Se o manual não resolve, tente o fórum

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Novos equipamentos são lançados todos os dias e para cada um deles é desenvolvido um manual de instruções. Ao folhear os manuais de diversos aparelhos que uso no meu dia–a–dia percebo que a maioria traz apenas um apanhado de funções do equipamento, um monte de advertências e muitos links para a internet.

Um bom manual deve indicar como usar o produto. Mas como fazer um manual para um computador de mão, por exemplo, que tem mais de mil funções e pode ser facilmente expandido, atualizado e utilizado de várias formas? Para não pecar pelo excesso, alguns manuais de aparelhos eletrônicos ensinam pouco mais do que ligar e desligar o aparelho.

Se o equipamento possui uma interface intuitiva, acreditam, em pouco tempo o proprietário conseguirá entender suas funções. É divertido para quem gosta de descobrir. Mas e quem não gosta?

A opção para quem precisa de documentação acaba sendo a internet. O primeiro lugar para achar mais informações sobre o produto em questão é o site do fabricante. Manuais em PDF já são um padrão na indústria e podem ser abertos com o velho Adobe Acrobat Reader. Mas muitas vezes a documentação online é uma repetição da documentação impressa com algumas correções e mais detalhes. Nem sempre (ou quase nunca) o site do fabricante é o suficiente. A solução então é cair na rede.

Para começar, o bom e velho Google não costuma deixar na mão os curiosos de plantão. Digitando o nome do produto e palavras–chave como “tutorial” e “fórum” é possível encontrar bastante coisa. O problema dessa vez é outro – o excesso de informação. Olhe com calma selecione termos e não tenha medo de usar a busca avançada do Google.

Como se sabe, a maior parte do conteúdo disponível na internet está em inglês, especialmente quando o assunto é equipamentos eletrônicos. Se o inglês não estiver muito afiado não se preocupe, pois muitos tutoriais trazem ilustrações bem explicativas e alguns termos são universais como on e off.

A boa surpresa são os fóruns, onde usuários se reúnem para discutir e tirar dúvidas sobre determinado assunto. O fórum armazena todas as perguntas e respostas feitas pelos usuários e gera uma base de conhecimento espontânea. E se a sua dúvida ainda não foi levantada por nenhum usuário, é possível se cadastrar e perguntar para toda a comunidade.

Enquanto manuais e tutoriais são estáticos, os fóruns permitem uma troca de experiências e uma interação fantástica com a velocidade e o dinamismo da internet. Pessoas de todo o mundo podem participar para perguntar e responder e assim é criada uma vasta base de conhecimento.

No meio de tanto spam e vírus, os fóruns de discussão online provam que é possível usar a tecnologia de forma solidária e colaborativa. [Webinsider]

Adriana Baggio (adriana@caixadetexto.com) é é redatora freelancer, faz doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP e ensina em cursos universitários de Comunicação Social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Oi

    Desculpe o off-topic, mas tô tentando encontrar isso na Net, queria ver se neste fórum tinha alguem que podia me ajudar a encontrar boas ofertas de tênis de marca com desconto.

    Thx se alguem puder me ajudar!

    Sem querer encontrei também: filme da Rita Cadillac

    Tchau
    mp3 players
    tênis de marca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *