Sua empresa investe em continuidade de negócio?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Recentemente ouvi uma especialista em comunicação mencionar numa reunião: “Esta sua área é pouco conhecida. Precisa popularizar e falar mais sobre ela!”. Bom, ela estava falando sobre continuidade de negócios.

O interessante é que pessoas com idades entre 30 e 50 anos e já estão em posições gerenciais ainda têm dificuldade de entender a Gestão de Riscos e sua importância, sem preconceito.

Gerações diferentes, tecnologias diferentes, empresas e uma macroeconomia diferente. A questão não é idade é cultura. Profissionais de gestão mais antigos que não são da geração Atari e Windows ainda enxergam grande parte da TI – tecnologia da informação, segurança da informação e continuidade de negócios como CUSTO. Alguns não entendem, outros não querem entender, e outros se fazem de surdos.

Na mesma época que aqui no Brasil cinto de segurança não era obrigatório, 1988, nascia o DRI – Disaster Recovery Institute International nos EUA (www.drii.org) e o BCI – Business Continuity Institute no Reino Unido não é tão velho assim.

A questão realmente é pouco difundida no Brasil. Na década de 1980 à 1990 carro seguro era carro que tinha a lataria forte para aguentar pancadas. (É surreal isso!)

Hoje não se vive ou se mantém uma empresa sem pensar e investir nestas proteções. Note nosso governo e a falta de governança em riscos dele. É o reflexo clássico desse pensamento cultural brasileiro.

Somos reativos e não preventivos. Isto é cultura no Brasil.

Gerenciar riscos é estar preparado. Como? Definindo a responsabilidade da administração, implantando o processo na empresa de forma séria, medindo, melhorando, capacitando todos os funcionários.

Segue um pequeno vídeo interessante sobre continuidade de negócios para ajudar a entender:

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Jeferson D’Addario é sócio fundador da DARYUS Consultoria, consultor sênior há mais de 15 anos em TI, Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *