Telemar e VoIP: Skype pode, telefone IP não

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Circulou em sites de notícias a suposta proibição da Telemar para serviços de telefonia IP (VoIP) dos clientes. Usuários do Velox, serviço de conexão em banda larga da empresa, não poderiam contratar outras empresas que oferecem mecanismos para usar a internet como telefone.

A diretoria da Telemar, no Rio de Janeiro, esclarece que a cláusula contratual não é novidade alguma e existe, em contrato, para todos os clientes do Velox desde o primeiro semestre do ano passado.

Em nota divulgada pela assessoria, a direção explica que “o Velox, por ser um serviço de transmissão de dados em regime privado, lhe permite estabelecer cláusulas nos contratos com seus clientes. Entre as cláusulas está a proibição do uso do VoIP via Velox, uma vez que o serviço ainda não está regulamentado no País”.

A medida não inclui o uso de softwares de telefonia IP, como Skype, MSN Messenger, Yahoo e tantos outros, já que a empresa não tem como bloquear uso de software, apenas de hardware. Ou seja, o usuário não pode é colocar um aparelho telefônico de outra empresa, para usar a rede do Velox e estabelecer chamadas em VoIP.

No contrato de prestação de serviço, cláusula 2.9, pode–se ler “não é permitido o tráfego de voz sobre IP através da utilização do serviço Velox”.

Em tempo: a mudança no contrato possui a bênção da própria Anatel. A agência garante que a proibição não fere a Lei Geral de Telecomunicações, pois, com o Velox na condição de serviço de regime privado, o prestador tem o direito de estabelecer as cláusulas que o convém, sem interferência do órgão regulador. [Webinsider] (com Folha de Pernambuco)

Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

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13 respostas

  1. Eu sou cliente do Virtua ( TV net ) e uso o voip sem problemas, a verdade é: temos poucas concorrência, pois se estivessemos, a telemar não ia jogar para perder. Eu acho melhor cancelar o velox e a assinatura telemar e adotar outras tecnologias de transmissões de dados, ( operadoras de internet )
    aí sim, a telemar não vai ter como interferir.
    Não adiantar reclamar do leite, e estár sempre elogiando a vaca. Se na tua região tem outros meios de internet banda larga dispoinvel, vale a pena migrar. pois a economia vem com o uso do voip. O sistema é pre-pago, não tem assinatura, e o custo é ótimo. E a telemar mete a mão, temos que quebrar a telemar e fazer ela a falar em nossa língua. Até mais.

  2. Estou extremamente isatifesto com a telemar, pois sou usuario de voip a quase dois anos e sempre venho enfretando problemas para usar o voip.A TELEMAR ESTA BOICOTANDO SIM OS VOIP,falo isso por experiencia propria e apos fazer varios testes com outros provedores.SOMENTE A TELEMAR bloqueia os voips,com os outros provedores o voip funcionam perfeitamente.É uma situacao que a ANATEL tinha que interferir pois esta prejudicando muitos usuarios e alem do mais a tecnologia voip é uma realidade nos dias de hj.Como a telemar ainda nao possui serviços da naturaza de voip,logo a Anatel deveria obriga-la a nao boicotar o sinal dos voips.Fico sem saber a quem recorrer uma vez que a ANATEL lava as suas maos eim relacao a essa polemica.Por isso,,quero mostrar minha insatifacao tamanha e irei fazer de tudo para isso mudar…..

  3. bom se o assunto e voip estou aqui.gente nunca as teles dominantes bloqueara o seu acesso ao VOIPING.mais EXISTE TECNOLOGIA QUE GERAM ATRAZOS NA COMUNICAÇAO DE VOZ SOBRE IP.ISSO PODE CONTER O RISCO DO DADOS SEREM BOICOTADOS E PROCESSO DE PERDAS DE PACOTES SER MAIS FREQUENTES IMAGINE ESSA COMPLICAÇAO.FALAR ALOOOOOOO UMMMMMMMM DELAY FORA DO COMUM E CONVERSAÇOES PARTIDAS ISSO E O VOIP PEBEU.AS TELES QUANDO PERCEBEREM O TRAFEGO CAI SIGNIFICAMENTE VAI GERAR ALGORITIMOS DIFERENTES OU MELHOR O JEITO DE NAVEGAR NA INTERNET MUDARAR.E OS VOIP CAIRAM ATE MIGRAR DE TECNOLOGIA DE DADOS AQUI EM PERNAMBUCO A SERIOS PROBLEMAS DE QUEDA DE CONEXÃO DO ADSL EM MAIS DE 98PORCENTO, DA AREA COBERTA. QUEM ENTRA COM VOIP VAI QUEBRA A CARA.O PESSOAL JA RECLAMA DA ASSINATURA +MAIS MENSALIDADE DO ADSL E TRAFEGO DE DADOS MAL GERENCIADO E UM BUM PROBLEMA.VEJA BEM TODOS USUARIOS DEVEM POSSUIR CONSUMO DE TRAFEGO PARA QUE MUITOS BONITINHOS NÃO DEIXE AREDE CONGESTIONADA BAIXANDO 24 HORAS E AFETANDO O SERVIÇO DE DADOS.EIS A RESOLUÇAO.POVO BRASILEIRO DE A VEZ A OUTRAS EMPRESAS PRINCIPALMENTE A OPERADORA A CABO DA SUA CIDADE.PARA OS CONGESTIONAMENTOS.O BRASIL PRECISA MAIS DE OPERADORAS DE INTERNET E NÃO DE TELEFONIA VIU DESCOMPLICOU DIGA TCHAU PARA AS POBRES PROMOÇÃO DIGA TURNO PARA ELAS BLA BLA .

  4. As companhias telefônicas nos roubaram durante muito tempo, com o consentimento da ANATEL, que não serve para nada, pois as telefônicas não a respeitam. Agora, as teles querem continuar nos roubando mas o assinante já não é mais idiota. Nunca elas vão proibir o uso do VOIP, caso contrário ficarão sem assinantes e isso as levará ao buraco. A TELEMAR sabe muito bem quem usa VOIP, mas tem de fingir que não sabe, porque há alternativas na praça, Sempre que peço manutenção para o meu VELOX desligo o ATA, porque eles dizem tremulamente: não damos assistência a quem tem MODEM roteado. Já fui tremendamente sabotado pela TELEMAR, mas estou vencendo-a pelo cansaço.

  5. Essa briga ainda continuará por muito tempo, o problema é o seguinte: o que é voz sobre IP? Nada mais do que pegar a voz, transformar em PACOTES e transmitir para o outro lada, que irá transformar PACOTES em voz de novo. Agora me respondam: como a Telemar vai proibir o tráfego de pacotes na rede dela meus amigos? Ou seja, puro blá blá blá.

  6. Achei um absurdo que li no site webinsider, este sobre tal notícia que fala sobre a proibicão do serviço VoIP pelo serviço Velox. Que absurdo! Cadê nossa liberdade de consumo e do uso dos meios de comunicação comum inseridos na internet? Telefone e MSN, sendo distitos, ultilizam os mesmos meios de comunição! Proibir o uso de telefone via Internet torna essa cláusula absurda e anti-democrática. Nos tempos em que vivemos hoje é indispensável o uso dos meios de comunicação comuns integrados num só meio, a Internet! Vou ler mais sobre isso para procurar saber mais sobre nossos direitos em relação a este. Até mais!

  7. Mas esta afirmação significa que a Telemar mudou os contratos pré-existentes, retroativa e unilateralmente, afinal já existiam usuários de Velox antes da adição desta cláusula…

    –> A diretoria da Telemar, no Rio de Janeiro, esclarece que a cláusula contratual não é novidade alguma e existe, em contrato, para todos os clientes do Velox desde o primeiro semestre do ano passado.

    desde o primeiro semestre do ano passado. ????

    Ao sentir o risco de perder dinheiro, inseriu uma cláusula de proteção, atingindo usuários que já faziam uso do serviço! Como pode mudar um contrato com milhares de usuários, unilateralmente?

  8. Acho um absurdo isso a ANATEL, concordar com essa violação de direitos do consumidor. O consumidor tem o direito de usar a Internet livremente, sem qualquer tipo de bloqueio. Se for assim, já que a ANATEL diz que o Velox se trata de um serviço de regime privado, então sendo assim ela pode também bloquear a navegação de qualquer tipo de serviços, portas enfiem o q travegar através de seus roteadores e equipamentos não é mesmo? Ela então também pode fazer o que bem quiser e bloquear o que quiser não é mesmo? E nós pagamos para sermos condicionados? Cada a liberdade de comunicação de nossa Internet?

    Comentários sobre essa falcatrua e jogo de interessem podem me escrever ou participar do fórum do meu site http://www.teianet.com.br/telextreme ou entre em contato por MSN: mauricio@teianet.com.br

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