Todos podem ser um Crisdias?

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Durante sua apresentação na edição 2008 do Intercon, Cristiano Dias nos apresentou uma fascinante visão de um mundo onde o verdadeiro capital não é financeiro, mas social. O que o Crisdias fala tem peso. Tem peso porque ele tem capital social, o que só reforça sua tese.

Capital social é “tudo aquilo que o dinheiro não compra” numa relação entre duas ou mais pessoas. Afeto, credibilidade, reputação, pertencimento… tudo isso tem valor, tudo isso transita pra lá e pra cá quando você faz um discurso, quando entra numa comunidade ou manda o link para aquele vídeo da Paris Hilton. E, em termos de capital social, o Crisdias é podre de rico.

Mas a pergunta que me fiz, vendo a bela palestra, foi: será que todo mundo pode ser um Crisdias?

No que depender das leis matemáticas por trás da internet, da sociedade, do mercado financeiro e até do metabolismo celular, não. Mesmo que, subitamente, todos nós nos tornemos simpáticos, sagazes, inteligentes, sortudos, com boa reputação, totalmente ?do bem? e bem relacionados (que é a “carteira de ações” que faz do Crisdias um Carlos Slim do capital social), isso não significa que todos nós nos tornaremos um Crisdias.

A explicação, na verdade, é bastante simples e assustadora: a natureza e nossa sociedade abominam a igualdade. Recorro ao pesquisador Albert-Lászlo Barabási para me socorrer. Em seu livro Linked, de 2003, ele nos revela avanços em nosso entendimento sobre redes complexas.

A internet, a economia, as redes sociais (offline ou online), as rotas aéreas, os ecossistemas e o metabolismo celular são redes complexas. E são redes de um tipo particular, as redes livres de escala: em todas, absolutamente todas, um pequeno número de nós (elementos) possui um número absurdo de elos, Links, relações com um número assombroso de outros nós/elementos. E uma grande maioria possui apenas um punhado de elos, links e relações.

O gráfico que desenha isso é um gráfico de lei de potência. Aquele mesmo que ilustra a cauda longa (Long tail). Soa familiar? É o velho e batido teorema de Pareto. Os 20% de Crisdias acumulam tanto capital social quanto os 80% de Cassanos, Zés da Silva e Joe Does que completam a blogosfera.

Imagine um exemplo bem prático: seu bairro tem três açougues. Um deles tem ótima reputação, a carne é ótima e o açougueiro é gente boa. Os outros dois são uma porcaria e a carne é de procedência duvidosa. Ora, você aceita até pagar mais caro pelo açougue do gente-boa. Agora, se os três açougues são ótimos, com reputação, carnes incríveis e açougueiros seus amigos, você pode comprar em qualquer um. E vai, provavelmente, optar pelo mais barato, ou pelo mais perto de sua casa.

Isto é: quando todo mundo tem muito capital social, a sociedade como um todo é rica, mas individualmente todos são pé-rapados de wuffies, a moeda virtual citada pelo Cris em sua palestra. Capital social é elemento de diferenciação.

Mas será que tudo o que pesa no capital social é regido pela mecânica das redes? Quase tudo. As mesmas teorias que explicam as redes livres de escala mostram que elas são assim porque os links que têm mais, tendem a ganhar mais. Cada vez que o Cris é chamado para um evento, ele ganha capital social (“ih, olha lá aquele blogueiro que deu certo…”).

Na hora de fazer um evento e escolher os blogueiros a chamar, matematicamente, o Cris tem mais chances de ser chamado do que a gente, porque a tendência é a pessoa chamar aquela que já recebeu mais convites. Quanto mais conhecidos ele tem, maior a chance de ele ser apresentado a mais pessoas. Quanto mais trabalhos/negócios legais ele fizer, maior a chance de fazer outros trabalhos/negócios bacanas.

É por isso que os ricos tendem a ficar mais ricos. Os famosos, mais famosos. Os “pegadores”, pegando mais gente.

Então é o fim? Devo parar de blogar? Fugir da internet? Claro que não. Primeiro, porque estatisticamente é difícil, mas longe de impossível, ser um Crisdias. O tal 80/20 de Pareto é mais um exemplo do que uma fórmula matemática precisa, mas vamos lá: nesse raciocínio você teria, mais ou menos, 20% de chance de virar um Crisdias. Nada desprezível. Só não há a menor possibilidade de você, todos os seus amigos e os amigos de seus amigos virarem Crisdias. Só com clonagem.

Segundo, porque o Cris estava certo. Existem mil formas de capital, todas até mais importantes que a mera monetização dos blogs. E terceiro, porque não é preciso ser um Crisdias para ser um blogueiro/ blipeiro/ twitteiro/ qualquercoisazeiro realizado profissionalmente. O que explica isso é outra característica das redes sociais: se você pegar um pedacinho de uma rede livre de escala e “olhar no microscópio”, ela apresentará a mesma estrutura da mãe. Isto é, não importa a escala (se você está olhando 10%, 50% ou 100% dela), ela terá o mesmo desenho: alguns poucos hubs mega-conectados e uma maioria pendurada na rede por alguns fios.

O que isso quer dizer? Muita coisa. A internet não é uma mídia de massa. Não é comunicação de massa, mas o império da massa de comunicadores. Não existe uma Meca na internet para onde todo mundo olhe ao mesmo tempo. Mesmo o Crisdias é um ilustre desconhecido pra muita gente. Isso acontece porque o mundo – não faz mais sentido separar mundos online e offiline, é tudo a mesma coisa – é assim. Um conjunto de zilhões de pequenos, complexos e incríveis mundos.

O movimento dos busólogos (apaixonados pelo estudo dos ônibus urbanos) certamente tem seus Crisdias. Os médicos também. Os analistas de capital de risco, os umbandistas, os fãs de Maria Rita, os punks, os funkeiros, os palmeirenses e os abraçadores de árvores. Existe, até mesmo, o Crisdias dos bebedores de Santo Daime.

Afinal, para cada Carlos Slim tem sempre uns dez Eike Batistas. E, convenhamos, não é nada mau ser um Eike Batista. [Webinsider]

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Roberto Cassano (rcassano no Twitter) é blogueiro e diretor de estratégia da Agência Frog.

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10 respostas

  1. Pois é meus caros, a lei de Pareto é sábia. No mínimo 80% das pessoas que desejam ser um Cris Dias ao invés de seguir uma linha original, são aquelas que não conseguem pertencer aos 20% da blogosfera que se destaca. Todos não podem e nem devem ser um Cris Dias. Sendo cada um, do jeitinho que é, sem tirar nem por, fica mais fácil conseguir estes elos tão almejados. A lei do mundo e da vida em redes, sempre foi gerar destaque de qualidade e contínuo, para quem possui personalidade e conteúdo. A internet só veio para potencializar isso. O texto é fantástico. Parabéns.

  2. Gostei dessa matéria sobre reputação e serve pra qualquer área imaginável. São os tais hackers da vida.

    Ah, o Cris Dias palmeirense acho que é o Erick do Maglia Verde. O cara é especializado em camisas do verdão de todos os tempos.

  3. Pôxa! Gostaria realmente de ter ido no Intercon. Infelizmente não deu.

    Concordo em partes com o Monthiel.
    Na verdade é bem o que o Crisdias fala. Você tem que saber administrar e multiplicar seus wuffies. Vai chegar uma hora que a panelinha não vai aguentar a pressão, ou na verdade, seus frutos serão colhidos naturalmente, provenientes de um bom relacionamento na web – e fora dela.

    Pra isso precisamos estar sempre antenados e em busca de conhecimento e referências, onde quer que seja.

  4. Será que o objetivo é ser um Cris Dias?

    Há o conceito de segmentação de mercado, esse conceito também pode ser aplicado na trajetória de se tornar um cara reconhecido. Ou seja, comece micro, com seus amigos, amigos dos amigos, amigos afinados na mesma frequencia que você.

    A economia da segmentação nos livra da frustrante tarefa de alcançar alguém que é pioneiro na web e que dificilmente será alcançado.

    Não se trata disso. Eu também assisti a palestra e vi nela diversas possibilidades de aplicações práticas de diversos e importantes conceitos.

    Não sei se a analogia cabe aqui, porém, como na música, só se dá bem quem chega com novidades e personalidade.

    No mais, parabéns pelo texto!

  5. Nossa que show de texto hein!

    Acho que você tem razão. Mas na verdade, sinceramente, penso numa panelinha dos grandes blogueiros. Não aquela panelinha do tipo: Ah, ninguém mais entra… Mas aquela do tipo: Ah, é um blogueiro iniciante, então foda-se….

    Todos nós, blogueiros ou não, temos a chance de ser um CrisDias. Para isso só precisa qualidade em seus posts, ter conteúdo, ser inteligente e um bom comunidador. No entanto, é difícil achar todas essas qualidades num ser, devido a isso, não haverá muitos CrisDias por ai…

    Forte abraço,
    Monthiel

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