Trabalhar com marketing digital: o início

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nunca é tarde para iniciar no marketing digitalVocê estudou bastante e descobriu que este é o momento certo para investir em marketing digital.

Ótimo! Isso significa que você entendeu que o comportamento do consumidor mudou e que o retorno das antigas táticas de marketing não é mais o mesmo.

Iniciar o trabalho com marketing digital ajudará a conquistar mais leads, com um custo menor em cada um deles. Mas você já sabe disso, certo? Vamos então ao que você não sabe.

É preciso montar uma boa estratégia para ver os resultados aparecerem. Afinal, não se trata de simplesmente fazer posts em blogs e enviar campanhas de e-mail marketing.

Para que você entenda o que é preciso para iniciar uma boa estratégia de marketing digital, separamos aqui algumas dicas para você criar um plano completo e colocá-lo em prática.

1. Defina suas personas

A definição da persona é uma tarefa básica no marketing digital. Entender exatamente quem você deseja atingir com suas estratégias e como eles se comunicam ajudará a criar mensagens que ressoem verdadeiramente em seu cliente ideal.

E é isso o que a persona é: uma representação ficcional do seu cliente ideal. Por exemplo, na RD, bem como provavelmente dentro do seu mercado, nós possuímos vários tipos de compradores.

Nós entendemos que os clientes em cada um desses papéis possuem diferentes interesses, prioridades e objetivos. Por isso, dedicamos um tempo em definir e entender quais são as características de cada um deles, ou seja, cada uma de nossas personas.

Fazemos isso para que nossa criação de conteúdo esteja focada em tópicos que irão gerar valor para as pessoas certas.

2. Construa seus canais de comunicação

Você imergiu na rotina das suas personas e entendeu o que as motiva e onde elas buscam informação. Agora, é preciso construir sua fundação. Ou seja, criar ou otimizar seus canais de acordo com o que você descobriu.

Veja abaixo os principais:

  • Site: se você não tem um site, está na hora de criar. Se já tem, é importante otimizá-lo para que tenha um design responsivo, que não faça seus clientes lutarem para saber onde está cada informação.
  • Blog: o blog é um canal importantíssimo para atração, relacionamento e fidelização de clientes. Se você ainda não tem um, saiba como criar um blog agora mesmo.
  • Mídias sociais: seu cliente está no Facebook? Então você também deve estar. Ele está no LinkedIn? Então crie uma página lá agora mesmo. Lembre-se: você deve estar onde sua persona estiver.
  • Campanhas de e-mail marketing: o e-mail é um dos melhores canais de relacionamento com leads e clientes. É barato, eficiente e tem alto poder de segmentação.
  • Software de automação de marketing: utilizar um tornará sua rotina muito mais fácil e também irá ajudá-lo a extrair mais oportunidades de vendas.

3. Crie uma lista de palavras-chave

Saber quem são suas personas e onde na web elas estão já é um grande passo, mas não é o suficiente. Agora você precisa saber como elas procuram informações relacionadas aos seus produtos ou serviços.

Saber quais palavras e termos elas usam permitirá criar conteúdos ricos e otimizar suas páginas, usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar ranqueamento nos mecanismos de busca.

O Google Keyword Planner, por exemplo, é uma boa ferramenta para conseguir identificar as palavras-chave mais relevantes para seu negócio, além de mostrar o nível de competição para cada uma delas, bem como o volume de buscas.

4. Produza conteúdo que eduque

O marketing de conteúdo tem um papel muito importante. Ele faz com que a sua persona possa pular de um estágio do funil de vendas para outro.

Pense em um completo estranho procurando por informações na internet. Ele terá dúvidas e problemas que desejará resolver. Se você tem um blog com posts que fornecem as respostas, este estranho encontrará sua página, vai clicar no seu link e ler seu artigo, transformando-se em um novo visitante e, possivelmente, em um lead.

E mais, toda vez que você publica um novo post, está criando uma nova página na web. Isso aumenta consideravelmente suas chances de ser bem ranqueado nos mecanismos de busca e de ter seus textos compartilhados nas redes sociais. E tudo isso gera tráfego para o seu site.

5. Analise os resultados

Você seguiu todos os passos, montou sua estratégia, colocou-a em prática, mas ainda não está vendo seus lucros aumentarem. A verdade é que acertar logo de primeira na sua estratégia de marketing digital pode ser um pouco difícil. Por isso, é preciso definir os KPIs certos para enxergar onde estão os possíveis problemas e saber como melhorá-los.

KPI significa Key Process Indicator, ou seja, são os indicadores chave de desempenho dos seus processos. Utilizar essas métricas proporcionará um acompanhamento melhor do que está sendo feito e os benefícios que essas ações estão trazendo para sua empresa.

Número de visitas únicas, taxa de conversão, retorno sobre o investimento (ROI), custo de aquisição por cliente (CAC) são alguns exemplos do que pode ser medido. O importante é colocar seu plano em prática e ter em mente que acompanhar o desempenho é essencial para melhorar as táticas e converter ainda mais.

André Siqueira é gerente de marketing da Resultados Digitais.

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