ROI e conhecimento de marca via redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não é de hoje que as redes sociais vêm transformando a forma pela qual empresas fazem negócios, provocando uma revolução nos conceitos de marketing e colaborando para que marcas se conectem e alcancem consumidores de forma mais direta.

É fato o poder que o boca-a-boca online exerce no comportamento de compra do novo consumidor. O posicionamento do público frente à uma marca pode fortalecer, como também comprometer o sucesso de um negócio, devido ao valor gerado no compartilhamento de informações entre indivíduos.

Kevin Keller, co-autor do bestseller Marketing Management, em seu estudo sobre brand equity explica que brand awareness, traduzido como conhecimento de marca, é construído de consciência de marca e imagem de marca. Conceito esse, definido pelo seguinte esquema:

Conhecimento de marca

Consciência de marca

  • Lembrança de marca;
  • Reconhecimento de marca;

Imagem de marca

  • Atributos:
    • Não relacionados ao produto;
    • Relacionados ao produto;
  • Benefícios:
    • Funcionais;
    • Experimentais;
    • Simbólicos;
  • Atitudes.

Um estudo de caso

Em 2006, nos Estados Unidos, uma empresa chamada BlendTec, que produz liquidificadores para uso industrial e residencial, percebeu que, apesar de possuir uma excelente linha de produtos, seu brand awareness era fraco, o que resultava em baixas vendas.

Logo, seu então diretor de marketing apareceu com uma ideia inusitada: produzir vídeos apresentando seu CEO triturando diferentes tipos de materiais e provando o quanto seus produtos eram resistentes. Dessa ideia surge a bem-humorada e famosa campanha viral “Will it Blend?” (Vai misturar?).

O objetivo inicial da campanha era aumentar o brand awareness para a linha de liquidificadores, mas o resultado não só se expôs a marca para o mundo, como também se observou um aumento de 700% nas vendas.

Além do sucesso de vendas, a empresa chamou a atenção de diferentes canais de comunicação e contou com o poder massivo da mídia espontânea, como por exemplo atendento à programas de importantes emissoras americanas como NBC, CBS, Fox, WGN, History Channel, Discovery Channel entre outras.

Vale ressaltar que, em paralelo à publicação de vídeos, a BlendTec também trabalhou a otimização de tags no YouTube e links patrocinados, para potencializar a busca por conteúdo.

Há pouco tempo, a revista americana Advertising Age publicou a relação dos dez virais mais assistidos em todos os tempos e, com mais de 134 milhões de visualizações, “Will it Blend?” lidera a lista com uma boa margem de diferença do segundo colocado.

E o que se pode aprender com esse caso de sucesso?

Seja autêntico

Reflita sobre algumas maneiras de se manter autêntico através das redes sociais:

  • Apresente o lado humano do seu negócio, de forma a introduzir uma imagem de entidade real e com personalidade;
  • Seja honesto e tenha interesse pela opinião do consumidor;
  • Importe-se mais com a qualidade e facilidade de interação com o público, e não tão somente com números de seguidores ou views;
  • Não deixe que seu negócio nas redes sociais se resuma a promover seus produtos, e sim uma oportunidade de realizar interações significativas com seu público, estimulando sentimento entre as pessoas

Crie conteúdo/buzz que gere valor

Para qualquer estratégia desse tipo é importante produzir conteúdo que gere valor à informação, como por exemplo expor soluções de problemas reais de forma lúdica, ação utilizada pela BlendTec. Pessoas procuram informações com conteúdo, que as estimulem a se engajarem e também compartilharem conhecimento.

Despertar a curiosidade humana através de emoções com algo bem-humorado, amistoso ou mesmo chocante, colabora para que pessoas dividam a experiência vivenciada.

Envolva os consumidores através de interações com a marca

A BlendTec permitiu que sua base de clientes, como também os meros observadores, participassem enviando sugestões de itens que gostariam de ver triturados.

É uma forma de engajamento, que populariza as estratégias, não atuando apenas como comunicação de via única.

Referências à cultura popular

A campanha de vídeos virais “Will it Blend?” trouxe à tona elementos da cultura americana, produzindo sentimento em relação às marcas. E hoje, além dos experimentos, a empresa chama a atenção por sorteios que realiza de itens similiares aos triturados na campanha, conquistando a cada dia mais seguidores, com a esperança de se tornar mais um sorteado enquanto se divertem.

A estratégia de estar relacionado às marcas célebres, colaborou para que seus vídeos se tornassem populares no sistema de busca do YouTube. Já tentou digitar iPhone na busca do website? O resultado traz o vídeo “Will it Blend?”.

Não à publicidade massiva

Dado o grande número de plataformas e ferramentas disponíveis para se construir brand awareness através das redes sociais, se espera que empresas entendam melhor o poder de comunicação que elas oferecem e as adotem de fato.

Assegurar que as estratégias estejam alinhadas aos objetivos da empresa e que as informações sejam geradas com responsabilidade ao que o público espera, resultará em um relacionamento saudável entre as duas partes. Acredite, o consumidor irá se engajar e mostrará lealdade à marca que souber balancear as ações, ao invés de apoiar publicidade massiva e sem valor.

Confira o que Tom Dickson, CEO da BlendTec, aprontou com uma vuvuzela durante a Copa do Mundo de 2010:

[Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Nadia Devigilli (@devigilli; ndevigilli@gmail.com) possui certificado em redes sociais pela University of San Francisco/USA, mantém um blog e acompanhou o crescimento das redes sociais nos três anos que passou nos Estados Unidos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *