black-friday-segura

Quando você vai andar na rua e fazer compras, geralmente tira a carteira do bolso de trás da calça e passa para o bolso da frente, segura a sua bolsa com firmeza, evita aglomerações, etc. Para cada ambiente temos algumas práticas de segurança que não garantem 100%, mas que minimizam a maioria dos problemas. As dicas abaixo têm como objetivo lhe ajudar a melhorar suas práticas de segurança para compras online.

1. Utilize um navegador web seguro e atualizado

A empresa Qualys disponibiliza gratuitamente a ferramenta browsercheck.com que pode lhe ajudar a atualizar o navegador e plugins, corrigindo falhas de segurança. Aproveite para fazer as atualizações de segurança antes do Black Friday.

2. Tenha certeza de estar acessando o endereço web correto da loja

Evite abrir e navegar em URLs recebidas por e-mail, principalmente se você não conhece ou não assinou o serviço de notícias ou promoções daquela loja.

Algumas URLs podem ser falsas e levar para um site com identidade visual e endereço web parecido com o site original. Caso receba algum e-mail com informação falsa procure a loja e denuncie a fraude.

3. Se você for comprar através de celular ou tablet, algumas lojas disponibilizarão uma versão do aplicativo para mobile

Procure baixar o aplicativo diretamente do site da loja ou utilizar lojas conhecidas de aplicativos para celulares, evitando assim ter uma versão falsa do aplicativo. Verifique também se a versão que você possui esta atualizada para garantir acesso aos últimos recursos e informações dos aplicativos, como preço correto dos produtos.

4. Verifique se o website da loja possui uma conexão segura com o seu navegador

Exemplo: https://www.sitedaloja.com.

Isso evita que informações sensíveis como dados do seu cartão de crédito possam ser roubadas na hora da compra.

Obs.: Para melhorar a velocidade da navegação, tipicamente esta informação não aparece enquanto você esta apenas pesquisando no website, porém quando você entra no carrinho da loja e o site pedir informações de pagamento e pessoais do usuário a informação de conexão segura deve ser exibida no seu navegador.

5. Algumas lojas exibem selos de segurança de auditoria realizada por empresas especializadas

Visite a página do provedor do selo de segurança e tenha certeza que este selo não é falso.

Aproveite as promoções e boas compras! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+

  1. Fábio F

    No Brasil o nome deveria ser Black Fraude, tudo pela metade do dobro… Não são todas evidentemente, mas muitas lojas (inclusive algumas bem conhecidas e tradicionais do comércio online) aumentam o preço pra que a “promoção” seja o preço normal…