tropa-de-elite.jpgTeremos um ótimo teste nos próximos meses. Será o lançamento do filme Tropa de Elite, de José Padilha. Acontece que o filme – dois ou três meses antes do lançamento – já está sendo comercializado por míseros reais em qualquer banquinha de esquina. Isso, sem contar a versão de ótima qualidade que muita gente já baixou nos Torrents da vida.

É inegável que a pirataria causa prejuízo de bilheteria e nas vendas de DVD. O que ninguém sabe quantificar é a força inversa: o impulso que a pirataria pode trazer à bilheteria e à venda de DVDs.

No caso da Tropa de Elite, o filme é realmente muito bom e o boca-a-boca da pirataria pode ser a melhor divulgação que um filme brasileiro poderia ter. Se isso acontecer, o prejuízo da pirataria seria – na verdade – o melhor investimento em marketing. Por isso digo que teremos um bom teste nos próximos meses.

O que também não dá pra estimar, porque não existe nenhuma pesquisa séria a respeito, é saber o quanto deste público que está vendo a versão pirata já seriam ?não consumidores?, ou seja, pessoas que não consumiriam o produto do jeito tradicional independente do filme ter vazado ou não.

A falta de opções legais tornou muitos consumidores em consumidores alternativos. Para estes, o prejuízo para o filme Tropa de Elite foi causado não pela pirataria de sua cópia, mas por pertencer a uma indústria que ?forçou? consumidores a buscar alternativas ilegais para ter praticidade, conforto e custo que eles acham que merecem. [Webinsider]

.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+

  1. Cesar Zeppini

    A pirataria, por mais que seja um mercado ilegal, legal muitos artistas ao sucesso. E é o caso desse filme também. Nada melhor do que dar uma amostra grátis (ou quase grátis) para algumas pessoas para que as mesmas se encarreguem do marketing viral.

    Isso aconteceu, por exemplo, com a dupla sertaneja Bruno & Marrone.. os mesmos só síram do anonimato depois de terem vendidos milhares de cópias PIRATAS do seu cd acústico.

    Fazer o que. Se a pirataria já existe e está quase impossível de combatê-la, o único jeito é tentar aproveitar o melhor dela. Não digo que se deva comprar discos piratas, mas também não se deve negar que se não existisse a pirataria, muitos artistas teriam ficado no anonimato (ou muitas pessoas deixariam de ver esse filme, por exemplo), simplesmente pela falta de divulgação. Mas com a pirataria, muitas outras pessoas ficam conhecendo o produto e isso pode gerar mais lucro.

    É como eu disse.. não defendo a pirataria.. não só por ser um ato ilegal, mas também porque desmerece o artista… MAS, se não pode combatê-la…..

  2. Cava

    É Cezar, mas não é tão simples. Primeiro porque não se trata de uma amostra grátis (o filme esta inteiro na web, mesmo que o Diretor tenha dito que não é a versão final). Segundo porque não é tao simples se unir a pirataria. Precisaria mudar todo o modelo de negócio da indústria. Voce citou uma referencia da industria fonografica, onde os artistas ganham muito mais com shows do que com a venda de CDs, entao a divulgação gratuita do conteudo parece ter mais logica (mesmo sendo outra discussao sem fim). De qq forma, teremos um bom teste no lancamento do Tropa de Elite.

  3. Wellington

    Acho que a maior culpa da pirataria é das gravadoras que teimam em manter um esquema antigo de comércio, fechando os olhos para a tecnologia. Querem vender músicas em CDs. Colocam 2 ou 3 músicas boas e preenchem o restante de um total de 12 músicas com lixo.
    Ouve um pequeno avanço onde você pode escolher as músicas que você deseja e recebe o CD em casa. Mas ainda não é o ideal.
    A pirataria está ligada a praticidade.
    Vejam os ring tones de celulares. Vende barbaridade. Devido a praticidade. Você ouve o som, baixa com alguns cliques e pronto, já é descontado dos seus créditos.
    Com filme deve ser igual. Vejo o trailer na net. Baixo, gravo em um DVD e assisto na sala. É assim que deve ser.

  4. asterix

    Alguem ai jah se perguntou porque a pirataria consegue vender mais barato q a industria? Nao consigo entender como um pirata comprando dvds a 2 reais pra gravar pode concorrer com uma industria comprando a 20cents e fazendo 1milhao de copias….se o preco dos dvds da industria fosse mais barato q os piratas(ateh um pouco mais caros seria aceitavel) nao haveria pirataria…

  5. Thomas

    Os consumidores mudaram, mas ninguem da a mínima pra isso.

    Eu nunca comprei filme em camelô mas só o fato de saber que o mesmo filme que esta no cinema, tb esta disponível em DVD para eu assistir AGORA MESMO e não daqui a 5/6 MESES depois do lançamento ja me deixa muito feliz.

    E tenho certeza que se os filmes fossem para as locadoras ao mesmo tempo que fossem para o cinema, o lucro da pirataria ia reduzir muito.
    Quem iria comprar filme pirata com risco de nem rodar no seu dvdplayer, podendo ir a locadora e alugar sabendo que é garantido de que o DVD será de boa qualidade?

    Tem filmes que vale a pena ver no cinema. Tem gente que ama ir ao cinema. Tem filme que ninguem paga para ver no cinema. Tem gente que não gosta de ver filme nenhum no cinema.
    O gosto por ver filmes no cinema varia muito. Mas parece que as produtoras não querem saber disso.

  6. Ricardo Cavallini

    Asterix, pirataria vende mais barato porque não tem os custos da industria. Nao paga direito autoral, nao paga pesquisa, nao paga desenvolvimento, nao paga divulgacao.

    So paga o produco e copia dos CDs, e o CD é barato.

  7. Wendell Raphael

    Bem que eu estava estranhando todos os camelôs do meu bairro venderem esse VCD. A princípio, pensei que fosse mais uma dessas versões toscas do filme do Caveirão, mas pelo que vi os diálogos e a fotografia até que são interessantes.

    Não, não me interesso nem um pouco pelo filme. Mas o marketing utilizado nele foi ótimo.

  8. Renan Lima

    Bom..
    Eu vi o filme, muito bom.

    Acredito que a indústria brasileira abriu sem querer uma porta para o marketing.

    Vamos esperar este, digamos, teste de marketing, que se der certo, ok, continua alargando o caminho, caso dê errado, não importa, a porta já está aberta e os marketeiros já se tocaram que podem apostar no boca-a-boca.

    Uma idéia ótima é a que o Thomas citou.

    Bom, como dizem, vamos aguardar este teste.

    []s

  9. Augusto Leao

    O PROBLEMA TODO É A IMPUNIDADE.

    CLARO QUE UM FILME PIRATA É MAIS BARATO.
    NAO PAGA IMPOSTO, É DE MÁ QUALIDADE, NÃO PAGA DIREITOS AUTORAIS. É SO COPIAR COM UM CD DE MENOS DE 1R$, E SE O VENDEDOR PIARATA SE ENCOMODAR AINDA FAZ UMA CAPINHA EMPRESA EM IMPRESSORA JATO DE TINTA COM CARTUCHO RECICLADO. MESMO ASSIM NAO JUSTIFICA.

    EU VEJO MUITO PIRATA NA RUA. MAS NUNCA VI UM POLICIAL PRENDENDO NIGUEM, A NAO SER NO J.N. QUANDO ELES QUEREM MOSTRAR Q A POLICIA PRENDEU UM CARREGAMENTO GRANDE Q NAO DEU PRA ESCODER DO PUBLICO E GANHAR PROPINA EM CIMA. NA MINHA JANELA, EM UMA DAS RUAS MAIS MOVIMENTADAS DA REGIAO, TEM UMA BARRAQUINHA PIRATA Q FAZ PLANTÀO NA ESQUINA DE SEGUNDA A DOMINGO, LA VENDE CD, DVD E MUSICAS EM MP3, A POLICIA QUE SEMPRE PASSA NUNCA FEZ NADA E ASSIM NOSSOS VENDEDORES PIRATAS VIVEM EM PAZ É FELIZ COMERCIALIZANDO OS PRODUTOS NO PRECINHO

    AGORA EU QUERO ALGUEM VIR DIZER Q O MOTIVO DA PIARATARIA É O PREÇO.

  10. Cava

    Augusto, o tópico é sobre marketing, não pirataria. Entendo que é muito dificil nao cair neste assunto, já que a pirataria foi o combustivel disso tudo.

    Mas já que voce tocou no assunto. Impunidade é parte do problema, preço é outro. Quase como a historia do ovo e da galinha. Em paises onde a impunidade é muito menor, a pirataria tambem existe. Em paises onde o povo tem mais dinheiro, idem.

    É uma discussao que acredito já deve ter sido comentada em outros textos no webinsider.

  11. Pereira

    Já assisti o filme tropa de elite 02(duas) vezes, mas se resolverem esse impasse de justiça sobre o lançamento do filme, com certeza irrei assistir novamente. minha opinião sobre o piratiamento de filmes é que se ele for ruim, com certeza ninguém irá ao cinema, no entanto se for de boa qualidade como é esse, acredito que só vai aumentar muito a bilheteria. obrigado !

  12. Thiago

    pirataria vende mais barato porque não tem os custos da industria. Nao paga direito autoral, nao paga pesquisa, nao paga desenvolvimento, nao paga divulgacao.

    é sempre a mesma palhaçada…
    me diz como bandas conseguem vender cds com mesma qualidade em bancas de jornais por 10, 15 reais ??

    hj em dia a produção de uma música não é taum cara como antigamente, a tecnologia evoluiu e muito, hj vc pega cds montados em home studios com muita qualidade…

    por favor! cd a 30 reais? é um absurdo…

    sem contar q esse tipo de midia esta mais do q ultrapassado… estamos em outros tempos e a evolução não para, temos q acompanhar a tecnologia e não ficar tentando ignora-la…

  13. Ricardo Cavallini

    Thiago,

    primeiro que vc mistura as bolas, coisas como divulgacao nao tem nenhuma relacao com a qualidade do som das bandas. Tem muita grana de divulgacao em produtos de pessima qualidade. E isso nao é exclusividade da industria fonografica.

    Sugiro que vc envie sua reclamacao para as bandas que vc gosta. Se elas podem vender CDs mais baratos, elas que nao fechem contrato com as gravadoras, ai todo mundo (menos as gravadoras) ficam mais felizes.

    Veja que nao estou defendendo ninguem no texto. Nem a pirataria nem as gravadoras. O texto nao é sobre pirataria, apesar da pirataria ter originado o assunto.

  14. jolembert farias

    não vi o filme, tive curiosidade pois meu filho assistiu, mas prefiro ver qd for lançado no cinema, não vou contribuir com qualquer tipo de criminalidade ou vc esqueceram q pirataria é roubo intelectual é por isso q as coisas estão acontecendo ai, depois esses mauricinhos da classe média ficam reclamando, não sei de q, devem ser os mesmos que acha que normal queimar índio pensando que é medingo, bater em doméstica, confundida com prostituta, como se fisesse diferença, tudo é crime, roubo, agressão e assassinato. estou indignado con esta passividade

  15. Ricardo Cavallini

    mendigo jolembert, mendigo!

    ainda acho que nao é discussao para este artigo, mas enfim, compartilho da sua indignacao, so discordo quando vc coloca no mesmo saco o cara que compra um DVD pirata com um que queima pessoas na rua.

    Eu acho esta visao predatoria para a sociedade. Ao equalizar a copia de um dvd com um crime hediondo como os que vc descreveu fugimos do problema real.

    Tentar amenizar os crimes com aquela historinha todo mundo faz isso é um passo para a impunidade. Se é a mesma coisa, porque punir os assassinos se 90% da populacao copia filmes?

    Outro erro é transformar isso em briga de classes, o crime estrapola as classes e culpar os pobres, a classe media ou os ricos (a tal zelite branca) é outra maneira de tapar o Sol com a peneira e empurrar tudo para debaixo do tapete.

    La fora, o OJ Simpson livrou a cara pq transformaram seu julgamento em uma questao racial. Aqui, cometemos o mesmo erro diariamente.

  16. Rafael Honorato

    jolembert môfio.. seu discurso é uma replica do discurso do nascimento (bope), nao vão conseguir finalizar a pirataria e digo mais nao tenho vergonha de comprar ou assistir a um filme que nao teria a oportunidade nem de te-lo em locadoras ou um amigo proximo que o tenha original.. estamos numa nova era desse tipo de comercialização onde a pirataria sobrepõe a industria fonografica ou audio visual…

  17. Fábio N Sarmento

    Aí esta um assunto que eu adoro.
    Pirataria.

    Desculpe , eu tenho uma opinião petista sobre isso, pra mim tem que liberar mesmo. Cinema tem um preço absurdo! R$18,00 pra vc assistir um filme e pra piorar quando sai o DVD custa R$60,00 se o filme for bom então vai la pra casa do centenário.

    Isso é um assalto !

    Agora ali na 25 de março e no Largo 13 em sto amaro custa R$5,00 e você pode assistir o filme que ta no cinema na SUA CASA! de boa, comendo uma pipoca, só vc e sua namorada e ainda pode rolar uns amassos mais picantes, por que pela lógica vc esta em casa.

    Piada a parte, eu apoio a pirataria por que os preços da musica, cinema e etc estão exorbitante muito longe da realidade brasileira, somos filhos da péssima gestão pestista e pesedebista, e alem disso a piratia fornece muitos empregos para aqueles que não tem acesso a estudos como muitos filhinhos de papai maconheiros ( Tive que falar igual o Matias do filme ).

    Vamos semear a discórdia?
    BOPE: TROPA DE ELITE Reportagem completa + download Filme.
    http://suspensa.info/post/290

    Postei no meu blog é jabá, eu sei, mas vale a pena. 😉

  18. Ricardo Cavallini

    Sarmento, vc pode ate defender que é moralmente ou mercadologicaemnte certo. Tambem pode defender suas ideias em publico. Mas legalmente, o que vc faz neste seu comentario é apologia ao crime.

  19. Fábio N Sarmento

    Cavallini,
    Com certeza, tudo que você disse é real.
    É apologia mas existem os dois lados da moeda. o lado que judicialmente é proíbido e lado do cidadão que acorda de manhã sem ter oque comer.

    Esse discurso é petista, mas cai muito bem. Realmente estariamos denegrindo as empresas de audio e vídeo praticando a venda. Hoje eu acredito que a justiça não deveria perder seus cabelos atras dessas coisas, eles deveriam pensar na barriga do pobre embaixo do viaduto, esse pensamento de música e video é coisa de Burguês americano com salário minimo de 8 dolares por hora, enquanto aqui no brasil temos escravidão e exploração infantil.

    Vamos parar de olhar pro nosso nariz, se um policial chegar na sua casa tirar seu notebook da mesa e falar Da aqui por em diante vc nao fará mais nada de tecnologia , e ai Mizinfi, oque suncê vai fazê?, é isso que aconteceu aqui em são paulo, limparam, Sto amaro,paulista e sta efigenia. ( Adiantou ? não, agora eles estão mais organizados e tem até rádio escuta e pessoas disfarçadas pra avisar quando os homens chegam. ).

    Nunca vai existir uma solução para à pirataria. isso é praticamente bíblico.

    Pirataria é assunto perigoso…..da aqui pouco já vão falar de MP3 ai a casa cai…

    Abraços…[]s
    PS: Ricardo parabéns pelo artigo.

  20. paula

    O filme tropa de elite traz várias questoes sobre o problema enfrentado nao só nas favelas mas nas cidades.
    Acho que teve todo esse debate por que o fime tocou numa ferida aberta a sociedade brasileira.
    E as vendas piratas tiveram dois lados nessa história toda, o lado bom e o lado ruim, talvez se não tivesse vazado não iria trazer tanta polemica.

  21. paula

    O filme Tropa de elite trouxe tanta polemica por que tocou em uma ferida aberta da sociedade brasileira!!
    Na minha visão a pirataria ate que ajudou na imagem do filme, ela fez tipo que uma propaganda, claro q trouxe o lado ruim mas axo que foi muito mais boa para o filme!!!!!
    Outra questao é 😮 filme pirata é bem mais barato do que o convencional, a maioria da população do Brasil nao vai gastar 50 reais de sua renda por um filme sabendo que ha por 2 reais nos camelos, isso pode ate ser uma visão errada, mas se for comparar a renda de cada cidadão com as necessidades deles a historia ja toma outro lado.