Tem como divulgar meu produto nas redes sociais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Recentemente li aqui mesmo no Webinsider um artigo de um web planner que respeito muito, Felipe Morais (Medo de que falem mal de minha marca. O que faço?). O texto mostra que as grandes empresas temem críticas dos consumidores e que por este motivo perdem oportunidades.

Bom! Eu vou me atrever e estender um pouco mais o assunto e sinalizar alguns pontos. Minha intenção é propor uma reflexão e discussão acerca do que está em todos os veículos: redes sociais.

De uns tempos pra cá muitos amigos, colegas de trabalho, colegas de mercado e fornecedores perguntam a minha opinião e pedem dicas sobre como proceder para divulgar e comunicar seus produtos através das redes sociais. As dúvidas são tantas que fica difícil iniciar um papo com tantas perguntas. E tudo piora quando respondo sinceramente: ?Não sei, mas você já está lá!?.

E ao dizer que essas redes não estão somente na internet, mas também nas mesas dos bares, nas escolas, nas faculdades, no cafezinho do trabalho, em casa ou no encontro casual com o vizinho, ai é que ficam mais cheios de dúvidas.

Não tem como ditar soluções para isso, pois a internet tem regras próprias e muitos profissionais não entendem isso. Confundem o papel das redes sociais. Acreditam que através dela irão economizar verba e falar diretamente com seu target.

Creem, também, que irão controlar conteúdo, conquistar audiência e credibilidade, mas este papel é realizado pelas mídias de massa (televisão, rádio, jornal, revistas e etc.). O papel da comunicação em blogs e comunidades, entre outras redes, é entrar na conversa corrente, o que pode ser muito mais relevante ao fazer parte do dia-a-dia das pessoas.

O que eu quero dizer, na verdade, é que eles deveriam, em primeiro lugar, utilizar a rede. Ou seja, ter um perfil próprio em uma comunidade, montar um blog pessoal ou mesmo criar uma conta no Twitter (febre do momento). E não apenas procurar respostas prontas, como se existisse uma receita.

Em um segundo momento, o monitoramento é essencial, pois assim você irá ouvir tudo o que dizem sobre você, sejam opiniões e comentários bons ou ruins. Essas análises podem apoiar você no aculturamento interno – para convencer seus superiores, seus pares ou mesmo o departamento de segurança para conseguir acesso aos sites – além de fornecer a você ótimos feedbacks.

Conte com bons parceiros. Você precisará envolvê-los no seu negócio, pois terão que estar preparados tanto quanto você. Crie, pense nos riscos e se pode suportá-los. Saiba que os erros aconteceram, mas isso é aprendizado, e acertando me conte.

No mais, aquela velha regra do marketing continua valendo. Atenda bem seus clientes e tenha produtos e serviços bons e relevantes. Assim provavelmente seus clientes irão indicar você para outras pessoas de forma positiva. Caso você faça tudo ao contrário, prepare-se, porque vão falar mal de você por aí e você não estará lá para se defender. [Webinsider]

.

<strong>Antonio Mafra</strong> (antonio.mafra@portoseguro.com.br) atua com e-commerce e social media na <strong><a href="http://www.portoseguro.com.br" rel="externo">Porto Seguro</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

20 respostas

  1. Eaew galera beleza, olha ultimamente vi uma ferramenta que achei espectacular, é uma ferramenta pa aa divulgação de arquivos, conteudos, produtos enfim acho que de tudo pelas redes sociais, se chama http://www.pagsocial.com achei muito bacana a iniciativa, para quem não tem renda o suficiente para investir em algo deste porte.

  2. 0la tudo bem gostaria de saber como eu faria a divulgaçao de meus produtos
    tenho uma comercio de gongelados fabrigaçao propria
    salgadinhos diversos doces tortas massas
    salgado para bar lanchonete.tenho minha empresa registrada.nao ternho muito dinheiro para invertirem propaganda

  3. Eu mesmo pensei que as redes sociais produziriam um “milagre” de audiência para o meu Site, pois me venderam essa idèia. Com um pouco de experiência verifiquei que não é nada disso. Elas servem principalmente para solidificar uma marca; funcionam como se fôssem uma vitrine para os seus produtos.

  4. Olá Pessoal!
    Primeiramente gostaria de dizer que achei muito interessante este artigo.
    Tenho uma loja virtual http://www.tudoseg.com.br e como o capital que disponho no momento é pequeno não posso ficar divulgando em meios pagos.
    Hoje já consegui triplicar a quantidade de visitas diárias porém mesmo assim ainda é pequena.
    Gostaria muito de trocar idéias com pessoas que estão na mesma situação que a minha.
    Eu acho bem interessante troca de experiências e não vejo concorrentes como adversários.
    Contatos no e-mail: vendas@tudoseg.com.br.
    Elvis Matta.

  5. Gostei muito desse seu artigo, escreveu muito bem, as redes sociais estão ai, só depende de cada pessoas para se inserir e não é um bicho de sete cabeças……

  6. Olá galera sou eu André, estou criando um fórum chama Fórum Net Brasil, eu gostaria de poder contar com a Ajuda de vocês.
    Pesso que pelo menos deem uma olhada la, e quem puder reenvia esse email para mais alguns amigos.
    O Fórum é novo mais, é bem legal, tem um conteudo bom e um designer agradavel.
    Então é isso Galera, se você esta procurando por:
    * Novidades no mundo dos Softwares, Hardwares e novas tecnologias.
    * Downloads de diversos programas.
    * Downloads de séries,filmes e temporadas Completas.
    * Informações sobre HTML,PHP , querendo criar um site usando conteudos e ferramentas FREE.
    * Seriais,Cracks e Códigos de Licenças.
    Você vai encontrar no Fórum Net Brasil, e caso você não encontre o que estava procurando, bastar postar uma mensagem fazendo seu pedido que nos encontraremos para você.
    O endereço é facio de decorar o Link é http://www.forumnetbrasil.com.br/

    Entendero o link do Fórum Net Brasil é http://www.forumnetbrasil.com.br/

    Bom é isso ai galera conto com a ajuda de você para a expansão do Fórum Vlw !

  7. mustatus

    -= informaÇÕes do servidor =-

    nome do servidor: mustatus
    versão: 1.02c
    max players online: 100
    online: 24/7 – não dedicado mais com uplink de 10 mbs
    site:http://[content suppressed]

    -= configuraÇÕes =-

    exp free: 700xp
    drop: 100%
    mobs hp: 15% mais fracos
    reset free: lvl 400
    reset vip silver vip: lvl 350
    reset vip gold vip: lvl 300
    bless bug: on
    lvl para criar uma guild: 250
    lvl para criar o magic gladiator: 220
    max level dos itens: +13 + 28 + 220 def etc..
    resete acumulativo

    -= joias vendendo =-

    bless: não
    soul: sim
    life: não
    creation: não

    -= porcentagem das joias =-

    bless: 100%
    soul: 30%
    soul + luck: 100%
    life: 80%

    -= informaÇÕes ao player =-

    cadastrando-se ganha 3 dias vip e criando qualquer personagem ganha-se
    3.500 pontos para adicionar – 1 kk de zen

    Começa 5 resetes ganhando 3 dias vip Silver resetando lvl:350

    Grato:GM_Loser

  8. TurismoRapido LTDA – Natal/RN
    Depoimento

    Já tem três mêses, estou trabalhando numa empresa de publicidade e fabricação de totens, ou terminais de auto-atendimento. Como muita gente sabe, um terminal de auto-atendimento conta com as novas tecnologias, que já nem são tão novas assim em termos de sociedade da informação e a velocidade das mudanças que se processam. Isto torna difícil uma maior visibilidade da empresa em si e do produto oferecido aos potenciais aquisitores. Mas estou convicto de ser um canal de expressão do negócio, da empresa, seja de qual segmento for. Atraentes, bonitos, ocupam pouco espaço e atraem o público para seu estabelecimento uma vez estando presentes. Existe também a possibilidade de interagir com eles, seja capturando um vídeo armazenado via bluetooth em seu notebook, seja fazendo uma ligação VOIP gratuitamente. Já pelo lado dos empresários, incluir sua marca em um respeitável banco de imagens, vídeo e recursos de localização.

    Existe uma forte tendência de enxergar as comunidades do futuro como ilhas autosuficientes, interconectadas com seus aparelhinhos, enquanto os grandes centros se tornam áreas ecatômbicas de quarentena. Engano. Eu gosto de ir a praia sem medo e de comer o pastel de Dona Josefa (ou sei lá que nome ela tem), que vem com bastante pimenta. Ela está sempre lá em Ponta Negra e quem sabe deve encomendar um terminal – Para estacionar o público lá e tal. Talvez comprem dos pastéis dela na hora que estiverem a consultar o hotel mais próximo. E o que dizer de passar uma tarde no mirante da Praia dos Artistas só na caipirosca. Se alguém quizer pode me consultar sobre o point da área, é só não ir muito longe pra não esgotar minha gasosa.

    Apesar de pequena (empresa incubada no NIT Cefet agora IFET/RN) tem um potencial muito grande de congregar recursos originais no desenvolvimento de novos produtos que vão muito além de simples terminais de consulta multimídia, com mapinhas, vídeos e fotos além da publicidade. Estou a falar de acesso remoto 24h. versões consoantes com tecnologia IP e webservices. Num primeiro momento, e até para maior visibilidade a inclusão de API´s do google trouxe um ganho nas visitações dos sites que produzimos e o telefone pareceu mais congestionado. Mas estou certo mesmo é que o projeto final, o marco de transformação vai ser o Ambiente de Imersão 3D em Web-Service, não como o Google Eath ou Second Life mas um misto de ambos, serviço oferecido e planejado para ser entregue junto com nossos terminais tradicionais. Uma viagem antes da viagem!

    Potencialmente ambiciosa, reconheço que a solução técnica para isso passa por um investimento em pesquisa que poucas corporações hoje podem promover. Em tempos de crise, cujo o nome parece ser Internet crise, é possível que as soluções venham do seio do fogo eletrônico e do turbilhão de mentes que trabalham na e pela consciência de dias melhores para a vida humana no planeta.

    Palavras-chave (Keywords): consciência global, crise econômica, teminais de auto-atendimento, Tecnologia em redes, publicidade.

    Matheus Dutra Milagre
    mdmilagre@gmail.com
    Tecnólogo em Redes (em curso) e Produtor Audiovisual
    Atualmente trabalha como Designer free lance

    Links:

    http://www.turismorapido.com.br/
    O site Guia de turismo de Natal e Pipa.
    TurismoRapido LTDA – Soluções inteligentes.

    http://diariodoilustrador.blog-br.com/
    Meus feitos modestos e mais recentes na forma de blog-portifólio.

  9. Boa noite!
    Primeiro gostaria de agradecer por todos os e-mails e comentários que recebi. Fico feliz que tenham gostado do artigo.

    Pietro,

    Eu não acredito que nas Redes Sociais estejam somente as conclusões sobre as marcas, lá estão dizendo o que realmente pensam e comentando o que está ocorrendo. Mesmo não sendo conclusivo. Concordo contigo quando fala sobre o repúdio as propagandas. Isto acontece por que elas se parecem com aqueles ?merchans? que cortam nossa diversão no meio do nosso programa, ou seja, completamente fora de contexto. Não é por que o Mídia da agência identificou que o público (AB / AS / 30-50) assiste ao tal programa, é que todos irão consumir aquilo da mesma forma, e é este modelo que estão transferindo para a rede.
    Se for algo realmente algo relevante e que faça sentido para a comunidade, tenho certeza que o movimento será a favor.
    Enquanto enxergarmos as Redes Sociais como apenas mais um veículo, estaremos abrindo brechas para que nossos produtos e serviços sejam cada vez mais apedrejados.

  10. Muito bem, Sr. Mafra. Realmente, quem realmente entende de comunicação sabe que nas redes sociais estão conclusões sobre marcas. Mesmo porque, quem está lá não quer ver propaganda, e se visse, estão no ambiente propício para falar mal de tal invasão, não acha?

  11. Mafra,

    Concordo plenamente, mesmo que façamos uma campanha em qualquer veículo que não envolva internet, sem querer, ou pedir para alguém, o tema vai acabar caindo nas mãos das Redes Sociais, onde os próprios internautas irão comentar sobre seu produto, positivamente ou negativamente.

    É isso ai. Parabéns pelo artigo.

    Rafael Bernardes Ribeiro

  12. Olá Mafra

    Gostei muito do seu artigo. Estava ainda na fase de pensar e ver se posso suportar o riscos, mas como disse falam de voce bem ou mal em qq midia.

    Portanto vou em frente … depois te conto.
    abraços

    magui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *