasil mais rápido, com os 18 dígitos e tudo. O pagamento foi emitido dia 26/jan mas não recebi em minha poupança.

    Eu tenho que fazer o quê agora? Tenho que ir à minha agência? Ou o erro está por ser na poupança e não na conta corrente?

    Sei que na internet pode ter a minha resposta, mas andei pesquisando e não achei a resposta.

  66. Jean, que absurdo! O AdSense não tem acesso à sua conta bancária. Quando muito envia dinheiro para lá, mas com o número de conta, mesmo o Google fosse uma empresa com pessoas malvadas, não teriam como entrar na sua conta e tirar dinheiro.

  67. Natasha, não é tão dificíl faturar R$2000, mas realmente esse site parece apenas ter 180 páginas indexadas pelo Google, pelo que dificilmente consegue tráfego suficiente para faturar tudo isso. Talvez o seu amigo tenha outros sites que na sua totalidade consigam faturar esse valor.

    O que importa para anúncios pagos por clique é número de visitas. Como pouco conteúdo é dificil ter tantas visitas.

  68. Eu tenho um amigo que tira uns 2000 por meis portanto o site é novo
    veja só http://www.site.desb.org
    E as propaganda estão super mal posicionadas..
    Ele me disse que ganha mais com as imagens do topo..
    Da pra ver que ele e meio metido em informática..
    Mais sera que tem alguma tramóia??
    Se for serio 2000$ também quero entrar nessa

  69. Ricardo, pagar por uma taxa de câmbio inferior à taxa de compra é normal para pessoa física devido a serem valores relativamente baixos. É uma forma de cobrar uma taxa que é proporcional ao que recebe.

    Se o seu banco está descontando um valor demasiado alto, tente negociar isso com o seu gerente de conta. Se não acordarem num valor mais razoável, talvez seja melhor pensar receber por outro banco.

  70. Recebi essa semana o adsence no Bradesco, paguei R$55,00 reais, o que fiquei de cara foi com o desconto que deram no dolar, que o correto era 2,37 e me pagarão sobre 2,27, ai reclamei lá e falaram que é pago, sobre o dolar do Banco, no caso o Bradesco, fiquei mais boiando ainda, quer dizer que o Banco agora manda no valor do Dolar, até onde eu saiba não, ou será que esses 10 centavo de diferença foi tudo deságio. Só sei que eles ganharam uma grana boa se ganharam esses 10 centavo por dolar. Fazer o quê, quero ver se o pessoal que recebeu ultimamente aconteceu isso também. flw.

  71. Cristiano, que eu saiba nenhuma conta é cancelada a pessoas que não tenham atingido o mínimo de pagamento.

    Sobre o seu pagamento, se você não tem banco, não sei como pode receber.

    De qualquer forma escreva para adsense-pt arroba google.com para obter mais esclarecimentos sobre o seu caso.

  72. ola Manuel Lemos
    não sei se você ainda vai ler este post muito bem feito pois foi criado a meses, mas vou perguntar mesmo assim
    1°nunca recebi pelo adsense e já estou nos 85 dolares e queria saber se corro o risco de a conta ser cancelada por alguma regra que eu esteja quebrando sem querer, será que vão reavaliar a minha conta só por estar chegando nos 100 dolares?

    2° A segunda questão é importante, eu moro em joinville, não é nem uma cidade do interior mas também não é nenhuma cidade grande e bem desenvolvida, eu também não tenho banco, então gostaria que você criase um passo-a-passo para quem quer receber o primeiro pagamento do adsense , mas de uma forma bem simplificada pois eu confeço que nunca li tanto na minha vida com esse poste °olhos doendo° é só uma passo-a passo , assim que você postar a resposta eu vou colocar sua postagem em meu blog para ajudar outros webMaster(quem me dera)você poderia fazer isso para mim por gentileza?
    meu email:
    goaguu@hotmail.com

  73. Alex, o Banco do Brasil cobra USD$20 à pessoa física. Esse valor de R$140 do Itaú concerteza está desatualizado ou não é para correntistas. Fale com o seu gerente de conta que concerteza eles fazem esse valor de USD$15.

    Sobre o Paypal, sei que eles permitem receber no cartão de crédito VISA, mas é um cartão que eles emitem, não é um que você já tenha.

    Pessoalmente deixo acumular um valor e recebo por cheque do Citibank para diluir as taxas dos bancos. No entanto demora muito a vir e a descontar.

  74. Olá Manuel,

    Antes de mais nada muito obrigado pelas informações e parabéns pelo excelente artigo!

    Liguei na área de câmbio do meu banco e me informaram que o Itaú cobra uma taxa de R$ 140 por cada ordem de pagamento! Alguém postou que paga US$ 15 no Bradesco. Quanto você está pagando no Banco do Brasil?

    Sei que o post é sobre o Google Adsense, mas já que você falou um pouquinho sobre o Paypal, você poderia por favor me dizer se já recebeu algum pagamento no cartão de crédito? Na página do Paypal eles informam esta modalidade para recebimento no Brasil e até aparece uma opção na minha conta no Paypal, mas um funcionário do atendimento do Paypal disse que as únicas opções disponíveis pra mim são depósito depósito em conta (provavelmente nos EUA; nem isso ele fala…) e envio de cheques. Acredito que ele tenha me dado a informação errada!

  75. Mais ou menos. Muitas agências que fazem câmbio não são agências GECEX que fecham o câmbio. Por isso é preciso saber o SWIFT da agência GECEX certa associada a agência do banco onde tem conta porque senão pode ser dificil achar o pagamento caso este não venha com o beneficiário usando corretamente a convenção dos 18 digitos.

  76. Resolvendo um velho e polêmico problema!

    Para consultar o SWIFT, usar o formulário de busca do Swift.com. No caso do Banco do Brasil, basta colocar Banco do Brasil no Institution keyword e buscar. É exibida uma lista dos códigos das principais cidades do Brasil.
    BEEEM mais fácil que perguntar para um gerente, ou ligar no 0800 do banco. A maioria nem sabe do que se trata!

    Link:
    http://www.swift.com/bsl/freequery.do

  77. Ricardo, não sei qual é a sua dúvida. Se pretende receber pelo Banco do Brasil, basta seguir as instruções descritas no artigo.

    Pelo que sei, pode receber por conta poupança, se é que essa era dúvida.

  78. Pois bem, gostaria sinceramente de saber qual a solução final, se tem alguém que recebe sem problemas, etc… não importa a correria que tenha q ser feita.. se alguém puder ajudar eu iria agradecer. ;D

  79. Penso que sim, apesar de não conhecer que receba por conta poupança. Penso que não depende do Google nem do banco que envia, mas sim do que recebe.

    O melhor a fazer é perguntar no seu banco, de preferência numa agência com departamento de câmbio, dado que normalmente os funcionários que não mexem com câmbio não sabem desses detalhes.

  80. Olá!
    Gostaria de uma informação!
    Tenho somente conta poupança do banco ABN AMRO Real e mi9nha dúvida é se o google adsense faz a transeferência bancária através de poupança??

    aguardo uma resposta concreta e objetiva!

    agradeço desde já!

  81. Ai, cara eu gostei muito de todos os esclrecimento, pois a pouco tempo criei um site, quer dizer,eu ainda estou engatinhando nesse ramo.
    Todas as imformaçoes são de grende impotâcia, esclrecidas. Valeu.

  82. No Banco do Brasil quem está como pessoa física pode assinar uma autorização permanente para crédito em conta de ordens de pagamento.

    O formulário é disponibilizado na agência do banco ou pode ser encontrado aqui:

    http://www.bb.com.br/portalbb/frm/fw0701863_1.jsp

    Porém, este formulário não inclui a finalidade de pagamento de Publicidade. Por isso os funcionários dizem que não podem aceitar a autorização.

    Porém não existe motivo legal para não autorizar o crédito automatico deste tipo de pagamento para pessoa física. Outros bancos permitem creditar automaticamente mediante uma autorização semelhante.

    Acredito que não é do interesse do Banco do Brasil que as pessoas mudem de banco só porque este não consegue atender de forma conveniente enquanto outros podem.

    Por isso recomendo que liguem na ouvidoria 0800 729 5678 e façam uma reclamação para que o Banco do Brasil adicione este tipo de pagamento no formulário de autorização, e assim evitem ter de ir no banco todos meses. É bom mencionar que outros bancos não têem essa restrição.

  83. Realmente tive que ir ao banco e levar o contrato do adsense impresso + detalhes do pagamento do adsense…. como o lemos ja disse… o pessoal dentro do banco que trabalha com cambio, é bem mal treinado.

    Falei pro cara que tem pessoas que recebe sem ir ao banco… ele me disse como o pagamento é feito por pessoa juridica (empressa google), entao eu sempre teria que enviar meu historico… daew eu falei… mais os dados que vc vai mandar por fax nao fica arquivado no GECEX.. axo que é issu o nome… GECEX seria a empresa de cambio que fica em sao paulo pessoal….. Dai o cara do banco disse que fica arquivado e iria melhor se informar um metodo pra eu receber automatico.

    Resumindo… eles so trabalham com cambio pessoa fisica pra fisica… de juridica pra fisica… realmente eles nao tem conhecimento ou muito pouco..

    o cara la do banco disse que em 2 dias uteis o dinheiro cai na poupança.

    Quando for colocar o numero da conta sua no adsense.. utilizem 18 digitos… pq???

    porque precisa do numero do banco, agencia, codigo de poupança e etc..

    o lemos ja ensinou como montar

    001 agencia codigo-verificado 000000 conta codigo-verificador.

    Como credita automatico… ainda não sei… so quando xegar meu segundo pagamento que poderei informar se caiu direto ou se eu fui no banco… até la… fica assim!

  84. Consultei no atendimento do banco que meu pagamento ja estava liberado… so que o banco do brasil esta pedindo pra eu assinar um documento e levar um extrato do adsense para comprovar. Dae o pessoal vai mandar via fax para gecex.

    Como faço para nao ter que ir ao banco toda vez que eu for receber. O pagamento do adsense chegou depois de 1 semana… so que pra creditar vou ter que ficar mandando documento… e tem gente que nao precisa… como fizeram???

    eu tenho conta no banco do brasil e estou recebendo por ele no caso.

  85. André Luis, no Banco do Brasil, quando o pagamento vem com o campo do beneficiário com os 18 digitos, o banco automaticamente localiza a conta e atribui o pagamento à conta certa. Quando isso não acontece, o pagamento fica lá perdido até o beneficiário falar para o banco achar e atribuir o pagamento à sua conta.

    O que você precisa perguntar é se no Bradesco existe esse convenção dos 18 digitos de forma a que o pagamento seja atribuido à sua conta automaticamente e você possa ver no Internet banking se já chegou o pagamento ou fazer o que é preciso que o pagamento seja creditado na sua conta de preferência sem ter de ir no banco todos meses.

  86. Olha Manuel eu ate poderia ligar pro Bradesco mas não tenho a minima ideia de que forma perguntar isso. Vc tem alguma sugestão de como fazer pra pedir isso?

  87. O código do Bradesco é 237, mas não sei dizer se eles usam a mesma convenção do Banco do Brasil para automatizar a atribuição de ordens de pagamentos às contas. Recomendo que contate o banco para perguntar pelo número de atendimento a clientes 0800 570 0022 .

  88. Bah velho, obrigado pela explicação…nunca tive o tino de tentar ganhar dinheiro com os meus sites… mas vistó os numeros de acessos diarios e o pessoal falando que pode ser bem lucrativo, vamos tentar…
    Valew.w.w mesmo

  89. Alguém ai que recebe o dinheiro do Google AdSense pelo Bradesco pode me dizer se as informações usadas no campo NOME DO BENEFICIARIO são as mesmas que são usadas para o Banco do Brasil? E se o numero do Banco do Brasil é 001 qual é o numero do Bradesco?

  90. Kalyne, não sei qual seria a finalidade mais correta a por. Quando recebo pagamentos por cheque normalmente indico pequenos compromissos segundo instruções do próprio funcionário do banco. Agora se solicitarem algo mais específico, o certo seria comissões sobre publicidade.

    Não é preciso nenhum contrato. Por vezes os funcionários não estão bem treinados e não sabem explicar. O que você precisa é imprimir e levar a página de demonstração de lucros. Para isso vá na página de histórico de pagamentos, depois no link de detalhes na frente da mensagem do último pagamento enviado, e por fim no link de demonstração de lucros. Imprima essa página e leve no banco.

    Assinar a autorização de crédito de pagamento, quanto a mim, é a melhor opção para pessoa física porque assim evita ir no banco. Não tem a liberdade de escolher o dia do crédito como tem como pessoa jurídica, mas dada a tendência de queda do dólar quanto mais rápido receber melhor taxa consegue.

    Não creio ser necessário imprimir nenhum contrato, mas para evitar perder tempo com algum funcionário mal esclarecido, imprima a página de termos do AdSense, assine em baixo e leve no banco:

    https://www.google.com/adsense/localized-terms

    O fechamento de câmbio via Internet, que eu saiba apenas é facilitado a quem recebe em conta de pessoa jurídica.

  91. Lemos, segui suas valiosas instruções e verifiquei que a ordem de pagamento já foi efetuada. Essa é a primeira vez que recebo pelo Adsense.

    No entanto, quando fui ao Banco do Brasil me informaram que preciso preencher um formulário de Autorização Permanente para Crédito em Conta, já que mensalmente minha conta recebá ordens de pagamento. Minha conta é de Pessoa Física.
    Nesta autorização devo inserir meus dados e descrever a Finalidade (motivo) do recebimento. Quando informei do que se tratava, me pediram para levar o contrato que tenho com o Google assinado. Expliquei que se tratava de contrato virtual. Resumindo: falaram que só podiam liberar o pagamento com esse contrato. Além disso, ao assinar essa autorização, estou autorizando o banco a liquidar as ordens de pagamento do exterior à taxa do dia. Dessa forma, não posso escolher qual a melhor dia para fechar o cambio.
    Minhas dúvidas: esse procedimento que descrevi acima é o padrão para receber o pagamento do Adsense pelo BB. Se sim, qual seria a finalidade do recebimento mais adequada? O contrato do google que concordamos seria o contrato que entregamos ao banco, mesmo sem a assinatura do Google?

    Há outro procedimento menos burocrático? Qual seria esse? Tem como resolver tudo pelo Internet Banking?

    Muitíssimo obrigada pelas suas orientações. Você nem imagina como ajuda as pessoas.

    Sucesso!

    Kalyne

  92. É normal em agência que não lidam com este tipo de transação no dia-a-dia, os funcionários não saberem o que fazer. Mas têm de correr atrás para se informarem porque você não tem culpa.

    Se não consegue ser esclarecido na agência, ligue para 0800 do atendimento do banco. Se o mandarem ver isso na agência, ligue no 0800 da ouvidoria.

    Aliás, se você explicar na agência que se não conseguir ser atendido, que vai se queixar na ouvidoria, normalmente costuma ser mágica a forma como de repente até os funcionários públicos do banco se tornam mais agéis e vão buscar toda a informação que precisa em tempo recorde, e ainda pedem desculpem e agradecem não ter mudado de banco ainda. Impressionante! 😉

    Acho que não é o seu caso porque na pior das hipóteses penso que a ouvidoria resolve o seu problema em menos de meia hora.

    Mas caso o banco crie alguma forma de impasse em relação a receber o seu dinheiro, normalmente uma queixa no banco central costuma fazer milagres dado que eles impõem prazos para os bancos resolverem os problemas.

    Mas acho que você não precisa de tanto para resolver apenas uma questão de informação.

  93. Também estou com dificuldades para obter as informações para receber através de uma conta poupança da Caixa.

    Estou pesquisando e parece que é possível receber nesse tipo de conta sem restrições, mas o problema é enfrentar a ignorância do pessoal da agência, principalmente aqui no interior de Santa Catarina.

    Se alguém conseguiu entrar com as informações corretas para receber AdSense através de conta poupança da Caixa, poderia deixar um comentário pra ajudar a gente…

    []s
    Compulsivo

  94. Roberto, acredito que sim, pode receber em conta poupança. Em todo caso confirme isso com a sua agência quando for pedir o código SWIFT da agência para passar para o Google.

  95. Eduardo, antes de mais, devo esclarecer que não sou funcionário de nenhum banco, pelo que o máximo que posso fazer é recomendar o que eu faria no seu caso.

    Não adianta muito se exaltar com os funcionários porque normalmente eles estão a seguir procedimentos do banco, e por vezes exigências do banco central.

    Se eles estão exigir documentação para liberar pagamento, pergunte especificamente que documentação necessitam. Se está vendendo um imóvel, presumo que o valor não seja baixo. Nesse caso, talvez precise comprovar a finalidade do pagamento, mesmo que o pagamento venha certo para atender exigências do banco central.

    Talvez você só vá passar a escritura depois de receber o dinheiro. Portanto não pode mostrar a escritura como prova da finalidade do pagamento.

    Fale com o seu gerente e tente explicar a situação. Se o banco o deixar no impasse e não conseguir receber, ligue para o número 0800 da ouvidoria mencionado no site do banco e explique a situação. Normalmente a ouvidoria faz os possíveis para resolver.

    Se mesmo assim não tive como resolver, receio que o pagamento terá de ser devolvido e o pagador terá de enviar o dinheiro de novo. Porém, se não dá para comprovar que o pagamento era para você, dificilmente você poderá mandar devolver. O pagador também não consegue mandar devolver. Normalmente o dinheiro só será devolvido ao fim de 90 dias sem reclamação.

    Seja como for, se precisar mandar que o dinheiro seja enviado de novo e quiser receber no mesmo banco, precisa perguntar para eles como é que o pagamento deve vir para não ter dificuldades em receber de novo.

  96. Sr Manuel ,enfrento uma dificuldade pois vendi um imovel a um estrangeiro e ele fez o pagamento através do sistema SWIFT , tenho uma copia do credito swift e todos os dados estão corretos mas a CEF , alega que o dinheiro foi localizado esta na CEF mas não pode efetuar o credito pq os campos foram preenchidos de forma incorreta porem todas as informações estão la: CPF ,conta , nome
    forneci os documentos que eles pediram p/ comprovar a venda do imovel .
    Eu pergunto na cópia que eu tenho em mãos do SWIFT
    esta tudo perfeitamente preenchido e correto, eles dizem q as informações q estão no sistema deles estam incorretas isso é possivel ou esta havendo má fé? O q devo fazer p/ solucionar essa questão pq necessito muito de liberar esse recurso,pois a pessoa que comprou esta na noruega e é dificil contato.
    Obrigado

  97. Vinicius, se você já está recebendo bem no seu banco sem problemas, não recomendo ficar mudando de banco. Sabe como é, a lei de Murphy diz que se você está numa fila que parece estar andando devagar e muda para outra que parece estar andando depressa, na hora que você muda a fila para a qual mudou para, e a de onde saiu anda.

    Se o banco está exigindo documentação todo mês, pode ser que seja o mesmo problema de quem recebia no Banco do Brasil mas não vinha com o código de 18 dígitos da conta de beneficiário, e por isso tinha de ir no banco com documentos para provar que o pagamento realmente era para você.

    Se for esse o seu caso, recomendo que entre em contato com a agência de câmbio do seu banco (muito provavalmente não é a mesma onde tem conta) e explique o problema. Quem sabe eles lhe indicam qual é o código da sua conta para que os pagamentos cheguem sem ter de ficar sempre comprovando que o pagamento é mesmo para você.

  98. Cara, eu enfrentei muitos problemas para receber a primeira vez do AdSense…
    Agora já está tranquilo, porém estou recebendo no Bradesco e a taxa deles é de 15 dolares independente do valor que você receba.. isso se não ultrapassar o valor de U$ 3.000,000 .. será qu ecompensa eu migrar pro Banco do Brasil…

    ps. eu recebo tudo em conta poupança…

  99. Obrigado a todos pelos comentários.

    Michael, não vale a pena se exaltar com os funcionários dos bancos. Isso não vai ajudar. Infelizmente muitos não são treinados para lidar com questões dos pagamentos SWIFT, porque não é o que eles lidam no seu dia-a-dia, e por isso nem sempre sabem bem o que fazer.

    Falta de treinamento dos funcionários é problema da administração do banco. Se quer mesmo reclamar, faça-o na ouvidoria do banco. Consulte o site do banco para saber o número 0800 da ouvidoria. Eventualmente no atendimento por telefone do banco também pode conseguir o código SWIFT da sua agência.

    Seja como for, quando mudar para o código de 18 digitos no campo da conta do beneficiário do formulário do Google, o pagamento chega e normalmente é creditado logo na sua conta sem depender dos funcionários da sua agência.

    Se não tiver vindo com o código de 18 digitos, pode ter que ir na agência com comprovantes de renda tirados das páginas do AdSense para provar que o pagamento realmente é para você.

    Apenas esqueci de mencionar um detalhe que para que as mudanças da conta a creditar feitas no formulário do Google devem ser feitas até ao dia 15 de cada mês.

    Se passar desse dia, só passa a valer para o mês seguinte. Quem não fez a mudança até ao dia 15, tem de ter paciência que não vai ser ainda este mês que vai cair direto na sua conta.

  100. Realmente muito bom esse post, pois os retard*$ do pessoal do banco do brasil em goiânia nao sabem dizer para minha mãe o que é swift e etc.

    mandei a instruções para ela, mas pelo visto vou ter que pegar uma avião pra minha cidade pra conversar com o pessoal. Pelo telefone ta complicado!

    O que o google ja deveria ter feito é o esquema que foi mencionado no post. De enviar o dinheiro para filial no brasil e eles efetuarem os devidos pagamentos aos donos de sites/blogs.

    Em relação ao post acima… nota 9! e 10! para o autor! =D

  101. Muito importante a materia acima, através da mesma, pude esclarecer algumas duvidas, ja que este mês foi o primeiro mes em que recebi pagamentos do adsense…

  102. Nao so para quem esta começando, e muito util para quem ja esta no adsense a tempos pois tenho certeza que a grande maioria nao tem conhecimento sobre esse tipo de informaçao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *