Windows XP turbinado com novo Service Pack

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Paulo Rebêlo

A Microsoft deve lançar, daqui a previstos dois meses ou menos, o segundo pacote de atualização – Service Pack 2 – para o Windows XP. Tivemos acesso à versão beta mais recente (RC2 2149) do pacote o qual, segundo a própria empresa, está bem próximo do produto final a ser apresentado aos usuários.

O grande diferencial deste novo Service Pack não é a eterna correção de bugs e furos de segurança, mas a adição de novos recursos ao Windows.

O principal trunfo é a segurança. Aliás, como sempre. Com as manifestações cada vez mais pertinentes de usuários e especialistas em relação à [falta de] segurança nos produtos Microsoft, não é difícil deduzir o motivo da preocupação, recorrente há de se realçar, sobre os furos do sistema.

Mas, justiça seja feita: o novo pacote de serviços, mesmo ainda em versão beta, melhora bastante o sistema operacional como um todo. Inclusive em performance.

Foram adicionadas melhores proteções de memória, uma nova versão do Internet Explorer e recursos extras para conter vírus e ataques no Outlook Express.

O diferencial, contudo, está no firewall do XP. Todo usuário que se preze deve usar um firewall para conectar à internet, a fim de se proteger de ataques hackers e de muitos códigos maliciosos facilmente abertos na web e que atrapalham bastante a paciência, quando não danificam arquivos ou abrem o computador para terceiros.

No caso do Windows XP, há um firewall embutido no sistema, porém pouco personalizável, sem recursos extras e sem avisar direito o que faz. Agora, com o Service Pack, a Microsoft deu uma verdadeira guaribada no firewall, agregando recursos extras e opções de personalização. Vai ficar difícil para a concorrência.

A pedido de todos, o novo Internet Explorer traz de relevante um bloqueador de popup. Janelas popup são aquelas telas que pulam na frente do monitor quando você abre um site, sem solicitar. Geralmente, com propagandas.

Há vários programinhas na internet para bloquear os popups, inclusive um feito pela equipe do Google. Por incrível que pareça, o bloqueador embutido neste novo Internet Explorer conseguiu ser mais “inteligente” do que os produtos concorrentes. Uma grande pedida.

Para administradores de redes e usuários mais avançados, o Service Pack traz ainda um novo Centro de Segurança (Security Center) que monitora os recursos de segurança do sistema, como as configurações do firewall.

O mais bacana é que o Centro pode monitorar as atualizações do seu programa antivírus, para avisar se estão atrasadas ou não. Durante nossos testes, o Symantec Corporate Antivirus 9.0 não foi identificado, mas a idéia é que, até a versão final do produto, quase todos os programas antivírus disponíveis no mercado sejam identificados pelo Centro de Segurança.

Há o fator privacidade, é claro. Cabe ao usuário optar entre manter o Windows monitorando a segurança do sistema ou tentar realizar a tarefa sozinho. O que já é de bom agrado, visto que, diferentemente de produtos e recursos lançados pela Microsoft no passado, agora você pode desativar as novidades e os monitoramentos. [Webinsider]

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *