A importância de um plano de reconhecimento e recompensas na sua empresa

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Se a sua empresa quer buscar a motivação dos colaboradores e preservar talentos, é preciso investir em programas de reconhecimento e recompensas. Afinal, quando nos dedicamos a alguma coisa, precisamos perceber que somos valorizados.

Empresas que alcançam bons níveis de engajamento entre funcionários tendem a ter resultados mais satisfatórios. Além disso, evita-se o turnover, que é a taxa de saída de talentos. Essa não é uma preocupação da maioria das empresas, o que resulta em um índice de 20% de profissionais infelizes no trabalho.

Neste artigo, entenda a importância de ter um plano de reconhecimento e recompensas na sua empresa, além de algumas dicas para implementar um que tenha tudo a ver com o seu negócio.

Por que oferecer reconhecimento e recompensas

Segundo uma pesquisa da Bersin & Associates, empresas que reconhecem o trabalho de seus colaboradores conseguem resultados melhores do que aquelas que não fazem o mesmo. A taxa de turnover, inclusive, chega a ser 31% menor.

Ou seja, bons colaboradores trabalham para colocar em prática aquilo que amam e realmente sabem fazer. Ver que seu esforço está dando certo, não apenas pelos resultados da empresa, mas pelo reconhecimento dos líderes, faz toda a diferença em seu dia a dia.

Apreciação é uma necessidade fundamental humana. Funcionários respondem de maneira positiva ao reconhecimento e às recompensas porque isso confirma que seu trabalho é apreciado por seus pares. Assim, são motivados a continuar alcançando as metas e se esforçar.

Ser reconhecido nos dá um senso de satisfação e a sensação de que todo o esforço valeu a pena. É o princípio da prova social em ação – termo criado pelo professor de psicologia e escritor Robert Cialdini. Ele o define assim: “nós entendemos um comportamento como correto em uma situação na medida em que vemos os outros fazendo”.

O reconhecimento é um exemplo disso porque é uma forma demonstrar que esforços são valorizados e reforçar atitudes positivas diante da visão da empresa. Veja mais três motivos para se preocupar em construir um plano de reconhecimento e recompensas segundo a Forbes:

  • Funcionários que se sentem reconhecidos são felizes. Quando as pessoas estão satisfeitas com seu trabalho, o nível de produtividade sobe, em média, 12%.
  • Líderes que valorizam são líderes valorizados. Por isso, confiança é muito importante no ambiente de trabalho. Líderes que demonstram apreço aos funcionários tendem a receber credibilidade de volta.
  • Quando colaboradores se sentem valorizados, ficam mais tempo. No entanto, encontrar bons funcionários capacitados é muito difícil. Se quiser manter seus talentos, precisa investir em planos de reconhecimento e recompensas.

Agora que você entende a importância de se preocupar com o reconhecimento, veja algumas dicas para implementar um plano de sucesso na sua empresa.

reconhecimento e recompensas

Identifique oportunidades e aja

Busque por oportunidades de demonstrar seu apreço pelo trabalho das pessoas. Duas dicas:

  1. Busque ativamente por oportunidades de elogiar e oferecer palavras motivadoras. Se você não procurar, pode perder muitas chances de demonstrar seu apreço.
  2. Aja de forma que o reconhecimento por um bom trabalho seja demonstrado.

Para isso, algumas ideias:

  • Escreva sobre o reconhecimento: o que a pessoa fez, porque foi tão importante e as ações que surtiram efeito positivo na organização. Ofereça o reconhecimento escrito à pessoa ou a seu gestor, dependendo da estrutura da empresa. Assim, garanta que isso esteja nos arquivos do funcionário, para que sua contribuição não se perca.
  • Acompanhe a nota com um presente: placas gravadas, certificados, vale-presentes ou qualquer coisa que represente o estilo da companhia e reforce a importância do bom trabalho e sirva de lembrança sobre aquilo.
  • Apresente o reconhecimento em público: fale sobre o trabalho reconhecido durante uma reunião, ou por e-mail. Isso é importante para que toda a equipe saiba qual tipo de trabalho é valorizado pela empresa e que quem se esforça recebe o reconhecimento devido.

Ofereça ferramentas para chegar ao sucesso

No entanto, não basta sentar e esperar que as pessoas alcancem o sucesso sem as ferramentas necessárias. É preciso contribuir com o avanço profissional dos colaboradores oferecendo cursos, treinamentos e outras formas de desenvolvimento.

Por isso, além de criar um plano de reconhecimento e recompensas, participe do crescimento dos funcionários:

  • Garanta o acesso a treinamentos. O desenvolvimento de carreira por meio de treinamentos é importante para profissionais em todos os níveis. Dessa forma, ofereça oportunidades de crescimento profissional para quem está interessado em alcançar novos patamares na carreira. Ao reconhecer o desejo de crescimento, você constrói confiança e lealdade. Saiba aqui qual é a alternativa mais indicada: capacitação presencial ou online.
  • Invista em laboratórios de inovação. Ao oferecer espaço e tempo para o desenvolvimento de ideias para a além do escopo de trabalho, é possível desenvolver dentro da empresa uma inteligência que mais tarde resulta em processos mais ágeis e menos dispendiosos. Além disso, encorajar a inovação demonstra que você valoriza os indivíduos e seu potencial criativo.
  • Ofereça e incentive o feedback. É possível aprender muito com líderes. O feedback tem papel exatamente nisso, com potencial de fortalecer o desenvolvimento de colaboradores. Saiba como oferecer um feedback produtivo.

reconhecimento e recompensas

Plano de reconhecimento e recompensas como parte da cultura organizacional

Para que o plano de reconhecimento e recompensas seja efetivo, é preciso que esteja integrado à cultura organizacional. É necessário que exista uma conexão entre a missão da empresa e o que é valorizado nos esforços da equipe.

Assim, além de líderes oferecerem reconhecimento, os próprios membros do time também vão, reforçando a integração da equipe. Quer saber mais sobre cultura organizacional e como você pode criar uma que seja satisfatória? Leia: Gestão participativa pede o engajamento.

Jornalista e produtora freelancer de conteúdo digital especializada em inbound marketing. Sempre em busca de coisas novas para ler e fascinada por aprender cada vez mais.

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