Streaming media ganha importância

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Passados os primeiros anos da internet, finalmente começam a florescer serviços mais efetivos visando um público mais amplo e envolvendo a transmissão de áudio e vídeo em tempo real.

Até agora, o streaming de áudio e vídeo ainda não apresenta qualidades capazes de atrair as grandes audiências, por diversos motivos. Mas o panorama está mudando bastante.

Pesquisas já apontam para um crescimento mais substancial nos próximos anos; as rádios pela Internet proliferam; grandes empresas de tecnologia e telecomunicações fazem vultosos investimentos na estrutura de banda larga e empresas de mídia se preparam mais seriamente. Um exemplo é a recente associação entre a Globo.com e a Telecom Italia, no valor de US$ 810 milhões.

Grandes grupos de comunicação e outros bem menores e mais jovens já oferecem bom material de entretenimento baseado em streaming media. Há muito espaço a ser ocupado, enquanto fatores importantes convergem para a difusão cada vez maior do áudio e vídeo transmitidos pela internet.

Um deles é, claro, é a oferta de acesso em alta velocidade por parte dos provedores. No Brasil e em vários países, a partir do fim deste ano e principalmente no ano que vem, aumentará sensivelmente a quantidade de usuários com conexões muito mais rápidas do que a linha discada doméstica. As opções envolvem linhas DSL, ISDN, acesso a cabo e acesso sem fio. Hoje apenas uns 5% dos provedores de acesso nos Estados Unidos oferecem opções de acesso banda larga.

Ao mesmo tempo, novas soluções de tecnologia estão melhorando a estrutura atual e dando conta do recado de forma mais eficiente. Na ponta do usuário, um exemplo são os produtos da RealNetworks e da Microsoft, cujas novas versões obtém melhores resultados do que as anteriores, mesmo em banda estreita.

Mas nada disso seria suficiente sem o conteúdo, a palavra mágica usada para definir os textos, as imagens, as informações e os sons apresentados em um site. Hoje o conteúdo é preparado considerando as limitações da banda estreita, porém diversos outros sites já estão posicionados para a banda larga, esperando a sua hora.

Com este quadro, tudo indica que o streaming media tende a ser tão popular como o e–mail, o chat, as notícias e os serviços. Quando isso acontecer ficará aberta uma nova possibilidade de se entregar música ao público, como segmentação e interatividade. Falta pouco e o comércio agradece.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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2 respostas

  1. Pingback: Tweets that mention A primeira matéria do Webinsider, publicada em junho de 2.000. Lá se vão dez anos. -- Topsy.com
  2. O primeiro comentário para o primeiro post.

    Parabens pelos 6 anos e pela nova interface!

    Vida longa ao WebInsider

    []s

    Gustavo Moura

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