O trabalho home office é um sonho de muitos, e isso ainda é um luxo que poucas empresas oferecem. Mas qual ambiente realmente nos permite ser mais produtivo: o escritório em casa ou da empresa?

Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é poder impor seu próprio ritmo. E se você está pensando em trocar seu ambiente de trabalho e adotar o trabalho home office, você não está sozinho!

Várias empresas, principalmente pequenas e médias, estão abraçando os benefícios do trabalho home office. Veja agora como funciona todos os benefícios de trabalhar em casa e como é a remuneração.

Benefícios do trabalho home office

Ao trabalhar em casa, você economiza muitos custos ocultos associados ao trabalho. Estes incluem custos de deslocamento, desgaste do carro, combustível, impostos rodoviários, estacionamento, bem como custos indiretos, como roupas para trabalhar.

E para quem possui filhos, o trabalho home office ajuda a conciliar a carreira com os cuidados que ela exige. Mas não é só isso: veja mais alguns benefícios do trabalho home office.

  1. Flexibilidade

Isso não se relaciona apenas com o tempo, embora a flexibilidade para determinar suas próprias horas de trabalho até certo ponto é o aspecto mais importante disso.

Você também pode determinar o seu ambiente, iluminação, temperatura, configuração, humor; basicamente, trabalhar na estrutura que melhor lhe convier e o se tornar mais feliz e mais produtivo.

  1. Menos distrações

Riscos e distrações de colegas de trabalho, interrupções desnecessárias, reuniões sem importância podem ser evitadas se você estiver na segurança de sua casa e protegido em seu próprio ambiente, assim você bloqueia de possíveis interrupções.

  1. Proximidade ao lar e à família

Para muitos, a proximidade física da família e a conveniência de estar em casa são tremendamente reconfortantes.

Para os pais, pode ser especialmente pacificador saber que eles estão muito perto de seus filhos e estão disponíveis se eles forem necessários por qualquer motivo. Isso também se aplica no caso de cuidados com idosos.

Trabalho home office 3

  1. Menos estresse

O estresse de deslocamento no trânsito na hora do rush em muitas cidades é extremamente estressante e pode deixar pessoas ainda mais descontentes, já que estão exaustos e desgastados antes mesmo de começar seu dia.

Isto se torna ainda mais rotineiro quando o local de trabalho está longe do escritório. Outros tipos de estresses frequentemente citados incluem colegas de trabalho hostis, um ambiente de trabalho barulhento e distrações constantes.

  1. Mais produtividade

Longe dos estresses e distrações do local de trabalho e trabalhando de forma independente em seu próprio ambiente preferido a seu próprio ritmo, os profissionais são muitas vezes muito mais felizes e muito mais produtivos.

  1. Mais saúde

Muitas vezes, com longas viagens de 1 a 3 horas por dia, sempre ao entrar e sair do local de trabalho, as saúdes físicas e mentais são prejudicadas.

Ao trabalhar em casa, o tempo de deslocamento poupado permite ter mais tempo para praticar algum exercício físico, como uma longa caminhada, por exemplo, antes e depois do trabalho ou para frequentar uma academia.

  1. Melhor equilíbrio entre trabalho e vida

O equilíbrio entre o trabalho e a vida, que é a grande aspiração do profissional moderno, é muitas vezes alcançado e sintonizado com a satisfação através de um acordo de trabalho em casa.

Particularmente quando um profissional tem a flexibilidade de trabalhar em casa ou trabalhar no escritório parcialmente, é sempre uma opção mais interessante e bem vista.

Quais são os direitos para o trabalho home office?

Muitas pessoas pensam que a pessoa que trabalha home office, não tem os mesmos direitos que uma pessoa no escritório, por exemplo. Como este trabalho está se tornando cada vez mais comum, regras foram estabelecidas.

Em dezembro de 2011, foi sancionada a Lei 12.551, que dá os mesmos direitos trabalhistas previstos na CLT ao trabalhador remoto. Direitos como pagamento de hora extra, adicional noturno e assistência em caso de acidente de trabalho.

Além disso, também está garantindo todos os direitos previdenciários. Então, é importante lembrar que empresas que desejam adotar o trabalho home office, devem garantir os mesmos direitos previstos na CLT, já que não distinção entre os dois.

Mas empresas podem economizar, já que não há pagamento de vale-transporte, por exemplo e não será necessário adquirir computadores por conta própria.

Também já existem vários meios e programas específicos para controle da jornada de trabalho, basta as duas partes entrarem em acordo sobre os horários e como será a jornada.

Já o salário depende do trabalho em si. O trabalho home office é utilizado em larga escala por pessoas que trabalham por conta própria, como freelancers e empreendedores.

Salários são definidos de acordo com o cargo, mas existem remunerações para todos os tipos, como programadores e secretários remotos.

Como se preparar para o trabalho home office?

Mesmo que você esteja organizado, focado e motivado, há distrações e outros desafios que podem prejudicar a produtividade. Ou, é possível que você trabalhe tanto que você vai queimar e/ou prejudicar seus relacionamentos familiares. Aqui estão algumas dicas para fazer para trabalhar em casa:

1. Ter um lugar de trabalho

A melhor maneira de se concentrar no trabalho é ter um espaço que seja apenas para o trabalho. Enquanto muitos empreendedores bem-sucedidos começaram seus negócios na mesa da cozinha ou no quarto, essas não são as melhores escolhas para a criação do escritório doméstico.

É muito fácil distrair-se com pratos sujos, lavanderia, deitar na cama ou televisão. Idealmente, você quer um espaço de escritório com uma mesa e cadeira.

Se você não consegue ter um espaço próprio para isso, use telas ou outras barreiras para separar o espaço que será somente o escritório. Não só ajudará você a se concentrar e ser produtivo, é também um aspecto crucial para cortar custos de alugar um escritório.

trabalho home office 2

2. Tenha um Plano

Você sabe o que precisa fazer no momento em que você se senta na sua mesa? Surpreendentemente, leva algum tempo se orientar e descobrir o que precisa ser feito.
Ter um plano assegura que você saiba quais tarefas você precisa para completar.

Seja estratégico na configuração do seu plano diário. A produtividade é menos sobre o bom gerenciamento do tempo e mais sobre o foco estratégico.

3. Defina limites

Vizinhos, amigos e familiares muitas vezes não entendem que o trabalho que você faz em casa é tão importante quanto o trabalho que você faz em um escritório.

Como resultado, eles vão pedir que você mande recados, convide você para almoçar e ligar para conversar. Deixe-os saber o seu horário e pedir-lhes para respeitá-lo exatamente como faria se estivesse trabalhando fora da casa.

Agora aproveite sua independência!

Às vezes, trabalhar em casa pode ficar tedioso, e não é até falar com alguém que tem que se deslocar e lidar com colegas difíceis que você tenha lembrado quão feliz você é.

Há muitas boas vantagens em trabalhar em casa, que você deve aproveitar, incluindo celebrar a sua independência, trabalhar no seu espaço ou algum outro lugar interessante, tirar uma soneca no meio do dia ou trabalhar a tempo parcial.

E você, trabalha como home office? Conte sua experiência e quais os desafios você enfrenta trabalhando em casa!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+