Você está preparado para ser um consultor?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

São comuns anúncios de contratação contendo descrições como Contratação do profissional sob regime de Pessoa Jurídica…, Consultor free que emitirá NF… ou profissional será contratado como consultor…. Ao mesmo tempo, existe a crença que consultores ganham mais do que profissionais CLT, o que talvez não seja exatamente verdadeiro.

À primeira vista parece fácil preencher o requisito de ser consultor, ou um autônomo que emite nota fiscal; em tese somente é necessário abrir uma empresa e tudo está resolvido.

Ao ingressar nesse formato de contratação, o profissional normalmente renuncia a todos os benefícios oferecidos pela CLT, aceita uma série de responsabilidades decorrentes da abertura da empresa, assim como seus custos (contador, impostos e despesas), e se dispõe a viver com a adrenalina em alta, uma vez que sua carreira poderá ser pautada pela troca rotineira de empresas.

Alguns ainda terão que se acostumar a trabalhar para duas empresas ao mesmo tempo. Boa parte das contratadoras está empenhada em arrebanhar profissionais para alocação em seus clientes; assim você estará trabalhando e recebendo ordens de uma empresa, quando na verdade possui vínculo com uma outra empresa da qual também recebe ordens.

Com a renúncia de direitos como férias remuneradas, décimo terceiro salário e fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), o profissional deve passar a olhar suas finanças ainda mais atentamente. Despesas com contador e impostos deverão ser previstas, além da necessidade de manter reservas que o sustentem entre o encerramento do projeto atual e o próximo projeto (qualquer semelhança com seguro desemprego não é mera coincidência) ou a título de custeio de férias, por exemplo. Manter e aumentar essas reservas exige do consultor a retirada de uma porcentagem do seu rendimento mensal.

Algumas empresas contratantes oferecem ao consultor alguns tipos de benefícios, como subsídio na alimentação, ajuda de custo no transporte ou desconto em plano de saúde. Alguns subsídios se mostram indispensáveis em certos casos, entretanto não se pode entender que essa é uma prática comum do mercado.

Férias. O assunto que talvez mais atormente o consultor é quando ele está prestes a ser contratado para um projeto de longo prazo e questiona a empresa contratante como serão tratadas suas férias. O consultor ouvirá as mais variadas respostas: “oferecemos uma semana de férias”, ou “não oferecemos férias”, “você deve tratar com seu superior, mas os dias que você não trabalhar serão descontados”, até aquelas do tipo “dependendo do seu desempenho durante o ano, converse com seu superior e tente tirar uma semana sem desconto”. Pensando friamente, você acha realmente que essa empresa está disposta a oferecer férias, quanto mais “remuneradas”?

Diante destes pontos talvez seja uma ilusão pensar que um consultor ganhe mais que um profissional CLT; no máximo ele recebe a mais no mês e de forma fracionada o que os outros receberão em novembro/dezembro, nas férias e quando demitido – se não ganhar menos no final das contas.

Depois de tudo isso, um profissional CLT deve estar pensando que deve ser um inferno viver sob este regime de contratação. Na verdade não é. Assim como existem empresas que não estão preparadas para usar do recurso de consultores, existem aquelas onde os consultores se sentirão em casa e executarão sua função da melhor forma possível. Tudo dependerá das escolhas que o profissional fizer – ele pode simplesmente ignorar todo aquele papo de reserva para imprevistos ou fundo para férias e trabalhar, receber e gastar e no momento que o seu projeto for extinto, simplesmente ter que aceitar qualquer outra colocação pela simples sobrevivência. Ou pode se preparar e planejar, para que tenha como se custear e buscar melhores oportunidades.

Até aqui não abordamos temas muito importantes como as capacitações do profissional para ser interessante ao mercado. Aquele profissional que não estiver organizado e preparado psicologicamente para atuar como consultor pode chegar a um momento em que esse despreparo o incomode a ponto de influenciar mal a simples execução da sua função. Neste caso de nada valeu todo seu estudo e preparo técnico, pois não conseguirá produzir de maneira satisfatória. Prosseguimos em um próximo texto. Até lá. [Webinsider]

<strong>Renato Teixeira</strong> (renato.teixeira@rtcs.com.br) é consultor em desenvolvimento de aplicativos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

33 respostas

  1. Bom dia

    Sou formado em Gestão de Logistica e possuo uma grande experiencia na area, no momento estou desempregado e procurando uma nova oportunidade.
    Quem souber de vagas, favor encaminhar.
    Resido em Campinas.

    Att.
    Jose Roberto

  2. sou carreteiro autonmo tenho 25 anos de estrada entendo tudo de caminhoes e cargas,se vc quer umconsultor que entende tudo na pratica me procure posso fazer baixar seus custos de transportes ok.tenho muito conhencimento na pratica aliado a seus estudos podemos fazer uma dupla muito boa ok.meu id nextel 120*10203 .

  3. Sou formado como enfermeiro À 11 anos, e atuo na área, atualmente faço faculdade de marketing, acabei de ecrever um livro sobre marketing pessoal, e ja venho algum tempo querendo atuar como consultor de marketing, dei entrada no mei e peguei meu cnpj, agora eu quero fazer o modelo de gestão do negócio, mas não sei ainda como e onde devo procurar meus clientes para montar uma carteira de clientes.Também venho procurando onde eu possa fazer um curso de consultoria empresarial para atualizar meus conhecimentos.
    Grato.

  4. estou curso gestao de RH,estou no segundo semestre e tenho o desejo de ser um consultor e montar uma empresa de consultoria,gostaria de saber se eu ja posso trabalhar como consultor cursando o segundo semestre?

  5. Olá tudo bem,eu gostaria de saber qual e´o procedimento para eu ser um consultor logístico,quais são as ferramentas para que eu possa atuar nesse ramo, e montar o meu escritório ,visando que eu sou formado em faculdade no curso de logística.Obrigado

  6. Ola no momento estou desempregada e quero ser uma consultora da mixlar,achei muito interessante o produtos de vcs,aguardon anciosamente o contato de vcs…

  7. PEÇO QUE SE FAÇA A CORREÇAO DO NOME DE MINHA CIDADE POSTEI ERRADAMENTE COMO,ALÇVORADA ,SENDO QUE O CORRETO É ALVORADA DO SUL.
    GRATA

  8. ESTOU CURSANDO GESTÃO FINANCEIRA, E TENHO 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM ROTINAS ADMINISTRATIVAS E FINACEIRAS EM EMPRESAS ONDE TRABALHEI. GOSTARIA DE ATUAR COMO CONSULTOR NA ÁREA, O QUE PRECISO FAZER PARA ME TORNAR UM CONSULTOR?

  9. Estou fazendo minha pos graduação em consultoria, e percenbo o quanto essa profissão nos exige no mercado, pos na negociação vendemos nossa palavra, no entanto temos que nos empenhar para honrar e identificar a verdadeira necessidade que a empresa necessita para tomada de decisão, e só aplicando a consultória com clareza e profissionalismo aumentamos nossa rede de relacionamentos para com empresas,e contribuindo com uma brilhante carreira de consultor.

  10. Gostaria muito de poder ser um consultor mixlar, pois no momento estou desempregado e gostaria de saber, como e se eu posso ser um consultor, eu falo em meu nome mas eu e minha esposa é que tocariamos o negocio, obrigado pela atenção um abraço!!!!! aguardo sua resposta

  11. O MEO NOME E LUZIA RODRIGUES DE LIMA DA SILVA MORO NA RUA JOANA MATILDES DA CONÇEIÃO N/ 215 BAIRO GULTERINA ALENCAR VIDAL AGUA BRANCA PARAIBA.PB TENHO VONTADE DE SER VENDEDOURA DA MIXLAR POS ACHEI MUITO BONITOS OS PRODUTOS PELA TELEVISÃO EU SOU VENDEDOURA DA HERMES MAS SE CONCEGUI A MIXLAR IEREI VENDER

  12. Estou querendo abrir uma empresa de consultoria em fornos de indução de frequencia de rede e media frequencia, fornos abb,inductoterm,combustol.Ñão sei como fazer para começar. Gostaria de umas orientaçoes de como proceder. um grande abraço.

  13. Concluir no ano passado o curso em Gestão de Rh, participei 6 meses da empresa junior da instituição, atuava como consultora mas com o respaldo da universidade na parte burocratica.
    Agora estou trabalhando como gerente de loja,só que eu quero saber se eu tenho que fazer uma faculdade para ter um diploma de consultor,
    o que eu faço para ser um consultor onde eu posso dar nota ser legal no mercado ,pois eu tenho me saido muito bem na área de vendas,só que quero atuar em consultoria de Rh, (treinamento e Seleção)….conto com vcs para dar o primeiro paso.

    Obrigada.
    Suellen

  14. Sou um jovem de 21 anos, formado em matemática e especialista em ensino de matemática. Estou insatisfeito com a educação e quero mudar de profissão. Gosto muito da área financeira e tenho muitas facilidades, por isso, começei a fazer uma especialização em Gestão Financeira. Como as empresas recebem um profissional que não é formado em administração mas é especialista na área financeira? Há empresas que investem em profissionais novos?
    Se alguém tiver respostas ou orientaçãoes que possam me ajudar eu agradeço muito.

  15. Sou graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Negocios Financeiros (MBA) e atualmente estou cursando Ciencias Contabeis e pós-graduando em Direito Municipal. Como fazer para atuar como consultor?

  16. Sou graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Negocios Financeiros (MBA) e atualmente estou cursando Ciencias Contabeis e pós-graduando em Direito Municipal. Como fazer para atuar como consultor?

  17. Eu trabalho no regime CLT, porem estou decidida a ser uma Consultora em RH, pois embora não tenha ferias, 13 sal entre outros, terei horarios flexiveis e poderei dar mais atenção a minha familia. Hoje trabalho em torno de 10 a 11 horas por dia em uma empresa e nem hora extra recebo, são tudo jogado no Banco de horas.
    Por mais dificil que pareça ser, ainda assim acredito que valha a pena!!!!

  18. Boa Noite

    Pessoal !

    Na verdade, se manter no mercado competitivo como o atual, é um DESAFIO para qualquer profissional independente de sua função e de seu regime, dado o alto nivel de qualificação e competencia que o mercado exige.
    Eu por exemplo, já atuo como gestor de RH sem o vinculo de CLT. Para enfrentar esse novo desafio, tive que analisar profundamente a questão sob três aspectos; a tendencia de mercado, visto que a terceirização é um processo irreversivel, o planejamento financeiro e estratégico, pois realmente voce deixa de ter férias remunerada, fgts, 13º salário e demais benefícios, e por fim, um programa de requalificação a que tive de me submeter me especializando em todos os subsistemas de RH, visando meu preparo não somente para o melhor desempenho na atual empresa, como também para enfrentar qualquer situação que possa ocorrer em termos contratuais.

    Forte Abraços

    Valdo Nascimento

  19. Bom dia, pessoal!!!

    Queria saber se tem algum lugar aqui em Fortaleza que oferece o curso para ser consultora em rh, sou psicóloga clínica e hospitalar….conto com vcs….

    Atenciosamente,

    Cristiane

  20. Eu trabalho no ramo de confecção de roupa a mais de vinte anos .
    Agora estou trabalhando como consultor na area de produção ,só que eu queria saber se eu tenho que fazer uma faculdade para ter um diploma de consultor
    o que eu faço para ser um consultor onde eu posso dar nota ser legal no mercado ,pois eu tenho me saido muito bem por onde eu passo todos gostam do meu serviço .se puder me ajudar?

  21. estou cursando, um curso superior de processos gerencias, quero ser consultor na area de compras e controle de estoque, pois ja atuo varios anos nessa area

  22. quero saber como e a atividade de um consultor comercial, que estou querendo mudar de profissão, estou fazendo um concurso para esta profissão, quero saber mais sobre consultor comercial.

  23. A consultoria pode não ter a mesma segurança que um emprego tradicional, com carteira assinada, férias…, mas este é um dos poucos profissionais que irão sobreviver no mercado. A carteira de trabalho está virando extinção e as empresas tercerizam o máximo possível das funções de sua empresa. Ser consultor é um grande desafio, mas é também prazeroso acompanhar nosso crescimento profissional e ver em muitas empresas o resultado de um trabalho bem elaborado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *